segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Desenvolvimento da linguagem escrita

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Zorzi, J.L. Alterações ortográficas nos transtornos de aprendizagem. In Maluf, M.I. (org.). Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. Rio de Janeiro: Vozes; São Paulo: ABPp, 2006, 144-162.

 

Considerada um dos indicadores da aprendizagem da linguagem escrita, a apreensão do sistema ortográfico impõe um conjunto considerável de desafios:

 

construção da hipótese alfabética,

o domínio espacial da escrita,

a diferenciação do traçado das letras,

o papel da tonicidade,

procedimentos de segmentação da estrutura sonora,

fonema, sílaba, palavra, frase,

a diferenciação entre falar e escrever

a compreensão das relações variadas entre grafemas e fonemas.

 

Os erros de maior ocorrência:

 

às confusões devidas à possibilidade de representações múltiplas,

ao apoio na oralidade,

à omissão ou junção de letras,

às trocas envolvendo a presença ou ausência de sonoridade,

às generalizações,

aos acréscimos ou inversões de letras,

às confusões entre letras parecidas,

 

Dominar a linguagem escrita convencional para alcançar conhecimentos e expressar-se.

 

Erros são hipóteses que as crianças vão, gradativamente, construindo para chegar a conhecimentos mais aprofundados sobre a escrita.

 

A “permanência de erros e a sua dificuldade de superação podem ser consideradas como indicativas de déficits no processo de aprendizagem”

 

Ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos fonológicos como a crase, os sinais de pontuação esclarecedores

 

Características intrínsecas da própria linguagem (elemento convencional e ideológico) escrita em cada fase influenciam nos erros e exigem as quais demandam diferentes habilidades ou conhecimentos.

 

)s “desvios ou distúrbios da ortografia estão caracterizados, na aquisição da escrita, por uma frequência e duração maior de certos tipos de erros nas crianças que ocasionam déficits ou conhecimentos limitados que se refletem em dificuldades ou lentidão acentuada no sentido de gerar e generalizar hipóteses.”

 

Variações em termos de aprendizagem dependem das características do aprendiz, da qualidade do ensino que lhe e do meio social em que vive

 

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