sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Escola: espaço de reflexão - Modelo de Eco-agenda 21 escolar da pioneira Egídia Cavalcante Chagas


Há diversas possibilidades para transformar a escola em um espaço educador sustentável. Nesse processo de transformação, é de fundamental importância a presença de uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – a Com-Vida. Você está preparado para formar a Com-Vida de sua escola? Com a ajuda do manual da Com-Vida (disponível no link:http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/com_vida_isbn_final.pdf) e dos demais professores e gestores da escola, organize uma Oficina de Futuro, e a partir da construção da Árvore dos Sonhos e do Jornal Mural, inicie a proposição da Agenda 21 Escolar. 
Não se esqueça de debater sobre as Pedras no Caminho, ou seja, os desafios que enfrentarão para implantação da Agenda 21 Escolar. Realize os registros da Oficina de Futuro na escola - fotos, ata de reunião, frequência - e do plano de ação ou Agenda 21 Escolar construída durante a Oficina de Futuro.
A Agenda 21 Escolar pode ser simplificada, mas deve conter as 21 metas para tornar sua escola um espaço educador sustentável: 
1 Ação - Significa aquilo que deve ser feito para alcançar um objeto.
2 Materiais e Custos - É preciso lembrar de todo material e mão de obra necessários para realizar determinada ação. Cada produto e serviço tem um custo.
3 Prazo - Até quando cada ação deve ser realizada? Quais os prazos para realizar cada ação?
4 Responsáveis - Quem faz o quê? É preciso que cada grupo ou pessoa se responsabilize por uma ou mais ações.
5 Como Avaliar - O grupo escolhe coisas que podem ser avaliadas e que indiquem se está conseguindo ou não realizar a ação.
6 Divulgação das ações - As ações realizadas podem ser divulgadas na escola e na comunidade por meio de apresentações, jornais, murais, programas de rádios comunitários, panfletos, TVs e eventos como atividades culturais. Fonte: MEC, 2012.

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Eco-agenda 21 da escola Egídia Cavalcante Chagas


PLANO DE AÇÃO
DEFINIÇÃO
A “Agenda 21” é resultado da pactuação de 179 países reunidos durante a Rio 92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, que sistematiza ações participativas e sustentáves para um processo de desenvolvimento capaz de conjugar preservação ambiental, justiça social e melhoria econômica da sociedade. O espírito da ECO92 está baseado no lema: “pensar globalmente, agir localmente. Já a agenda 21 escolar é uma ferramenta pedagógica e política a ser integrada por atividades transdisciplinares.


JUSTIFICATIVA
A Agenda 21 escolar surge como mecanismo voltado para a democracia, a participação e a ação coletiva da sociedade em prol da harmonia entre desenvolvimento e meio ambiente.


OBJETIVOS
Promover o sentimento de responsabilidade em relação ao emprego dos recursos naturais.
Integrar todos os atores sociais no combate ao desperdício dos recursos naturais.
Sensibilizar da consciência de todos os segmentos sociais ao redor do ambiental local.
Valorizar a diversidade cultural e a história de vida dos sujeitos.
Incentivar a coleta seletiva e a destinação adequada dos diversos resíduos.
Promover alternativas em prol de agricultura orgânica e/ou familiar.
Expandir a presença de áreas verdes de uso comum no campo e na cidade.


QUESTÕES DE TRABALHO
Como tratamos nosso ambiente?
Quais problemas ambientais enfrentamos?
Quem pode contribuir para combater os problemas ambientais?


METODOLOGIA DE TRABALHO
Realização de Pré-fórum e Pós-fórum da Agenda Escolar 21.
Pesquisas para identficação de problemas ambientais;
Discussão com corpo técnico especializado em questões ambientais, sociais e econômicas;
Levantamento de custos e meios de financiamento; das ações do trabalho;
Circuito de diálogo com agente governamentais e da sociedade civil em geral;
Promoção de ações de correção, reversão e erradicação de tais problemas.


RESULTADOS ESPERADOS
A escola que atua como um espaço desafiador para seus alunos e comunidade pode ajudar a afetar as formas de relação entre as diversas formas de organismos em um meio ambiente de forma socialmente responsável e ecologicamente sustentável.
A publicização dos resultados nos veículos de comunicação deve garantir a ampliação da discussão em torno das questões eco-ambientais contemporãneas.


REFERÊNCIA
Agenda 21. Disponível em:










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