sábado, 30 de setembro de 2017

Projeto Político Pedagógico - questões de concurso


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Prof.: Benedito Francisco Alves

alfransbe@yahoo.com.br

 

Autonomia, participação, descentralização, eficiência e economia são marcas que devem orientar as ações administrativas, financeiras, pedagógicas e jurídicas de uma escola.

Há uma crescente importância dos órgãos colegiados responsáveis pela escola.

 

Conforme a Constituição Federal de 1988

 

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

VII - garantia de padrão de qualidade.

VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

 

Conforme a LDB 9.394/1996

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

 

Custeio da escola

Capacitação docente

Sistema de avaliação externa da escola

 

Conforme Malheiro (2005), a existência do PPP está marcada pela interação entre recursos (humanos, financeiros e pedagógicos) por fatores de logísitica e pelo ambiente escolar (interno e externo).

Referências



MALHEIRO, João. Projeoto Político-Pedagógico: utopia ou realidade? http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v13n46/v13n46a05.pdf

beneditoetp.blogspot.com

……

Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta.

·         A. O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar.

·         B. É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola.

·         C. O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública.

·         D. A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula.

·         E. O projeto político-pedagógico resulta da construção individual dos atores da educação escolar.

…………….

Acerca do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação infantil, assinale a opção correta.

·         A. Como a construção do PPP é de responsabilidade dos professores, o processo de elaboração desse documento deve ser coordenado pelos gestores da escola.

·         B. As escolas de educação infantil situadas dentro de um mesmo município podem ter o mesmo PPP, porque os conteúdos nelas ensinados são iguais.

·         C. O PPP é um plano global da escola que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar naquela instituição e, por isso, deve ser construído coletivamente.

·         D. O PPP é um documento que sistematiza de modo definitivo e permanente ações educativas que compõem o planejamento da escola de educação infantil.

·         E. O intuito da construção do PPP é cumprir as regras da burocracia das escolas de educação infantil, com a elaboração de planos e documentos.

………..

 

A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta.

·         A. Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados.

·         B. O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados.

·         C. A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo.

·         D. As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados.

·         E. O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola.

……..

Questão 01 - Prova: IFRN – Concurso Público 2010- Didática

A construção do projeto político-pedagógico da escola exige a definição de princípios,objetivos, estratégias e, acima de tudo, um trabalho coletivo para a sua operacionalização. Numa perspectiva crítica e democrática, o projeto político-pedagógico da escola proporciona:

I - melhoria da organização pedagógica, administrativa e financeira da escola, bem como o estabelecimento de novas relações pessoais e interpessoais na instituição;

II - redimensionamento da prática pedagógica dos professores e formação continuada do quadro docente.

III - planejamento a curto prazo para definir aplicação de medidas emergenciais na escola, de modo a superar certas dificuldades, detectar outras e propor novas ações.

IV - a superação de práticas pedagógicas fragmentadas e a garantia total de um ensino de qualidade.

Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas:

A) I, II e III.

C) I, II e IV.

B) I e IV. 

D) I e II

 

Questão 02 - Prova: Enade 2005 - Pedagogia

A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:

(A) promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.

(B) valorizar o enfoque prescritivo e auto-referenciado do conhecimento.

(C) organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos.

(D) estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades.

(E) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.

 

Questão 03 - Prova: Enade 2008 - Pedagogia

A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola,com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como

(A) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.

(B) desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.

(C) definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.

(D) incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.

(E) implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.

 

Questão 04 - Prova: Enade 2014 - Geografia

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola,indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o ipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola. 

VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L.M.G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1998 (adaptado). 

 

Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações.

I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.

II. A discussão do PPP exige uma reflexão acercada concepção de educação e sua relação coma sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.

III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional. 

 

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III

 

Questão 05 - Prova: Cesgranrio – Manaus – 2004 – Pedagogo

O projeto político-pedagógico de uma escola não é uma formalidade, mas um guia de trabalho para todos os envolvidos na dinâmica institucional. Nesta perspectiva, e,m relação ao projeto, é tarefa da equipe pedagógica:

a) Enviá-lo aos órgãos competentes, após sua elaboração, a fim de regularizar a situação jurídica da escola.

b) Desenvolver processos de acompanhamento e avaliação através de análise de informações relativas às ações previstas.

c) Especializar-se na redação de projetos e regimentos, a fim de prescindir do auxílio de um profissional externo.

d) Redigir o projeto e reproduzi-lo para todos os profissionais da escola, para que se familiarizem com seu conteúdo.

e) Zelar pelo cumprimento do plano, tornando-se a consciência crítica e ideológica da instituição.

 

Questão 06 - Prova: Cesgranrio -SEPLAG/2012 - Coordenador Pedagógico 

O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que representa o ideário de uma instituição de ensino, tendo como característica a participação coletiva. A construção do Projeto Político-Pedagógico deverá

(A) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.

(B) seguir as orientações das Secretarias de Educação na elaboração do Regimento Escolar.

(C) incluir a participação de todos os sujeitos da escola nas etapas de elaboração, execução e avaliação.

(D) privilegiar a participação dos coordenadores e professores em detrimento da participação dos demais membros da comunidade escolar.

(E) seguir as determinações do Regimento Escolar.

 

Questão 07 - Prova: Cesgranrio -SEPLAG/2012 - Coordenador Pedagógico 

A Unidade Escolar, como promotora da aprendizagem de conhecimentos significativos, faz a organização curricular em seu Projeto Político Pedagógico, levando em consideração diferentes saberes dos contextos ecológico, demo-gráfico, social e cultural.Com essa articulação, o processo educativo assume uma perspectiva

(A) humanística.

(B) experimental.

(C) multidimensional.

(D) profissional.

(E) técnica.

 

Questão 08 - Prova: Cesgranrio -SEPLAG/2012 - Coordenador Pedagógico

“As inovações (pedagógicas) não têm hipóteses de sucesso se os atores não são chamados a aceitar essas inovações e não se envolvem na sua própria construção.” ALENCASTRO, Ilma Passos. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes,v. 23, n. 61, p. 267. Na perspectiva da citação acima, o Projeto Político-Pedagógico de uma escola deve priorizar a(o)

(A) organização sistêmica de conteúdos.

(B) participação espontânea.

(C) estrutura interna das funções escolares.

(D) planejamento participativo.

(E) processo de ensino e aprendizagem.

 

Questão 09 - Prova: Seec/RN 2011 - Cesgranrio- Professor - Geografia

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto  Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades, níveis e modalidades.Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

a) compõe-se, exclusivamente, dos planos de ensino das disciplinas e do planejamento anual das atividades a serem desenvolvidas na escola.

b) constitui a proposta de trabalho da escola, cuja elaboração compete, exclusivamente, ao Coordenador Pedagógico e ao Diretor.

c) define anualmente os níveis e as modalidades de ensino a serem oferecidos pela escola e a abrangência da clientela escolar.

d) exige em sua construção a participação de todos os agentes do processo educativo: professores, funcionários, pais e alunos.

e) estabelece as formas como, autonomamente, a escola e seus professores se manifestarão frente a decisões governamentais.

 

Questão 10 - Prova: Seec/RN 2011 - Cesgranrio- Professor - Geografia

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças na realidade do ensino nacional.Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, que têm como um dos seus objetivos

(A) estimular a reflexão crítica dos participantes dos processos de formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico das escolas de educação básica.

(B) superar a necessidade de construção de competências e habilidades próprias à formação humana e cidadã dos estudantes das escolas de educação básica.

(C) proporcionar aos alunos de escolas da educação bá-sica a qualificação para o trabalho e para o exercício da cidadania por meio do currículo nacional único.

(D) incentivar a participação de voluntários nas atividades docentes das escolas de educação básica, sem exigências de formação e especialização acadêmicas.

(E) promover o desenvolvimento cognitivo e, quando possível, o psíquico e o social dos alunos de escolas de educação básica, considerando a realidade escolar.

 

Questão 11 - Prova: ESAF - 2013 - MF - Pedagogo

“O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.”(VEIGA, 2002) 

A respeito do tema Projeto Político Pedagógico e tendo a afirmação de Veiga como referência, escolha o item que mais se relaciona ao conceito. 

a) A construção do projeto político-pedagógico, para manter a organização do trabalho pedagógico, passa pela reflexão sobre os princípios indicando os percursos e fortalecendo o que já foi realizado. 

b) A construção do projeto político-pedagógico passa pelas finalidades, pela estrutura organizacional, pelo currículo, pelo tempo da gestão, pelo processo de decisão, pelas relações de trabalho e pela avaliação. 

c) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, centralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo direcionado de avaliação de cunho emancipatório. 

d) A construção do projeto político-pedagógico é um instrumento de luta, é uma forma de relacionar- se à fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, à dependência e aos efeitos do poder autoritário . 

e) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério, alicerçados nas regulações nacionais.

 

Questão 12 - Prova: IFRN – Concurso Público 2010- Didática

O planejamento do trabalho escolar deve ser compreendido como explicitação de um projeto político-pedagógico, fundamentado em concepções que situam a educação como prática global, mediadora das relações entre os sujeitos envolvidos no trabalho educativo. Sendo assim, a partir de uma visão crítica das finalidades sociais da educação e do processo educativo, os agentes desse processo devem desenvolver ações que

A) direcionem as práticas do planejamento escolar para a realidade da instituição educativa e desenvolvam ações democráticas que visem manter pressupostos teóricos predominantes entre parte dos agentes educativos.

B) operacionalizem uma prática escolar, considerando a dimensão social do planejamento em função de objetivos específicos da instituição que estejam condizentes com os anseios do atual modelo de sociedade.

C) organizem e operacionalizem uma prática escolar considerando a relação dialógica e dialética entre educação e sociedade e, enfatize a dimensão técnico-política do planejamento em prol da superação de um modelo conservador de práticas educativas.

D) sistematizem práticas educativas intencionais que considerem a realidade do contexto escolar e enfatizem a dimensão técnica do planejamento, traçando objetivos que atendam à realidade capitalista predominante.

 

Questão 13 - Prova: Professor de Educação Básica - Geografia (UFMT), Concurso: Prefeitura de Chapada dos Guimarães/MT 2009

 

A Constituição Federal de 1988 traz em seu Artigo 206 o princípio da Gestão Democrática para o ensino público. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996) traz em seus Artigos 3.º, 14 e 15 orientações para que a democracia avance nas instituições de ensino. De acordo com essa legislação, um processo de gestão escolar democrática deve ter 

[A] eleição para diretores; constituição de conselho escolar com a representação de todos os segmentos da comunidade escolar; construção coletiva e participativa do Projeto Político-Pedagógico; transparência quanto à gestão financeira; autonomia institucional. 

[B] uma relação hierarquizada da equipe gestora da escola em relação aos demais profissionais e usuários; trabalho com vistas à obtenção de resultados que garantam a eficácia da gestão financeira; constituição de uma equipe avaliadora para controlar a qualidade dos serviços prestados. 

[C] uma relação de autoridade mais acentuada na pessoa do diretor ou diretora da escola exercendo maior poder sobre a dinâmica do processo educacional; as decisões tomadas em consonância com as normas instituídas; a não interferência da comunidade escolar no processo deliberativo da instituição. 

[D] constituição de um colegiado para coordenar a instituição; ausência de um líder e presença de uma equipe que lidera; as relações de poder horizontalizadas; vetadas as associações de pais e mães de alunos e os grêmios

 

Questão 14 - Prova: Professor de Educação Básica - Geografia (UFMT), Concurso: Prefeitura de Chapada dos Guimarães/MT 2009

 

Compõe o Projeto Político-Pedagógico de uma escola o seu currículo. As ações que movem um currículo escolar de cunho participativo e democrático envolvem primeiramente a predisposição da equipe escolar e depois a vontade individual dos sujeitos envolvidos, no sentido de se lançarem a um compromisso, o qual requer a participação no processo de elaboração, execução e avaliação de todo o trabalho educativo realizado a cada ano. Em relação ao assunto, analise as proposições. 

I - A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, a equipe gestora e pedagógica da escola e seu conselho discutem juntos quais opções sociais, políticas e pedagógicas servem para referenciar o currículo e qual papel social e cultural da escola será tomado como base para o processo educativo. 

II - Realizar um trabalho coletivo, no âmbito do currículo escolar, significa que os sujeitos se comprometem à negociação de suas propostas teórico-metodológicas e a um processo transparente de ações articuladas e submetidas ao acompanhamento e à avaliação do desenvolvimento e dos resultados do trabalho proposto para que sejam identificados limites e avanços. 

III - O planejamento de cunho participativo requer a definição pela equipe pedagógica da concepção de currículo, mas é dispensável a unidade de uma linha pedagógico-didática compartilhada, tendo em vista que as atividades curriculares podem ser desenvolvidas individualmente pelos professores. Estão corretas as proposições 

[A] I e III, apenas. 

[B] I, II e III. 

[C] I e II, apenas. 

[D] II e III, apenas.

 

Questão 15 - Prova: Concurso Público – UFPI/2013 – Cargo: Pedagogo

Identifique as assertivas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F), considerando o seguinte princípio:Compreensão dos fatores e condicionantes que interferem na implementação efetiva do Projeto Político-Pedagógico, e que contribui para dar sentido ao ensino e ao trabalho educativo na escola. Nesse sentido, faz-se necessário:

( ) refletir sobre os fatores que influenciam a profissionalização docente e o processo de ensino e aprendizagem.

( ) rever, continuamente, a lógica da produtividade e do mercado.

( ) conceber a escola como contexto de ação/formação do professor.

( ) compreender o ensino como tarefa do professor, enquanto instância que possibilita a abertura para a diversidade cultural.

( ) reconhecer o currículo como espaço de intervenção do professor.

( ) redefinir valores sociais/culturais e da política educacional.

( ) reconhecer o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

(A) V – V – F – F – F – V – V 

(B) F – V – V – F – V – F – F 

(C) V – F – F – V – F – F – V 

(D) F – F – F – V – V – V – V 

(E) V – V – V – F – V – F – F

 

Questão 16 - Prova: Concurso Público – UFPI/2013 – Cargo: Pedagogo

Constituem características do Projeto Político Pedagógico, EXCETO:

(A) Promovem a permanência do docente na escola.

(B) Exige a participação de todos na escola.

(C) Demanda flexibilidade.

(D) Contém princípios pedagógicos.

(E) Resulta de discussão de toda comunidade escolar

 

Questão 17 - Prova: Concurso Público – UFPI/2013 – Cargo: Pedagogo

Um projeto político gerador de vida, promotor de possibilidades, é um Projeto Político-Pedagógico emancipador. Sobre esse projeto, é correto afirmar, EXCETO que:

(A) articula-se com a reconstrução da formação continuada de toda a comunidade envolvida.

(B) envolve a comunidade escolar e extraescolar em um amplo processo de reflexão a respeito do que já possuem e do que querem para o futuro. 

(C) representa espaço-tempo de explicitação dos valores de toda a comunidade.

(D) efetiva-se baseado em conceitos de autores que pretendem trazer respostas aos problemas singulares da escola.

(E) assegura a todos a formação continuada, que está diretamente vinculada com a cidadania e com a emancipação.

 

Questão 18 - Prova: CEFET/RJ 2010  - Pedagogo

 “...Orientar a organização curricular para fins emancipatórios implica, inicialmente, desvelar as visões simplificadas de sociedade, concebida como um todo homogêneo, e de ser humano, como alguém que tende a aceitar papéis necessários à sua adaptação ao contexto em que vive. Controle social, na visão crítica, é uma contribuição e uma ajuda para a contestação e a resistência à ideologia veiculada por intermédio dos currículos escolares”. (Ilma Passos A. Veiga). A definição em destaque refere-se:

a) Ao projeto político pedagógico

b) À grade curricular

c) Ao programa de ensino

d) À política pública

 

Questão 19 - Prova: UFSC 2009 - Pedagogo (Orientação Educacional)

Assinale a alternativa CORRETA.

O Projeto Político-Pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola em dois níveis: na organização do trabalho escolar como um todo e na organização do trabalho em sala de aula. Nessa perspectiva, a construção do Projeto Político-Pedagógico deve ser concebida, segundo Ilma Passos Veiga (2002), a partir dos seguintes princípios norteadores:

A( ) solidariedade, gestão democrática, quantidade, eficiência, eficácia.

B( ) humanista, científico, político, cooperativo, democrático.

C( ) humanismo, qualidade, liberdade, eficiência, igualdade.

D( ) igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática, valorização do magistério.

E( ) qualidade, gestão democrática, liberdade, valorização profissional, centralização.

 

Questão 20 - Prova: UFSC 2009 - Pedagogo (Orientação Educacional)

De acordo com Ilma Passos Veiga (2002), um Projeto Político-Pedagógico de qualidade, quanto à sua concepção, deve apresentar as seguintes características:

I. refletir acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola,dispensando uma reflexão sobre o homem a ser formado.

II. ser um documento, que agrupa planos de ensino e de atividades diversas, encaminhado às autoridades educacionais como forma de cumprimento de tarefas burocráticas.

III. preocupar-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, estimulando a participação de todos no projeto comum e coletivo.

IV. ser um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.

V. ser um processo participativo de decisões e explicitar o compromisso com a formação de um cidadão responsável, compromissado, crítico e criativo.

Assinale a alternativa CORRETA.

A( ) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

B( ) Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.

C( ) Somente as afirmativas I, III e V são corretas.

D( ) Somente as afirmativas I,II e IV são corretas.

E( ) Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

 

Questão 20 - Prova: UFSC 2009 - Pedagogo (Orientação Educacional)

Atualmente, com o crescimento da autonomia das escolas, aumenta a importância da avaliação desta no seu conjunto, feita por ela mesma, haja vista a busca pelo aperfeiçoamento. Na linha do Planejamento Participativo, o próprio Projeto Político-Pedagógico tem como uma de suas fases o Diagnóstico, que corresponde à Avaliação Institucional e que funciona como um “balanço geral”da escola, propiciando a passagem do ideal para a prática. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. A Avaliação Institucional deve envolver todas as dimensões da escola: Pedagógica, Comunitária e Administrativa.

II. A Avaliação Institucional deve ter seu campo restrito e sua intencionalidade seletiva e punitiva.

III. É necessário avaliar, além do aluno, também a prática pedagógica e o contexto em que ela se insere.

IV. O caráter da Avaliação Institucional, assim como o da aprendizagem, deve ser formativo e emancipatório.

V. Esta avaliação mais geral e sistemática da escola deve ser articulada com outras, sendo importante a criação de dispositivos simples e exequíveis para tal.

Assinale a alternativa CORRETA.

A( ) Somente as afirmativas I, III, IV e V são corretas.

B( ) Somente as afirmativas I, III e V são corretas.

C( ) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

D( ) Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.

E( ) Somente as afirmativas II,III e V são corretas.

 

Questão 22 - Prova: UFSC 2009 - Pedagogo (Orientação Educacional)

Assinale a alternativa CORRETA.

O Projeto Político-Pedagógico expressa a visão de mundo, os valores, os compromissos com avida e a identidade da escola. A avaliação revela as diferentes dimensões de aprendizagem dos alunos, auxiliando o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Essa visão relaciona a avaliação e o Projeto Político-Pedagógico como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem.Sendo assim, o entendimento que se tem a respeito de avaliação da aprendizagem numa perspectiva inovadora, segundo Ilma Passos (2002), implica:

A( ) prática avaliativa concebida como julgamento de resultados predeterminados, baseando-se em autoridade e respeito unilaterais do professor.

B( ) prática classificatória que parece relacionar julgamento à comparação com modelos e o agir à atribuição de notas e conceitos.

C( ) processo político e instrumento de poder e controle.

D( ) processo contínuo verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno.

E( ) produto que tem um fim em si mesmo e que está articulado à prova final, exame que determina a reprovação ou aprovação para a série seguinte.

 

Questão 23 -Prova: Fumarc 2010 - Prefeitura Municipal de Maravilhas Cargo: Especialista em Educação

O Projeto Político-Pedagógico é um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, que é constitutiva.Nesse sentido, apontam-se abaixo alguns elementos básicos para gestar uma nova organização do trabalho pedagógico, EXCETO:

a) a estrutura organizacional, a avaliação.

b) o currículo, o tempo escolar.

c) o processo de decisão, as relações de trabalho.

d) as condições financeiras e materiais

 

Questão 24 - Prova: Fumarc 2010 - Prefeitura Municipal de Maravilhas Cargo: Especialista em Educação

“A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo,uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos”. (Veiga, 1995, p. 11). 

Assinale as afirmativas, antepondo (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações,descentralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo coletivo de avaliação de cunho emancipatório.

( ) A escola, para se desvencilhar da divisão do trabalho, de sua fragmentação e do controle hierárquico, precisa criar condições para gerar uma outra forma de organização do trabalho pedagógico.

( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão de seu cotidiano.

( ) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade,qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. A opção que traz a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

a) V, V, V, V

b) F, V, F, V

c) V, V, F, F

d) V, F, V, F

 

Questão 25 - Prova: Pedagogo - UNIOESTE 2013

A palavra projeto vem do latim projectu, cujo o significado é lançar adiante. Na especificidade das instituições educacionais o projeto político pedagógico é regido pelos princípios da igualdade, qualidade, da gestão democrática e da valorização do magistério (VEIGA, 1995). Sobre o projeto político pedagógico, é INCORRETO afirmar que

A. é ação intencional que define as ações educativas e as característica necessárias para as instituições educacionais cumprirem seus objetivos.

B. a qualidade do projeto político pedagógico está garantida quando o gestor concentra na sua função o poder decisório do seu processo de construção e implementação.

C. o Projeto Político Pedagógico define suas ações educativas articuladas aos interesses da classe trabalhadora.

D. possibilita o exercício da democracia e da cidadania para todos os membros da instituições educacionais.

E. o empenho coletivo na construção de um projeto político pedagógico diminui a fragmentação do trabalho e o controle hierárquico

 

Questão 26 - Prova: Coordenador Pedagógico - 2011, SEEDUC/RJ · CEPERJ

O instrumento de gestão previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n° 9394/96 – é denominado:

A) Plano de Desenvolvimento da Escola.

B) Projeto de Ação.

C) Plano de Ação Curricular.

D) Projeto Político Pedagógico.

E) Plano de Suporte Estratégico.

 

Questão 27 - Prova: Coordenador Pedagógico - 2011, SEEDUC/RJ · CEPERJ

Acompanhando-se a evolução histórica das tendências pedagógicas no Brasil, encontra-se o nome do educador Paulo Freire,diretamente relacionado à educação de jovens e adultos, no cenário da educação brasileira. Paulo Freire foi inspirador e divulgador da pedagogia libertadora e, até a atualidade, exerce influência expressiva nos movimentos populares, no Brasil e em diversos países.Sobre esse tema, analise as características apresentadas abaixo.

I- uma relação de autêntico diálogo

II- a problematização da prática de vida dos educandos

III- o relacionamento professor-aluno na base da não diretividade

IV- a transmissão de conteúdos estruturados a serem avaliados

V- a seleção de temas geradores a partir do contexto sociocultural do aluno

São características da tendência libertadora as de números:

A) I, II, III, V

B) I, II, III, IV

C) I, III, IV, V

D) I, II, IV, V

E) II, III, IV, V

 

Questão 28 - FUNIVERSA - 2012 - IFB - Psicólogo

Segundo Saviani (1983), o eixo central do projeto pedagógico é ser instrumento de luta contra a seletividade, a discriminação, a exclusão e o rebaixamento do ensino das camadas populares. Para Libâneo (2003), o projeto pedagógico representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade tomarem sua escola nas mãos, definirem seu papel estratégico na educação das crianças e dos jovens e organizarem suas ações, visando atingir os objetivos a que se propõem. Ele é o ordenador, o norteador da vida escolar.  Nessa perspectiva, o projeto pedagógico da escola deve   

a) estar limitado exclusivamente aos aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem do aluno.   

b) ser flexível e alterado a cada gestão, pois expressa o pensamento do gestor a respeito do que se espera da escola.  

c) contemplar intenções de realizações fundamentadas, sobretudo, na reflexão sistemática de ações que provocam impactos na função social da escola.   

d) ser constituído das pessoas que terão poder de decisão na escola, selecionando aquelas que demonstrem maior compromisso com ela.  

e) abordar de maneira específica o trabalho pedagógico dos professores que acreditam que os alunos podem mobilizar-se das camadas inferiores para as superiores.

 

Questão 29 - ESAF - 2013 - MF - Pedagogo

O Projeto Político Pedagógico – PPP reúne o conjunto de aspirações de uma unidade escolar, envolvendo objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. A respeito deste assunto, classifique as afirmativas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta. 

( ) É um guia que indica a direção a seguir para o grupo de gestores escolares. 

( ) É um documento importante e por isto pouco modificável. 

( ) Revela as intenções da escola e sua forma de educar. 

( ) É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos. 

( ) É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar. 

a) F, F, V, V, V 

b) V, F, V, F, V 

c) F, V, F, V, F 

d) F, F, V, F, V 

e) V, V, V, F, F

 

Questão 30 - IDECAN - 2014 - DETRAN-RO - Pedagogo

Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise. 

I. É um processo democrático de decisões. 

II. Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições 

III. Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma realidade específica. 

IV. É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação possível. 

Estão corretas as afirmativas 

a) I, II, III e IV. 

b) I e III, apenas. 

c) II e IV, apenas. 

d) III e IV, apenas. 

e) I, II e IV, apenas.

 

GABARITO

01. D

02. E

03. C

04. C

05. B

06. C

07. C

08. D

09. D

10. A

11. D

12. C

13. A

14. C

15. A

16. A

17. D

18. A

19. D

20. E

21. A

22. D

23. D

24. A

25. B

26. D

27. D

28. C

29. A

30. E

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