sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Literatura (Romantismo no Brasil) e atividades de português


O Romantismo é a primeira estética literária a reivindicar uma literatura autenticamente brasileira e inaugura a Era Nacional da literatura. Tendo como grande projeto a construção de uma identidade nacional, os autores desse período valorizam os elementos nacionais para consolidar o sentimento de brasilidade nascido com a independência política do país em 1822.
No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, teve três gerações poéticas e quatro tendências de prosa ficcional. Também contou com obras de teatro, incluindo a de Martins Pena, com suas comédias de costume.
POESIA
Primeira geração: marcada por forte sentimento nacionalista e religioso, tem como principal característica o ufanismo e a exaltação da natureza pátria. Entre seus principais representantes destacam-se Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811 – 1882) – autor de Suspiros poéticos e saudades, obra que dá início ao Romantismo no Brasil – e Antônio Gonçalves Dias (1823 – 1864) – autor da Canção do Exílio e de Os timbiras.
Segunda geração: influenciada por Lorde Byron (1788 – 1824), ícone do romantismo europeu, notabilizou-se por sua obsessão pela morte e associação ao “mal do século”. Entre seus principais poetas, encontram-se Álvares de Azevedo (1831 – 1852), autor da Lira dos vinte anos, Casimiro de Abreu (1837 – 1860), autor do poema Meus oito anos, e Fagundes Varela (1841 – 1875), conhecido por seu Cântico do calvário, escrito para o filho falecido prematuramente.
Terceira geração: fortemente influenciada pelo francês Victor Hugo (1802 – 1885), tem tendência libertária e engajada, o que se confirma na produção do poeta baiano Castro Alves (1847 – 1871), conhecido como “poeta dos escravos”. Republicano e abolicionista, Alves deixou obras primas como Espumas flutuantes e Navio negreiro.
PROSA
A prosa romântica brasileira nasceu de um ambicioso projeto literário que visava traçar um panorama da história e da cultura do país. Seu principal expoente é o romancista cearense José de Alencar (1829 – 1877), autor de romances históricos, indianistas, regionalistas e urbanos, como
Iracema.
Além de Alencar, destacam-se Joaquim Manoel de Macedo (1820 – 1882), autor de A Moreninha, com seus romances repletos de estereótipos, e Manuel Antônio de Almeida (1831 – 1861), autor de Memórias de um Sargento de Milícias, cujas narrativas retratam os costumes de uma época.
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/romantismo-resumo-autores-dicas-e-questao-comentada/
……………....
01. Complete com iluminismo, nacionalismo, continente, surgido:
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico 1 nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao 2 e buscou um 3 que viria a consolidar os estados nacionais no 4 europeu.

02. Complete com nacionalista, corte portuguesa, temática, colônia.
A forma e 1 romântica chegaram às terras brasileiras por meio de autores que estudaram no continente europeu. No entanto, era necessário adaptar-se à realidade brasileira, visto que se vivia um período de constantes transformações políticas e sociais, como a instalação da 2 e, posteriormente, a Independência do Brasil (fazendo com que o território brasileiro deixasse de ser uma 3), o que proporcionou aos autores dessa escola um sentimento 4.”

03. Qual a graça do texto a seguir?
A mulher fala para o marido: “Amor, temos que avisar nosso filho para não casar com aquela bruxa que ele namora!
Marido responde: “Não vou dizer nada, quando foi a minha vez ninguém me avisou.”
______________________________________________________________________________________
04. Qual frase possui eufemismo e qual possui aliteração?
Eufemismo é a utilização de vocábulos mais leves para suavizar determinadas mensagens.
Aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes.

a) O sino da igrejinha faz “blem,blem blem”!
b) Nem velho quer partir dessa para a melhor.
c) Eu vi ela na praça
d) O rato roeu a roupa do rei de Roma.

Lembre: Não se usa mais acento nos ditongos ABERTOS “ei”, “oi” quando estiverem na penúltima sílaba.
He-roi-co ji-boi-a As-sem-blei-a i-dei-a Pa-ra-noi-co joi-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário