01.
Há palavras idênticas quanto ao som (homônimos
homófonos) ou quanto à escrita (homônimos
homógrafos) Sublinhe a resposta adequada:
a)
O homem precisa de (_) crítico.
Senso - Censo
b)
Um novo (_) da população será iniciado.
Censo - Senso
c)
Tente (_) a fogueira.
Acender
– Ascender
d)
Um rei deve trabalhar para (_) ao trono.
Ascender
– Acender
e)
Eu (_) o frango e tu me ajudas.
Aço
–
Asso
f)
Minha mãe é feita de (_).
Aço
– Asso
g)
A (_) ordinária foi longa.
Seção
– Cessão – Sessão
h)
A outra (_) da loja foi reformada.
Cessão
– Seção – Sessão
i)
A (_) de uma opinião não é uma fraqueza.
Cessão
– Seção – Sessão
j)
Diga para Maria (_) minha camisa.
Cozer
– Coser
k)
Será que ela vai (_) meu almoço?
Coser
– Cozer
l)
Antes do sábado temos a (_).
Sexta
– Cesta – Sesta
m)
Posso levar doces dentro de uma (_).
Sexta
– Cesta – Sesta
n)
Posso descansar durante a (_).
Sexta
– Sesta – Cesta
o)
A (_) do presídio está lotada.
Sela
– Cela
p)
A (_) do cavalo está velha.
Sela
- Cela
q)
O político foi (_) por corrupção.
Caçado
– Cassado
r) O lobo foi (_) por bandidos.
Caçado
– Cassado
02.
“Quando começo a ler algo,
não gosto do começo”. As palavras destacadas são iguais na
_______________.
03.
Uma palavra pode ser idêntica a outra quanto à escrita e à pronúncia, mas
significar algo diferente. São os homônimos
perfeitos. Marque a opção adequada:
a)
O (_) da praça é feito de madeira.
Banco
– balsa – bando
b)
O fruto da mangueira é:
Manga
– melancia – melão
c)
O dinheiro pode ficar guardado no (_)
Hospital
– curral - banco
d)
A parte da camisa que cobre o onbro:
Manga
– botão - gola
04.
Parônimos são palavras parecidas,
mas com significados divergentes. Complete as frases com:
Inflige – cumprimento – ratificar
– emigrante – retificar – comprimento – infringe – imigrante.
a)
O caminhão tem 18 metros de __________________.
b)
Seja gentil e faça-me um ______________________.
c)
Vou ____________ esse defeito.
d)
Ele deve seguir os pais e ______________ sua opinião.
e)
O _________________ entra e o _______________ sai.
f)
Quem __________ regras __________-se problemas.
05.
Grife o som mais repetido nos travalínguas:
a) Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor
português, pinta perfeitamente, portas, paredes e pias, por parco preço,
patrão.
b) O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a
Rainha, com raiva, resolveu remendar
c) Três tigres tristes para três pratos de trigo.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
d) “Que a brisa do Brasil beija e balança”,
Castro Alves, O Navio Negreiro.
e) “Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”,
Cruz e Souza,Violões que choram
f) “Em horas inda louras, lindas
Clorindas e Belindas, brandas,
Brincam no tempo das berlindas,
As vindas vendo das varandas.
De onde ouvem vir a rir as vindas
Fitam a fio as frias bandas.”
Fernando Pessoa, Saudade dada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alitera%C3%A7%C3%A3o
30/06/2013, 10:49
06. Há palavras que são usadas em seu sentido DENOTATIVO (real), e outras que são usadas em
seu sentido CONOTATIVO (figurado): Marque as frases com exemplos de
expressões em sentido Denotativo:
(_) Meu pai é meu espelho.
(_) Quebrei o espelho do banheiro.
( _) Você é saudável porque tem um coração bem cuidado.
(_) Para vencer é preciso alcançar o coração do país.
(_) Completou vinte primaveras.
(_) Na primavera os campos florescem.
(_) Estava tudo em pé de guerra.
(_) Ela estava com os pés inchados.
(_) É órfão de afeto.
(_) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
(_) A tempestade já durava muito tempo.
(_) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
(_) Ela disse uma montanha de absurdos.
(_) A tempestade já conspirava no ar.
Uma história possui um autor e conter um narrador
(quem narra a história) e um personagem
(quem vive a história) entre outros elementos. Identifique, a seguir:
a) “Ah! Menina tonta,
toda
suja de tinta
mal
o céu desponta!
(Sentou-se
na ponte,
muito
desatenta…
E
agora se espanta:
Quem
é que a ponte pinta
com
tanta tinta?…)
A
ponte aponta
e se
desaponta.
A
tontinha tenta
limpar
tinta,
ponto
por ponto
e
pinta por pinta…
Ah!
a menina tonta!
Não
viu a tinta da ponte!
(Tanta
Tinta – Cecília Meireles
http://www.infoescola.com/linguistica/aliteracao/
30/08/2013, 10:36.
Autor:__________________________
Narrador: _______________________
Personagem: ____________________
............
b) Num dia de inverno as formigas estavam secando suas reservas de
comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente
aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida!
-Não se lembrou de guardar comida para o inverno?
-Não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Não tive tempo. Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando?
E voltaram para o trabalho.
Autor:__________________________
Narrador: _______________________
Personagem: _____________________
07. Um texto pode apresentar linguagem formal (típica de relações entre pessoas sem intimidade
ou de segmentos diferentes) ou informal
(própria de íntimos ou familiares).
História
do “F”:
Depois
que o sujeito termina a refeição, volta ao garçom.
-Vai querer sobremesa?
-Vai querer sobremesa?
-Frutas frescas.
-Tem alguma preferência?
-Figo.
Depois da sobremesa, o garçom:
Depois da sobremesa, o garçom:
-O senhor deseja um café?
-Forte e fervido.
Quando
o sujeito termina o café:
-E então, como estava o cafezinho?
-Frio, fraco, fedorento, fervido no forno, num
filtro furado, com formiguinhas flutuando.
Aí
o garçom pensa:
"Vamos
ver até onde ele vai".
-Qual é a sua graça?
-Fernando Fagundes Faria Filho.
-De onde o senhor vem?
-Fortaleza.
-O senhor trabalhava lá?
-Fui ferreiro.
-Deixou o serviço?
-Fui forçado.
-Por quê?
-Faltou ferro.
-E o que o senhor fazia?
-Ferrolho, ferraduras, facas... ferragens.
-O senhor torce por algum time?
-Fui flamengo.
-E deixou de ser por quê?
-Fez feio.
-Qual é seu time agora?
-Fluminense.
-O senhor é casado?
-O senhor é casado?
-Fui.
-E sua esposa?
-E sua esposa?
-Faleceu.
-De quê?
-De quê?
-Frio e fome.
O
garçom perde a calma:
-Escuta aqui, se você falar mais 10 palavras com a
letra F pode levantar e ir embora sem pagar a conta!
-Foi
formidável,, figura feliz! Fazendo fiado, facilmente fico freguês fabuloso.
a) O texto acima é exemplo de linguagem
_____________.
b) (CF
1988) Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer
natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à
propriedade, nos termos seguintes:
b) O texto acima é exemplo de linguagem
_____________.
Um homem muito rico estava
extremamente doente, agonizando. Pediu papel e caneta e escreveu, sem pontuação
alguma, as seguintes palavras:
“'Deixo meus
bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada
dou aos pobres.”
Não resistiu e se foi antes
de fazer a pontuação. Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro
concorrentes à herança que interpretavam o texto de maneira diferente porque
pontuavam o texto de acordo com seus interesses.
08. Associe cada texto a um
herdeiro que fez a pontuação para se aproveitar e ganhar a herança:
(1) "Deixo meus bens à
minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou
aos pobres."
(2) "Deixo meus bens à
minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou
aos pobres."
(3) "Deixo meus bens à
minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou
aos pobres."
(4) "Deixo meus bens à
minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada!
Dou aos pobres."
(_) A irmã (_) O sobrinho
(_) Os descamisados da cidade (_) O padeiro
09. Quais os sinais de pontuação utilizados no texto
anterior?________________________________________
___________________________________________
10. A pontuação pode mudar todo o sentido de uma
sentença. Diferencie os sentidos de cada frase:
a) Não, espere.
Não espere.
______________________________________________________________________________________________.
b) Isso,
só ele resolve.
Isso só, ele resolve.
______________________________________________________________________________________________.
c) Esse,
juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
______________________________________________________________________________________________.
d) Onde
você vai passar a semana santa?
Onde
você vai passar a semana, santa?
______________________________________________________________________________________________.
e) Na
cidade maravilhosa.
Na cidade, maravilhosa.
______________________________________________________________________________________________.
f) R$ 2,34
R$ 23,4
______________________________________________________________________________________________.
11. Marque a opção que completa a quadrinha popular com as
palavras que rimam, isto é, possuem
sons iguais.
O
Cravo e a Rosa
O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
e a rosa (_)
debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
e a rosa (_)
(a)
despetalada (b) triste (c) suja
O cravo ficou doente.
A rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio.
A rosa pôs-se a (_)
(a)
vencer (b) cair (c)
chorar
12. Associe pessoas famosas a seus fatos:
(a) Edson Arantes, o Pelé, foi o maior:
(b) Airton Sena foi o maior:
(c) Guga ainda hoje é:
(d) Galvão Bueno sempre fala:
(_) corredor de fórmula 1 do Brasil.
(_) “Bem amigos da rede Globo”.
(_) o maior tenista brasileiro.
(_) jogador de futebol de todos os tempos.
13. Escreva a resposta de cada adivinha no lugar
certo:
Chuva – A
letra M - cadeira – Arara – Céu da boca.
a) O que é
que cai em pé e corre deitado?
_____________________________________.
b) O que
é que tem pernas, mas não anda. Tem braço, mas não abraça?
_____________________.
c) Qual é
o céu que não possui estrelas?
_______________________________________.
d) O que
é que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do
começo? _________________.
e) É um
pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
____________________________.
13. Grife
o elemento diferente em cada sequência:
a) s a l
a – m a l a – f a l a – c a l a – v a l a
b) gato –
tigre – onça – leão – leopardo - barata
c) pai –
avô – neto – filho – sobrinha
d) João –
Paulo – Márcia – escola – Gabriela
e) m e d o
– d e d o – c e d o – l e d o
f) tra ba
lho – tre co – tri bo
– tro co – tu do
g) p ã o – c h ão – c ã o – s ã o – n ã o
h) meu – minhas – meus – teu – minha
14. Sobre a música “Aquarela” de Toquinho:
a) Circule as palavras que tenham
três sílabas:
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
b) Circule as palavras que indicam
ação:
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
c) Circule a palavra que rima
com “papel”:
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
d) Circule substantivos que
denominam lugares:
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
e) Circule a palavra que rima
com “piscar”:
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
f) Circule as palavras com
apenas uma sílaba:
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
g) Circule o sinal de
pontuação utilizado:
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
h) Sublinhe o segundo verso
(linha):
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
i) Circule as palavras que
terminm com a letra “S”:
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
j) Circule as palavras que
começam com a vogal “a”:
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
k) Circule dois numerais que
surgem nesta estrofe:
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)
15. Complete:
a) Quem nasce no Brasil é _________________.
b) Quem defende o gol é o _________________.
c) Quem faz o pão é o ____________________.
d) Quem faz o doce é o ___________________.
16. Complete:
a) A lâmpada, a vela e o farol produzem __________.
b) Jesus carregou uma pesada ____________.
c) Uma planta medicinal é o _____________.
d) A maior ave do mundo é o _______________.
17. Complete:
a) Alguém ligeiro ou rápido é muito ____________.
b) As pessoas emitem sons que forma sua _________.
18. Fala / Vala; Faca / Vaca; Feio
/ Veio; Fila / Vila. Fim / Vim. O que ocorre quando mudamos a
primeira letra destas palavras?
_______________________________________________.
19. Cada povo tem uma forma de se expressar.
Sublinhe as expressões que você sempre utiliza e depois pronunce-as:
segurar
vela(acompanhar um casal)
magote
de gente (multidão)
estar
avexado (estar com pressa)
arroxar
(apertar)
sentar
a mãozada no peduvido (dar um tapa ao ouvido)
tomar
umas (beber drinks)
riscar
a faca ( brigar ou se preparar para a briga)
amancebar-se
(casar)
tirar
uma pestana (cochilar)
meter
o pé na carreira (correr)
dar
cabimento (dar liberdade)
arrudiar
(dar a volta)
pedir
pinico (desistir)
ariado
(desorientado)
ser
cagado (ser sortudo)
emburacar
em algum lugar (entrar sem avisar)
estar
de bode (estar menstruada)
estar
liso(estar sem dinheiro)
alisar
(perder todo o dinheiro)
estar
na bagaceira (estar solteiro, estar solteiro numa festa),
rebolar
no mato (jogar fora, jogar no lixo)
dar
fé (perceber), lascar-se (ficar na pior)
pastorar
(vigiar)
botar
pra moer (divertir-se)
http://ocearense.blogspot.com.br/ 30/08/2013,
15:27.
20. Marque uma opção com palavras paroxítonas, isto é, acentuadas
tonicamente na penúltima sílaba:
a) príncipe,
anêmico, último, pároco,
b)
esquemático, tráfego, ônibus, pânico.
c) medo, geladeira, casa, menininhas
d) fácil, tranqüilo, útil, piedoso
e) pá, pé, enfrentar, maracujá
21. Sublinhe os dígrafos
Dígrafos Vocálicos:
encontro de duas letras que formam um som vocálico intra-silábico.
am: am pa rar, cam po, pam pa
an: an ti go, san gue, an tes
em: lem brar,
sem pre, em pa ta do
en: en con trar, ten to, ven to
im: im por tar,
lim po, sím bo lo
in: in di car,
tin gir,
lin do
om: om
bro, rom
bo, pom pa
on: on tem, ton to, on da
um: um bi go, bum bo,
al gum
un: fun do, mun do, ro tun do
22. Antes das letras “P” ou “B” é obrigatória a
utilização da letra: (_) M (_) N.
23. A palavra de uma sílaba é monossílaba. A que possui quatro ou mais sílabas é:
(_) dissílaba
(_) trissílaba (_) polissílaba
24. Identifique e escreva nos parênteses o dígrafo
de cada conjunto de exemplos:
Dígrafos Consonantais: encontro de duas letras
que formam apenas um som dentro de uma
sílaba, sendo este um som consonantal.
(_): alho, milho
(_): ninho, sonho,
venho, banho
(_):
chuva, China
(_):
carro, barro, birra, burro, arroz
(_):
assistir, assunto, assento, isso, assar
(_) (seguidos
de e ou i): aquilo, questão, quilo, querido
(_) (seguidos
de e ou i) guerra, águia, guilhotina
(_):
descer, nascer, ascensão, descendente
(_):
nasço, cresça
(_):
exceção, excesso
(_):
exsurgir, exsudar, exsuar
25.Descubra a
palavra que completa a parlenda:
a) Um, dois, feijão
com arroz.
Três, quatro, feijão no pr__t__.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
Três, quatro, feijão no pr__t__.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
b) Pinto p__l__d__
Caiu do telhado,
Perdeu uma perna,
Ficou aleijado
c) A mulher morreu
Lá na rua vinte e quatro,
a mulher matou o gato, com a sola do s__p__t__,
o sapato estremeceu a mulher morreu o culpado não fui eu.
Caiu do telhado,
Perdeu uma perna,
Ficou aleijado
c) A mulher morreu
Lá na rua vinte e quatro,
a mulher matou o gato, com a sola do s__p__t__,
o sapato estremeceu a mulher morreu o culpado não fui eu.
d) Dedo M__nd__nh__
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos
Seu vizinho,
Maior de todos
Fura-bolos
Cata-piolhos
e) Chuva ch__ve__
Goteira pingou
Pergunte ao papudo
Se o papo molhou
Goteira pingou
Pergunte ao papudo
Se o papo molhou
f )– Cala a boca!
– Cala a b__c__ já morreu
Quem manda em você sou eu!
– Cala a b__c__ já morreu
Quem manda em você sou eu!
g) Fui à feira
Encontrei uma c__r__j__
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja
Encontrei uma c__r__j__
Pisei no rabo dela
Ela me chamou de cara suja
h) Um elefante incomoda muita
gente
Dois elefantes __nc__m__d__m, incomodam muito mais
Três elefantes incomodam,
incomodam, incomodam...
Quatro elefantes incomodam,
incomodam, incomodam...
Cinco elefantes incomodam,
incomodam, incomodam...
26. Associe
as frases às suas explicações devidas:
a) A cidade foi alagada porque o rio transbordou.
b) A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.
c)
Deixe um recado se você não me
encontrar em casa.
d)
Embora tivessem planejado,
ocorreram imprevistos.
e) Tudo ocorreu como tinha sido previsto.
f)
Sentei-me a fim de que pudesse
ouvir melhor.
g) Quanto menos trabalho menos melhora a minha vida.
h) Sinto-me segura assim que fecho a porta.
i) Ele
tem estudado como um obstinado
estuda.
(_) conformativas: indicam conformidade em relação
à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas:
conforme, consoante, como, segundo, etc.
(_) consecutivas: indicam uma conseqüência do fato
referido na oração principal. As
conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de
sorte que, de modo que, etc.
(_) finais: exprimem a intenção, o objetivo do que se declara
na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque,
etc.
(_) proporcionais: expressam idéia de proporcionalidade
ao fato referido na oração principal. Cconjunções proporcionais: à medida que,
à proporção que, quanto mais... tanto mais, quanto mais...tanto menos...
(_) temporais: demarcam o tempo em que ocorreu
o processo expresso pelo verbo da oração principal. As
conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois
que, antes que, desde que...
(_) causais: indicam a causa da ação expressa
na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma
vez que, posto que, etc.
(_) comparativas: expressam uma comparação com um
dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do
que, etc.
(_) concessivas: indicam um fato contrário ao
referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos
que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.
(_) condicionais: expressam de condição com
relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais: se, caso,
desde que, contanto que, sem que, etc.
Algumas orações subordinadas adverbiais podem apresentar-se na forma reduzida, com o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio.
27.
Marque a opção adequada para cada oração destacda:
a) Impedido de entrar, ficou irado.
(_)
temporal (_) causal (_) proprocional
b)
Ministrou duas aulas, mesmo estando
doente.
(_)
condicional (_) final (_) concessiva
c)
Não faça o exercício sem reler a
proposta.
(_)
consecutiva (_) condicional (_) comparativa
d)
Não podia olhar a foto sem chorar.
(_)
final (_) proporcional (_) consecutiva
e)
Vestiu-se de preto para chamar a minha
atenção.
(_)
conformativa (_) final (_) causal
f)
Terminando a leitura, passe-me o
texto.
(_)
condicional (_) proprorcional (_) temporal
28. Associe
as frases aos seus respectivos pronomes:
a) Este é
o caderno (_) folhas estão rasgadas.
b) Emprestei
tantos filmes (_) foram solicitados.
c) Ele é
um professor a (_) muito devemos.
d) A casa
(_) moramos foi reformada.
e) Bons
eram os momentos (_) podíamos dormir juntos.
(_) tantos
(_) em que (_) onde (_) cujas (_) quem
29. Certas
orações podem restringir ou explicar outras. Associe cada frase a sua devida
explicação:
(a) As mulheres que são mães têm trabalho
dobrado.
(b) As mulheres, que são mães, têm trabalho
dobrado.
(c) Os homens que
não trabalham são muito criticados.
(d) Os homens, que
não trabalham, são muito criticados.
(_) Já
que os homens não trabalham, eles são criticados.
(_) Apenas
aquelas que são mães têm trabalho dobrado.
(_) As
mulheres são mães e têm trabalho dobrado.
(_) Aqueles
que não trabalham são criticados.
30.
Diferencie:
a) Esta pobre criança vive de migalhas.
_____________________________________________.
b) Uma criança pobre tem menos chances de
sucesso.
_____________________________________________.
c) Esta é
uma questão muito simples.
_____________________________________________.
d) Esta é
uma simples questão.
_____________________________________________.
31. Descubra
o estado do sujeito que enuncia:
Assaltante Ce __ __ __nse:Ei, bixim…Isso é um assalto…
Arriba os braços e num se bula nem faça munganga…
Passa vexado o dinheiro senão eu planto a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora…
Perdão meu Padim Ciço, mas é que eu tô com uma fome da moléstia…
Assaltante M__ n__iro:
Ô sô, prestenção… Isso é um assartin, uai…
Levanto os braço e fica quetin que esse trem na minha mão tá cheio de bala…
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje…
Vai andando, uai, tá esperando o que, uai.
Ô sô, prestenção… Isso é um assartin, uai…
Levanto os braço e fica quetin que esse trem na minha mão tá cheio de bala…
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje…
Vai andando, uai, tá esperando o que, uai.
Assaltante Ga__ch__:
O gurí, ficas atento… Báh, isso é um assalto…
Levantas os braços e te aquieta, tchê!
Não tente nada e tome cuidado que esse facão corta que é uma barbaridade…tchê!
Passa os pilas prá cá!
E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala!
O gurí, ficas atento… Báh, isso é um assalto…
Levantas os braços e te aquieta, tchê!
Não tente nada e tome cuidado que esse facão corta que é uma barbaridade…tchê!
Passa os pilas prá cá!
E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala!
Assaltante C__ri__ca:
Seguiiiinnte, bicho…
Tu ta lascado, isso é um assalto…
Passa a grana e levanta os braços rapa… Não fica de bobeira que eu atiro bem pra cacete…
Vai andando e se olhar pra trás vira presunto…
Seguiiiinnte, bicho…
Tu ta lascado, isso é um assalto…
Passa a grana e levanta os braços rapa… Não fica de bobeira que eu atiro bem pra cacete…
Vai andando e se olhar pra trás vira presunto…
Assaltante Baiano:
Ô meu rei…(longa pausa)… isso é um assalto…
Levanta os braços, mas não se avexe não…
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado…
Vai passando a grana, bem devagarinho…
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado…
Não esquenta, meu irmãozinho, vou deixar teus documentos na próxima encruzilhada…
Ô meu rei…(longa pausa)… isso é um assalto…
Levanta os braços, mas não se avexe não…
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado…
Vai passando a grana, bem devagarinho…
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado…
Não esquenta, meu irmãozinho, vou deixar teus documentos na próxima encruzilhada…
Assaltante Paulista:
Ôrra, meu… Isso é um assalto, cara…
Alevanta os braços, meu…
Passa a grana logo, ô meu…
Mais rápido,ô meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pa comprar o ingresso do jogo do Curintia, meu…
Pô, se manda, meu…
Ôrra, meu… Isso é um assalto, cara…
Alevanta os braços, meu…
Passa a grana logo, ô meu…
Mais rápido,ô meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pa comprar o ingresso do jogo do Curintia, meu…
Pô, se manda, meu…
Assaltante Candango (Brasília):
Caro povo brasileiro, no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas energia, água, esgoto, gás, passagem de ônibus, iptu, ipva, lincenciamento de veículos, seguro obrigatório, gasolina, álcool, imposto de renda, IPI, ICMS,PIS, COFINS…
Caro povo brasileiro, no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas energia, água, esgoto, gás, passagem de ônibus, iptu, ipva, lincenciamento de veículos, seguro obrigatório, gasolina, álcool, imposto de renda, IPI, ICMS,PIS, COFINS…
http://www.infoescola.com/portugues/adjetivo-restritivo-e-explicativo/
30/08/2013, 18:30
http://www.mundoeducacao.com/gramatica/oracao-subordinada-adverbial.htm
30/08/2013, 18:13.
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm,
30/08/2013, 16:45
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz2dTy62W00
30/08/2013, 16:35.
http://www.infoescola.com/portugues/digrafos/
30/08/2013, 16:09.
http://www.oqueeoquee.com/trava-lingua/ 30/08/2013,
10:32.
http://www.infoescola.com/portugues/paronimos-e-homonimos/
30/08/2013, 10:42.
http://www.gargalhando.com/2009/12/18/os-diferentes-tipos-de-assaltantes/
30/08/2013, 18:52
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