Há diversas
possibilidades para transformar a escola em um espaço educador
sustentável. Nesse processo de transformação, é de fundamental
importância a presença de uma Comissão de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida na Escola – a Com-Vida. Você está preparado
para formar a Com-Vida de sua escola? Com a ajuda do manual da
Com-Vida (disponível no
link:http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/com_vida_isbn_final.pdf)
e dos demais professores e gestores da escola, organize uma Oficina
de Futuro, e a partir da construção da Árvore dos Sonhos e do
Jornal Mural, inicie a proposição da Agenda 21 Escolar.
Não se
esqueça de debater sobre as Pedras no Caminho, ou seja, os desafios
que enfrentarão para implantação da Agenda 21 Escolar. Realize os registros da Oficina de Futuro na escola - fotos, ata de reunião, frequência - e do
plano de ação ou Agenda 21 Escolar construída durante a Oficina de
Futuro.
A
Agenda 21 Escolar pode ser simplificada, mas deve conter as 21 metas para tornar sua escola um espaço
educador sustentável:
1 Ação - Significa aquilo que deve ser feito
para alcançar um objeto.
2
Materiais e Custos - É preciso lembrar de todo material e mão de
obra necessários para realizar determinada ação. Cada produto e
serviço tem um custo.
3
Prazo - Até quando cada ação deve ser realizada? Quais os prazos
para realizar cada ação?
4
Responsáveis - Quem faz o quê? É preciso que cada grupo ou pessoa
se responsabilize por uma ou mais ações.
5
Como Avaliar - O grupo escolhe coisas que podem ser avaliadas e que
indiquem se está conseguindo ou não realizar a ação.
6
Divulgação das ações - As ações realizadas podem ser divulgadas
na escola e na comunidade por meio de apresentações, jornais,
murais, programas de rádios comunitários, panfletos, TVs e eventos
como atividades culturais. Fonte: MEC, 2012.
...................
Eco-agenda
21 da escola Egídia Cavalcante Chagas
PLANO
DE AÇÃO
DEFINIÇÃO
A
“Agenda
21”
é resultado da
pactuação de 179 países reunidos durante a
Rio
92,
Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento (CNUMAD)
de
1992 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil,
que sistematiza ações participativas
e sustentáves para um processo de
desenvolvimento capaz
de conjugar
preservação
ambiental, justiça social e melhoria
econômica
da sociedade.
O
espírito da
ECO92 está
baseado no lema:
“pensar
globalmente, agir localmente”.
Já
a agenda
21 escolar é uma ferramenta pedagógica e política a ser integrada
por atividades transdisciplinares.
JUSTIFICATIVA
A Agenda 21
escolar surge como
mecanismo
voltado para a
democracia, a participação e a ação coletiva da sociedade em
prol da harmonia entre desenvolvimento e meio ambiente.
OBJETIVOS
Promover
o sentimento de responsabilidade em relação ao emprego dos recursos
naturais.
Integrar
todos
os atores sociais
no combate ao desperdício dos recursos naturais.
Sensibilizar
da consciência de
todos os segmentos sociais
ao redor do
ambiental local.
Valorizar
a
diversidade cultural
e a história de vida dos sujeitos.
Incentivar
a coleta seletiva e a destinação adequada dos
diversos
resíduos.
Promover
alternativas em prol de agricultura orgânica e/ou familiar.
Expandir
a presença de áreas verdes de uso comum no campo e na cidade.
QUESTÕES
DE TRABALHO
Como
tratamos nosso ambiente?
Quais
problemas ambientais enfrentamos?
Quem
pode contribuir para combater os problemas ambientais?
METODOLOGIA
DE TRABALHO
Realização
de Pré-fórum e Pós-fórum da Agenda Escolar 21.
Pesquisas
para identficação de problemas ambientais;
Discussão
com corpo técnico especializado em questões ambientais, sociais e
econômicas;
Levantamento
de custos e meios de financiamento; das ações do trabalho;
Circuito
de diálogo com agente governamentais e da sociedade civil em geral;
Promoção
de ações de correção, reversão e erradicação de tais
problemas.
RESULTADOS
ESPERADOS
A
escola que atua como um espaço desafiador para seus alunos e
comunidade pode ajudar a afetar as formas de relação entre as
diversas formas de organismos em um meio ambiente de forma
socialmente responsável e ecologicamente sustentável.
A
publicização dos resultados nos veículos de comunicação deve
garantir a ampliação da discussão em torno das questões
eco-ambientais contemporãneas.
REFERÊNCIA
Agenda
21. Disponível em:
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