sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Atividades para desenvolver leitura e escrita




01. Há palavras idênticas quanto ao som (homônimos homófonos) ou quanto à escrita (homônimos homógrafos) Sublinhe a resposta adequada:

 

a) O homem precisa de (_) crítico.

Senso  - Censo

 

b) Um novo (_) da população será iniciado.

Censo  -  Senso

 

c) Tente (_) a fogueira.

Acender – Ascender

 

d) Um rei deve trabalhar para (_) ao trono.

Ascender – Acender

 

e) Eu (_) o frango e tu me ajudas.

Aço    Asso

 

f) Minha mãe é feita de (_).

Aço –  Asso

 

g) A (_) ordinária foi longa.

Seção – Cessão – Sessão

 

h) A outra (_) da loja foi reformada.

Cessão – Seção – Sessão

 

i) A (_) de uma opinião não é uma fraqueza.

Cessão – Seção – Sessão

 

j) Diga para Maria (_) minha camisa.

Cozer – Coser

 

k) Será que ela vai (_) meu almoço?

Coser – Cozer

 

l) Antes do sábado temos a (_).

Sexta – Cesta – Sesta

 

m) Posso levar doces dentro de uma (_).

Sexta – Cesta – Sesta

 

n) Posso descansar durante a (_).

Sexta – Sesta – Cesta

 

o) A (_) do presídio está lotada.

Sela – Cela

 

p) A (_) do cavalo está velha.

Sela - Cela

 

q) O político foi (_) por corrupção.

Caçado – Cassado


r) O lobo foi (_) por bandidos.

Caçado – Cassado

 

02. “Quando começo a ler algo, não gosto do começo”.  As palavras destacadas são iguais na _______________.

03. Uma palavra pode ser idêntica a outra quanto à escrita e à pronúncia, mas significar algo diferente. São os homônimos perfeitos. Marque a opção adequada:

 

a) O (_) da praça é feito de madeira.

Banco – balsa – bando

 

b) O fruto da mangueira é:

Manga – melancia – melão

 

c) O dinheiro pode ficar guardado no (_)

Hospital – curral - banco

 

d) A parte da camisa que cobre o onbro:

Manga – botão - gola

 

04. Parônimos são palavras parecidas, mas com significados divergentes. Complete as frases com:

 

Inflige – cumprimento – ratificar – emigrante – retificar – comprimento – infringe – imigrante.

 

a) O caminhão tem 18 metros de __________________.

b) Seja gentil e faça-me um ______________________.

c) Vou ____________ esse defeito.

d) Ele deve seguir os pais e ______________ sua opinião.

e) O _________________ entra e o _______________ sai.

f) Quem __________ regras __________-se problemas.

 

05. Grife o som mais repetido nos travalínguas:

 

a) Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor português, pinta perfeitamente, portas, paredes e pias, por parco preço, patrão.

 

b) O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar

 

c) Três tigres tristes para três pratos de trigo.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.

 

d) “Que a brisa do Brasil beija e balança”,

Castro Alves, O Navio Negreiro.

 

e) “Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”,

Cruz e Souza,Violões que choram

 

f) “Em horas inda louras, lindas

Clorindas e Belindas, brandas,

Brincam no tempo das berlindas,

As vindas vendo das varandas.

De onde ouvem vir a rir as vindas

Fitam a fio as frias bandas.”

Fernando Pessoa, Saudade dada

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alitera%C3%A7%C3%A3o

30/06/2013, 10:49

 

06. Há palavras que são usadas em seu sentido DENOTATIVO (real), e outras que são usadas em seu sentido CONOTATIVO (figurado): Marque as frases com exemplos de expressões em sentido Denotativo:


(_) Meu pai é meu espelho.

(_) Quebrei o espelho do banheiro.

( _) Você é saudável porque tem um coração bem cuidado.

(_) Para vencer é preciso alcançar o coração do país.

(_) Completou vinte primaveras.

(_) Na primavera os campos florescem.

(_) Estava tudo em de guerra.

(_) Ela estava com os pés inchados.

(_) É órfão de afeto.

(_) Muito cedo ele ficou órfão de pai.

(_) A tempestade já durava muito tempo.

(_) O alpinista conseguiu escalar a montanha.

(_) Ela disse uma montanha de absurdos.

(_) A tempestade já conspirava no ar.

 

Uma história possui um autor e conter um narrador (quem narra a história) e um personagem (quem vive a história) entre outros elementos. Identifique, a seguir:

 

a)  “Ah! Menina tonta,

toda suja de tinta

mal o céu desponta!

(Sentou-se na ponte,

muito desatenta…

E agora se espanta:

Quem é que a ponte pinta

com tanta tinta?…)

A ponte aponta

e se desaponta.

A tontinha tenta

limpar tinta,

ponto por ponto

e pinta por pinta…

Ah! a menina tonta!

Não viu a tinta da ponte!

(Tanta Tinta – Cecília Meireles

http://www.infoescola.com/linguistica/aliteracao/ 30/08/2013, 10:36.

Autor:__________________________

Narrador: _______________________

Personagem: ____________________

............

 

b) Num dia de inverno as formigas estavam secando suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:

- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida!
-Não se lembrou de guardar comida para o inverno?

Falou a cigarra:

-Não tive tempo. Passei o verão todo cantando!

Falaram as formigas:

-Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho.

 

Autor:__________________________

Narrador: _______________________

Personagem: _____________________

07. Um texto pode apresentar linguagem formal (típica de relações entre pessoas sem intimidade ou de segmentos diferentes) ou informal (própria de íntimos ou familiares).

 

História do “F”:

Depois que o sujeito termina a refeição, volta ao garçom.
-Vai querer sobremesa?

-Frutas frescas.

-Tem alguma preferência?

-Figo.
Depois da sobremesa, o garçom:

-O senhor deseja um café?

-Forte e fervido.

Quando o sujeito termina o café:

-E então, como estava o cafezinho?

-Frio, fraco, fedorento, fervido no forno, num filtro furado, com formiguinhas flutuando.

Aí o garçom pensa:

"Vamos ver até onde ele vai".

-Qual é a sua graça?

-Fernando Fagundes Faria Filho.

-De onde o senhor vem?

-Fortaleza.

-O senhor trabalhava lá?

-Fui ferreiro.

-Deixou o serviço?

-Fui forçado.

-Por quê?

-Faltou ferro.

-E o que o senhor fazia?

-Ferrolho, ferraduras, facas... ferragens.

-O senhor torce por algum time?

-Fui flamengo.

-E deixou de ser por quê?

-Fez feio.

-Qual é seu time agora?

-Fluminense.
-O senhor é casado?

-Fui.
-E sua esposa?

-Faleceu.
-De quê?

-Frio e fome.

O garçom perde a calma:

-Escuta aqui, se você falar mais 10 palavras com a letra F pode levantar e ir embora sem pagar a conta!

 -Foi formidável,, figura feliz! Fazendo fiado, facilmente fico freguês fabuloso.

 

a) O texto acima é exemplo de linguagem _____________.

...............................

 

b) (CF 1988) Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

 

b) O texto acima é exemplo de linguagem _____________.

 

Um homem muito rico estava extremamente doente, agonizando. Pediu papel e caneta e escreveu, sem pontuação alguma, as seguintes palavras:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.”

Não resistiu e se foi antes de fazer a pontuação. Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes à herança que interpretavam o texto de maneira diferente porque pontuavam o texto de acordo com seus interesses.

 

08. Associe cada texto a um herdeiro que fez a pontuação para se aproveitar e ganhar a herança:

 

(1) "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

(2) "Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

(3) "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

(4) "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres."

 

(_) A irmã                                      (_) O sobrinho

(_) Os descamisados da cidade      (_) O padeiro

 

09. Quais os sinais de pontuação utilizados no texto anterior?________________________________________

___________________________________________

 

10. A pontuação pode mudar todo o sentido de uma sentença. Diferencie os sentidos de cada frase:

 

a) Não, espere.

    Não espere.

______________________________________________________________________________________________.

 

b) Isso, só ele resolve.

    Isso só, ele resolve.

______________________________________________________________________________________________.

c) Esse, juiz, é corrupto.

    Esse juiz é corrupto.

______________________________________________________________________________________________.

d) Onde você vai passar a semana santa?

    Onde você vai passar a semana, santa?

______________________________________________________________________________________________.

e) Na cidade maravilhosa.

   Na cidade, maravilhosa.

______________________________________________________________________________________________.

 

f) R$ 2,34

   R$ 23,4

______________________________________________________________________________________________.

11. Marque a opção que completa a quadrinha popular com as palavras que rimam, isto é, possuem sons iguais.

 

O Cravo e a Rosa

O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
e a rosa (_)

 

(a) despetalada   (b) triste   (c) suja


O cravo ficou doente.

A rosa foi visitar.

O cravo teve um desmaio.

A rosa pôs-se a (_)

 

(a) vencer    (b) cair     (c) chorar

 

12. Associe pessoas famosas a seus fatos:

(a) Edson Arantes, o Pelé, foi o maior:

(b) Airton Sena foi o maior:

(c) Guga ainda hoje é:

(d) Galvão Bueno sempre fala:

 

(_) corredor de fórmula 1 do Brasil.

(_) “Bem amigos da rede Globo”.

(_) o maior tenista brasileiro.

(_) jogador de futebol de todos os tempos.

 

13. Escreva a resposta de cada adivinha no lugar certo:

 

Chuva – A letra M -  cadeira – Arara – Céu da boca.

 

a) O que é que cai em pé e corre deitado?

_____________________________________.

b) O que é que tem pernas, mas não anda. Tem braço, mas não abraça? _____________________.

c) Qual é o céu que não possui estrelas?

_______________________________________.

d) O que é que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do começo? _________________.

e) É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual. ____________________________.

 

13. Grife o elemento diferente em cada sequência:

 

a) s a l a – m a l a – f a l a – c a l a – v a l a

 

b) gato – tigre – onça – leão – leopardo - barata

 

c) pai – avô – neto – filho – sobrinha

 

d) João – Paulo – Márcia – escola – Gabriela

 

e) m e d o – d e d o – c e d o – l e d o

 

f) tra ba lho   tre co   tri bo   tro co   tu do

 

g) p ã o – c h ão – c ã o – s ã o – n ã o

 

h) meu – minhas – meus – teu – minha

 

14. Sobre a música “Aquarela” de Toquinho:

 

a) Circule as palavras que tenham três sílabas:

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

 

b) Circule as palavras que indicam ação:

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

 

c) Circule a palavra que rima com “papel”:

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

 

d) Circule substantivos que denominam lugares:

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

 

e) Circule a palavra que rima com “piscar”:

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

 

f) Circule as palavras com apenas uma sílaba:

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

g) Circule o sinal de pontuação utilizado:

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

h) Sublinhe o segundo verso (linha):

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

 
h) Circule uma palavra com quatro sílabas:

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

 

i) Circule as palavras que terminm com a letra “S”:

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

 

j) Circule as palavras que começam com a vogal “a”:

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

 

k) Circule dois numerais que surgem nesta estrofe:

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)

 

15. Complete:

a) Quem nasce no Brasil é _________________.

b) Quem defende o gol é o _________________.

c) Quem faz o pão é o ____________________.

d) Quem faz o doce é o ___________________.

 

16. Complete:

a) A lâmpada, a vela e o farol produzem __________.

b) Jesus carregou uma pesada ____________.

c) Uma planta medicinal é o _____________.

d) A maior ave do mundo é o _______________.

 

17. Complete:

a) Alguém ligeiro ou rápido é muito ____________.

b) As pessoas emitem sons que forma sua _________.

 

18. Fala / Vala; Faca / Vaca; Feio / Veio; Fila / Vila. Fim / Vim. O que ocorre quando mudamos a primeira letra destas palavras?

_______________________________________________.

 

 

19. Cada povo tem uma forma de se expressar. Sublinhe as expressões que você sempre utiliza e depois pronunce-as:

 

segurar vela(acompanhar um casal)

magote de gente (multidão)

estar avexado (estar com pressa)

arroxar (apertar)

sentar a mãozada no peduvido (dar um tapa ao ouvido)

tomar umas (beber drinks)

riscar a faca ( brigar ou se preparar para a briga)

amancebar-se (casar)

tirar uma pestana (cochilar)

meter o pé na carreira (correr)

dar cabimento (dar liberdade)

arrudiar (dar a volta)

pedir pinico (desistir)

ariado (desorientado)

ser cagado (ser sortudo)

emburacar em algum lugar (entrar sem avisar)

estar de bode (estar menstruada)

estar liso(estar sem dinheiro)

alisar (perder todo o dinheiro)

estar na bagaceira (estar solteiro, estar solteiro numa festa),

rebolar no mato (jogar fora, jogar no lixo)

dar fé (perceber), lascar-se (ficar na pior)

pastorar (vigiar)

botar pra moer (divertir-se)

 

http://ocearense.blogspot.com.br/ 30/08/2013, 15:27.

 

20. Marque uma opção com palavras paroxítonas, isto é, acentuadas tonicamente na penúltima sílaba:

 

a) príncipe, amico, último, roco,

b) esquetico, tráfego, ônibus, nico.

c) medo, geladeira, casa, menininhas

d) fácil, tranqüilo, útil, piedoso

e) pá, pé, enfrentar, maracujá

 

21. Sublinhe os dígrafos

 

Dígrafos Vocálicos: encontro de duas letras que formam um som vocálico intra-silábico.

 

am:     am pa rar,     cam po,       pam pa

an:      an ti go,         san gue,      an tes

em:     lem brar,       sem pre,     em pa ta do

en:     en con trar,    ten to,         ven to

im:    im por tar,      lim po,       sím bo lo

in:     in di car,         tin gir,        lin do

om:   om bro,          rom bo,       pom pa

on:    on tem,          ton to,         on da

um:  um bi go,       bum bo,      al gum

un:    fun do,          mun do,      ro tun do

 

22. Antes das letras “P” ou “B” é obrigatória a utilização da letra:         (_) M           (_) N.

 

23. A palavra de uma sílaba é monossílaba. A que possui quatro ou mais sílabas é:

(_) dissílaba   (_) trissílaba  (_) polissílaba

 

24. Identifique e escreva nos parênteses o dígrafo de cada conjunto de exemplos:

Dígrafos Consonantais: encontro de duas letras que formam apenas um som dentro de uma sílaba, sendo este um som consonantal.


 


(_): alho, milho

(_): ninho, sonho, venho, banho

(_): chuva, China

(_): carro, barro, birra, burro, arroz

(_): assistir, assunto, assento, isso, assar

(_) (seguidos de e ou i): aquilo, questão, quilo, querido

(_) (seguidos de e ou i) guerra, águia, guilhotina

(_): descer, nascer, ascensão, descendente

(_): nasço, cresça

(_): exceção, excesso

(_): exsurgir, exsudar, exsuar

 

25.Descubra a palavra que completa a parlenda:

 

a) Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no pr__t__.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.

 

b) Pinto p__l__d__
Caiu do telhado,
Perdeu uma perna,
Ficou aleijado

c) A mulher morreu
Lá na rua vinte e quatro,
a mulher matou o gato, com a sola do s__p__t__,
o sapato estremeceu a mulher morreu o culpado não fui eu.


d) Dedo M__nd__nh__
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos

 

e) Chuva ch__ve__
Goteira pingou
Pergunte ao papudo
Se o papo molhou

 

f  )– Cala a boca!
– Cala a b__c__ já morreu
Quem manda em você sou eu!

 

g) Fui à feira
Encontrei uma c__r__j__
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja

 

h) Um elefante incomoda muita gente

Dois elefantes __nc__m__d__m, incomodam muito mais

Três elefantes incomodam, incomodam, incomodam...

Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam...

Cinco elefantes incomodam, incomodam, incomodam...

 

26. Associe as frases às suas explicações devidas:

a) A cidade foi alagada porque o rio transbordou.

b) A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.

c) Deixe um recado se você não me encontrar em casa.

d) Embora tivessem planejado, ocorreram imprevistos.

e) Tudo ocorreu como tinha sido previsto.

f) Sentei-me a fim de que pudesse ouvir melhor.  

g) Quanto menos trabalho menos melhora a minha vida.

h) Sinto-me segura assim que fecho a porta.

i) Ele tem estudado como um obstinado estuda.

 

(_) conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas: conforme, consoante, como, segundo, etc.

(_) consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal.  As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.

(_) finais: exprimem a intenção, o objetivo do que se declara na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque, etc.

(_) proporcionais: expressam idéia de proporcionalidade ao fato referido na oração principal. Cconjunções proporcionais: à medida que, à proporção que, quanto mais... tanto mais, quanto mais...tanto menos...

(_) temporais: demarcam o tempo em que ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal. As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que...

(_) causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.

(_) comparativas: expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc.

(_) concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.

(_) condicionais: expressam de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.


Algumas orações subordinadas adverbiais podem apresentar-se na forma reduzida, com o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio.

 

27. Marque a opção adequada para cada oração destacda:


a) Impedido de entrar, ficou irado.

(_) temporal  (_) causal  (_) proprocional

b) Ministrou duas aulas, mesmo estando doente.

(_) condicional  (_) final  (_) concessiva

c) Não faça o exercício sem reler a proposta.

(_) consecutiva  (_) condicional  (_) comparativa

d) Não podia olhar a foto sem chorar.

(_) final  (_) proporcional  (_) consecutiva

e) Vestiu-se de preto para chamar a minha atenção.

(_) conformativa  (_) final  (_) causal

f) Terminando a leitura, passe-me o texto.

(_) condicional  (_) proprorcional  (_) temporal

 

28. Associe as frases aos seus respectivos pronomes:

a) Este é o caderno (_) folhas estão rasgadas.

b) Emprestei tantos filmes (_) foram solicitados.

c) Ele é um professor a (_) muito devemos.

d) A casa (_) moramos foi reformada.

e) Bons eram os momentos (_) podíamos dormir juntos.

(_) tantos  (_) em que  (_) onde (_) cujas  (_) quem  

 

29. Certas orações podem restringir ou explicar outras. Associe cada frase a sua devida explicação:

 

(a) As mulheres que são mães têm trabalho dobrado.

(b) As mulheres, que são mães, têm trabalho dobrado.

(c) Os homens que não trabalham são muito criticados.

(d) Os homens, que não trabalham, são muito criticados.

(_) Já que os homens não trabalham, eles são criticados.

(_) Apenas aquelas que são mães têm trabalho dobrado.

(_) As mulheres são mães e têm trabalho dobrado.

(_) Aqueles que não trabalham são criticados.

 

30. Diferencie:

a) Esta pobre criança vive de migalhas.

_____________________________________________.

b) Uma criança pobre tem menos chances de sucesso.

_____________________________________________.

c) Esta é uma questão muito simples.

_____________________________________________.

d) Esta é uma simples questão.

_____________________________________________.

 

31. Descubra o estado do sujeito que enuncia:
Assaltante Ce __ __ __nse:
Ei, bixim…Isso é um assalto…
Arriba os braços e num se bula nem faça munganga…
Passa vexado o dinheiro senão eu planto a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora…
Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia…


Assaltante M__ n__iro:
Ô sô, prestenção… Isso é um assartin, uai…
Levanto os braço e fica quetin que esse trem na minha mão tá cheio de bala…
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje…
Vai andando, uai, tá esperando o que, uai.

Assaltante Ga__ch__:
O gurí, ficas atento… Báh, isso é um assalto…
Levantas os braços e te aquieta, tchê!
Não tente nada e tome cuidado que esse facão corta que é uma barbaridade…tchê!
Passa os pilas prá cá!
E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala!

Assaltante C__ri__ca:
Seguiiiinnte, bicho…
Tu ta lascado, isso é um assalto…
Passa a grana e levanta os braços rapa… Não fica de bobeira que eu atiro bem pra cacete…
Vai andando e se olhar pra trás vira presunto…

Assaltante Baiano:
Ô meu rei…(longa pausa)… isso é um assalto…
Levanta os braços, mas não se avexe não…
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado…
Vai passando a grana, bem devagarinho…
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado…
Não esquenta, meu irmãozinho, vou deixar teus documentos na próxima encruzilhada…

Assaltante Paulista:
Ôrra, meu… Isso é um assalto, cara…
Alevanta os braços, meu…
Passa a grana logo, ô meu…
Mais rápido,ô meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pa comprar o ingresso do jogo do Curintia, meu…
Pô, se manda, meu…

Assaltante Candango (Brasília):
Caro povo brasileiro, no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas energia, água, esgoto, gás, passagem de ônibus, iptu, ipva, lincenciamento de veículos, seguro obrigatório, gasolina, álcool, imposto de renda, IPI, ICMS,PIS, COFINS…

 

 

http://www.infoescola.com/portugues/adjetivo-restritivo-e-explicativo/ 30/08/2013, 18:30

http://www.mundoeducacao.com/gramatica/oracao-subordinada-adverbial.htm 30/08/2013, 18:13.

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm, 30/08/2013, 16:45

http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz2dTy62W00 30/08/2013, 16:35.

http://www.infoescola.com/portugues/digrafos/ 30/08/2013, 16:09.

http://www.oqueeoquee.com/trava-lingua/ 30/08/2013, 10:32.

http://www.infoescola.com/portugues/paronimos-e-homonimos/ 30/08/2013, 10:42.

http://www.gargalhando.com/2009/12/18/os-diferentes-tipos-de-assaltantes/ 30/08/2013, 18:52

 

 

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