segunda-feira, 9 de julho de 2018

10 fatos acerca do ingresso em instituições de ensino superior para serem discutidos a partir da primeira fase do vestibular 2018-2 da UECE (08-07-2018)

10 fatos acerca do ingresso em instituições de ensino superior para serem discutidos a partir da primeira fase do vestibular 2018-2 da UECE (08-07-2018)
Parte da população e dos meio de comunicação mais hegemônicos apresenta o Brasil como o país do futebol, a terra em que o futebol é mágico e transforma a vida de meninos pobres que acabam subindo na vida graças ao "futebol arte" (ou ao trabalho de empresários da bola).
Em pleno século XXI, o ingresso numa instituição pública de educação superior ainda é um desafio na luta para vencer um sistema excludente, especialmente para o aluno carente e/ou de escola pública.
Por isso, a partir do evento "Vestibular 2018-2 da UECE", podemos questionar os significados político-ideológicos que caracterizam o acesso a um Ensino Superior público, gratuito e de qualidade e, principalmente, refletir sobre os motivos que orientam o silêncio em torno das especificidades do processo seletivo para ingresso no ensino superior.
 
Portanto, eis 10 fatos acerca do ingresso em instituições de ensino superior para serem discutidos a partir da primeira fase do vestibular 2018-2 da UECE (08-07-2018):
 
1 - A taxa de R$ 130,00 do vestibular 2018-2 da UECE, uma universidade pública, ajuda a afastar candidatos carentes.
2 - A UECE disponibilizou uma pequena quantidade de vagas (1734) para a enorme quantidade de alunos que conlcuem o Ensino Médio.
3 - A mídia hegemônica prefere silenciar e não enfatizar o problema do vestibular como mecanismo de seleção dos que garantem uma vaga no ensino superior nem o evento do vestibular  - como o que ocorreu neste domingo (08-07-2018), primeira fase da UECE 2018-2.
4 - Há uma gigantesca quantidade de alunos das mais famosas e ricas escolas e cursos do estado do Ceará trabalhando (ou apenas realizando treinamento) para garantir uma vaga na educação superior.
5 - As escolas públicas acabam distantes da dinâmica do evento do vestibular enquanto as privadas chegam, inclusive, a pagar as taxas de inscrição para seus alunos (que vão garantir as melhores vagas no Ensino Superior público, gratuito e de qualidade).
6 - O trabalho pedagógico das instituições privadas é exaustivamente reforçado para que seu aluno possa sedimentar os conteúdos e a metodologia que marcam o vestibular.
7 - O trabalho psicológico (com camisas, alunos fardados, bonés e frases de efeito) potencializa o ânimo dos alunos.
8 - Muitos pais guardam e aguardam seus jovens filhos.
9 - Vestibular que sobrevaloriza a memorização de informação favorece o caráter seletivo e elitista das relações sociais.
10 - Há um forte discurso por parte da sociedade e do mercado no sentido de atribuir maior status de nobreza para determinados cursos universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário