1
Ação
Um
projeto
que
aborde o meio ambiente é uma ação política, didática e
pedagógica ao transformar as rotinas de um grupo social e histórico
com ações
concretas
e planejadas para um ciclo de discussão, execução e avaliação.
É
uma
ação política
por envolver
formação cidadã
de
sujeitos
conscientes, éticos,
responsáveis,
ativos
e críticos para
uma sociedade orgânica e ecologicamente responsável.
É
uma prática didática e pedagógica ao estabelecer e sistematizar
atividades
educativas
de
ensino e aprendizagem.
2
Materiais e Custos
Os
materiais utilizados para realizar um projeto sobre meio ambiente
envolvem:
1000
panfletos coloridos
50
Cartolinas;
10
conjuntos de pincéis;
05
Resmas de papel
02
viagens de ônibus para projetos socio-ambientais de Fortaleza.
3
Prazo
90
dias entre outubro/17 e janeiro/18
4
Responsáveis
Conforme
um planejamento específico, as instâncias colegiadas responsáveis
por planejar, apoiar e/ou executar e/ou avaliar projetos referentes
ao meio-ambientae são o Conselho Escolar, o Grêmio Estudantil, os
líderes de sala e agentes jovem.
5
Como Avaliar
A
avaliação é uma dimensão orientadora das atividades humanas para
a constituição de conhecimento significativo, propositivo
consciente à medida que determinadas questões são observadas.
A
avaliação é um elemento pedagógico para combater sentimentos
apáticos, obscuros ou indisciplinados. Por isso, seu caráter
diagnóstico é vital para haver progresso tanto no ensino como na
aprendizagem.
As
características subjetivas e o ambiente em que os sujeitos
envolvidos com o processo de avaliação são marcos para as questões
avaliadas e para identificar dificuldades de aprendizagem e de
convivência que podem interferir na proposição de práticas
harmoniosas entre os seres humanos e seus diversos espaços que
formam a diversidade do meio ambiente.
6
Divulgação das ações:
1ª
etapa: Formação
discente
e docente
Deve
haver um ciclo de estudo, leitura e escrita de materiais
jornalísticos e/ou científicos sobre a preservação do meio
ambiente a partir de práticas locais. Cada turma se envolve com um
gẽnero textual. As turmas de primeiro ano podem produzir
reportagens e/ou entrevistas. As turmas de segundo ano podem redigir
sonetos. As turmas de terceiro ano podem produzir dissertações
sobre soluções para problemas do meio ambiente.
2ª
etapa: Apresentação
para a comunidade
Reuniões
para publicização devem ser realizadas e os avisos devem estar
afixados em murais físicos e virtuais. Cada reunião deve seguir uma
pauta e os presentes devem assinar uma lista de frequência.
3ª
etapa: Criação
do conselho editorial
A
comunidade escolar deve ser convidade a compor um conselho consultivo
que favoreça a formação de um conselho editorial de um periódico.
4ª
etapa: Valorização
das práticas ecológicas e ambientais já existentes
- Reaproveitamento da água de cada ar-condicionado para jardins e limpeza
- Reaproveitamento de folhas de borrão para o projeto PDDT (fichas), provas para serem analisadas e atividades diversas
- Produção de uma horta para incremento da merenda escolar e plantio de ervas medicinais para chá;
- Reutilização de pneus para atividades físicas com os alunos com a parceria da comunidade em geral e de praticantes de Parkour;
- coleta seletiva de papel, papelão e plásticos cujos recursos são utilizados na escola;
- Arborização da escola e revitalização do jardim, utilizando a compostagem realizada através da poldas das arvores e a capinagem da escola.
- Reaproveitamento de material orgânico (derivados do preparo da merenda escolar a ser usado como adubo no plantio da horta escolar).
5ª
etapa: Produção
e distribuição
de
material informativo
O
material precisa ser revisto e aprovado pelo conselho consultivo e/ou
editorial antes de ser produzido e distribuído.
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