Zorzi, J.L.
Alterações ortográficas nos transtornos de aprendizagem. In Maluf, M.I. (org.).
Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. Rio de
Janeiro: Vozes; São Paulo: ABPp, 2006, 144-162.
Considerada um
dos indicadores da aprendizagem da linguagem escrita, a apreensão do sistema
ortográfico impõe um conjunto considerável de desafios:
construção da
hipótese alfabética,
o domínio
espacial da escrita,
a diferenciação
do traçado das letras,
o papel da
tonicidade,
procedimentos de
segmentação da estrutura sonora,
fonema, sílaba,
palavra, frase,
a diferenciação
entre falar e escrever
a compreensão
das relações variadas entre grafemas e fonemas.
Os erros de
maior ocorrência:
às confusões
devidas à possibilidade de representações múltiplas,
ao apoio na
oralidade,
à omissão ou
junção de letras,
às trocas
envolvendo a presença ou ausência de sonoridade,
às
generalizações,
aos acréscimos
ou inversões de letras,
às confusões
entre letras parecidas,
Dominar a
linguagem escrita convencional para alcançar conhecimentos e expressar-se.
Erros são hipóteses
que as crianças vão, gradativamente, construindo para chegar a conhecimentos
mais aprofundados sobre a escrita.
A “permanência
de erros e a sua dificuldade de superação podem ser consideradas como
indicativas de déficits no processo de aprendizagem”
Ortografia é um
conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia
correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas,
abertas ou fechadas, processos fonológicos como a crase, os sinais de pontuação
esclarecedores
Características
intrínsecas da própria linguagem (elemento convencional e ideológico) escrita em
cada fase influenciam nos erros e exigem as quais demandam diferentes
habilidades ou conhecimentos.
)s “desvios ou
distúrbios da ortografia estão caracterizados, na aquisição da escrita, por uma
frequência e duração maior de certos tipos de erros nas crianças que ocasionam
déficits ou conhecimentos limitados que se refletem em dificuldades ou lentidão
acentuada no sentido de gerar e generalizar hipóteses.”
Variações em
termos de aprendizagem dependem das características do aprendiz, da qualidade
do ensino que lhe e do meio social em que vive
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