segunda-feira, 18 de setembro de 2017

SEDUC - CREDE 10_Escola Egídia Cavalcante Chagas: espaço de reflexão para um meio ambiente melhor conforme uma agenda 21 escolar


1 Ação
Um projeto que aborde o meio ambiente é uma ação política, didática e pedagógica ao transformar as rotinas de um grupo social e histórico com ões concretas e planejadas para um ciclo de discussão, execução e avaliação.
É uma ação política por envolver formação cidadã de sujeitos conscientes, éticos, responsáveis, ativos e críticos para uma sociedade orgânica e ecologicamente responsável. É uma prática didática e pedagógica ao estabelecer e sistematizar atividades educativas de ensino e aprendizagem.


2 Materiais e Custos
Os materiais utilizados para realizar um projeto sobre meio ambiente envolvem:
1000 panfletos coloridos
50 Cartolinas;
10 conjuntos de pincéis;
05 Resmas de papel
02 viagens de ônibus para projetos socio-ambientais de Fortaleza.
3 Prazo
90 dias entre outubro/17 e janeiro/18
4 Responsáveis
Conforme um planejamento específico, as instâncias colegiadas responsáveis por planejar, apoiar e/ou executar e/ou avaliar projetos referentes ao meio-ambientae são o Conselho Escolar, o Grêmio Estudantil, os líderes de sala e agentes jovem.
5 Como Avaliar
A avaliação é uma dimensão orientadora das atividades humanas para a constituição de conhecimento significativo, propositivo consciente à medida que determinadas questões são observadas.
A avaliação é um elemento pedagógico para combater sentimentos apáticos, obscuros ou indisciplinados. Por isso, seu caráter diagnóstico é vital para haver progresso tanto no ensino como na aprendizagem.
As características subjetivas e o ambiente em que os sujeitos envolvidos com o processo de avaliação são marcos para as questões avaliadas e para identificar dificuldades de aprendizagem e de convivência que podem interferir na proposição de práticas harmoniosas entre os seres humanos e seus diversos espaços que formam a diversidade do meio ambiente.


6 Divulgação das ações:
1ª etapa: Formação discente e docente
Deve haver um ciclo de estudo, leitura e escrita de materiais jornalísticos e/ou científicos sobre a preservação do meio ambiente a partir de práticas locais. Cada turma se envolve com um gẽnero textual. As turmas de primeiro ano podem produzir reportagens e/ou entrevistas. As turmas de segundo ano podem redigir sonetos. As turmas de terceiro ano podem produzir dissertações sobre soluções para problemas do meio ambiente.
2ª etapa: Apresentação para a comunidade
Reuniões para publicização devem ser realizadas e os avisos devem estar afixados em murais físicos e virtuais. Cada reunião deve seguir uma pauta e os presentes devem assinar uma lista de frequência.
3ª etapa: Criação do conselho editorial
A comunidade escolar deve ser convidade a compor um conselho consultivo que favoreça a formação de um conselho editorial de um periódico.
4ª etapa: Valorização das práticas ecológicas e ambientais já existentes
  • Reaproveitamento da água de cada ar-condicionado para jardins e limpeza
  • Reaproveitamento de folhas de borrão para o projeto PDDT (fichas), provas para serem analisadas e atividades diversas
  • Produção de uma horta para incremento da merenda escolar e plantio de ervas medicinais para chá;
  • Reutilização de pneus para atividades físicas com os alunos com a parceria da comunidade em geral e de praticantes de Parkour;
  • coleta seletiva de papel, papelão e plásticos cujos recursos são utilizados na escola;
  • Arborização da escola e revitalização do jardim, utilizando a compostagem realizada através da poldas das arvores e a capinagem da escola.
  • Reaproveitamento de material orgânico (derivados do preparo da merenda escolar a ser usado como adubo no plantio da horta escolar).


5ª etapa: Produção e distribuição de material informativo
O material precisa ser revisto e aprovado pelo conselho consultivo e/ou editorial antes de ser produzido e distribuído.






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