quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Literatura cearense (material a partir do curso da FDR - 2020)

Fascículo 01

 

1- Mesmo com diferentes marcos históricos que demonstram o pioneirismo artístico-cultural cearense, a literatura produzida no Ceará ainda margeia o espaço do campo do poder destinado à Literatura Brasileira. Uma das respostas que ajuda a entender esse fenômeno é:

Escolha uma:

 

a. que na própria concepção e formação do Estado brasileiro, que, desde o início do Estado Novo, demonstrou ser um país continental, com múltiplas culturas e expressões.

 

b devido à dificuldade de acesso dos grandes centros urbanos e políticos nacionais, concentrados majoritariamente nas regiões sul e sudeste do país. 

 

c que especialmente no século XX, a própria dinâmica editorial no Brasil, também em efervescência nos eixos norte e nordeste no referido período.

 

d. que a diferentes culturas e expressões oriundas de regiões mais prestigiadas socioeconomicamente não repercutem.

 

2- No poema “Sou Cabra da Peste”, de Patativa do Assaré, além de ‘cabra da peste”, o eu-lírico se define de modo múltiplo, ao apontar que pertence aos seguintes lugares:

 

a. Ceará, Nordeste, Brasil. 

b.  Ceará, Norte, Brasil.

c. Nordeste, Brasil, América Latina.

d. Ceará, Brasil, América.

 

03. Desde o início do século XIX, o Ceará tem-se mostrado pleno de atividades literárias. Quais foras as associações literárias e intelectuais que se destacaram no Ceará nas últimas três décadas do século XIX?

Escolha uma:

a. Academia Francesa, Grupo Clã, Academia Cearense.

b. Clube Literário, Fénix Caixeiral, Padaria Espiritual.

c. Gabinete de Leitura, Padaria Espiritual, Academia Cearense de Letras.

d. Academia Francesa, Padaria Espiritual, Academia Cearense. 

 

04. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) José de Alencar.

(2) Academia Francesa.

(3) Emília Freitas.

(4) Rachel de Queiroz

(  ) Em 1977, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a primeira a receber o Prêmio Camões, em 1993.

(  ) Em 1899, foi a autora da publicação do primeiro romance fantástico brasileiro, A rainha do ignoto.

(  ) Foi romancista mais representativo do Romantismo brasileiro e o responsável pelo projeto de identidade nacional da Literatura Brasileira.

(  ) No início da década de 1870, foi  pioneiro na divulgação da filosofia positivista no Brasil.

Escolha uma:a

a. 4, 3, 1, 2. 

b. 1, 2, 3, 4.

c. 2, 3, 4, 1.

d. 1, 4, 2, 3.

 

A partir das informações acerca das ideias expressas por Gilberto Freyre no Manifesto Regionalista, de 1926, o único modo de ser nacional no Brasil é ser primeiro:

Escolha uma:

a.  cearense.

b. nordestino.

c. provinciano.

d.  regional. 

 

Gabarito

1- b

2- a

3- d

4- a

5- d

………………………………….

 

Fascículo 02

 

01. Como consequência da opção pelo imaginoso, os personagens românticos caracterizavam-se, então, em sua maioria, por serem:

Escolha uma:

a. alegres e descontraídos.

b. heroicos e destemidos.

c. tristes e fracassados.

d. nacionalistas e revolucionários.

 

02. O Romantismo, enquanto período literário, traz a imaginação como elemento propulsor de sua escrita. Quais elementos da estética romântica dão a ver esse pendor imaginativo:

Escolha uma:

a. a idealização e a fantasia.

b. a idealização e o compromisso social.

c. a fantasia e o nacionalismo.

d. o cenário urbano e os perfis femininos.

 

03. Marque a alternativa que contém dois nomes de autores cearenses que se destacaram no período romântico:

Escolha uma:

 

a. José Alcides Pinto e José de Alencar.

b. Juvenal Galeno e Adriano Espínola.

c. Antônio Sales e Adolfo Caminha.

d. José de Alencar e Juvenal Galeno.

 

04. Além do pendor para a fantasia, o Romantismo no Brasil teve cores locais, com ênfase na perspectiva nacionalista. Alguns fatos deram suporte para que o Brasil, ainda em processo de construção de uma identidade, pudesse ter acesso aos mecanismos culturais e sociopolíticos que permitiram a construção do ideário nativo.

Coloque F (Falso) ou V(Verdadeiro) nas alternativas abaixo, que tratam dessa mudança do cenário social e cultural do país:

 

(   ) A vinda da Família Real portuguesa para o Brasil não alterou o estado da então colônia, nem promoveu mudanças substanciais.

(   ) As missões artísticas, como a Missão Francesa, que trouxe para o Brasil vários mestres da pintura, deu novos ares ao país, pois incrementou as possibilidades de desenvolvimento artístico e cultural.
(   ) A Proclamação da Independência, que oficialmente emancipou o Brasil e o tirou da condição de colônia portuguesa, não teve influência nos rumos da nação.

(   ) A vinda da Família Real portuguesa e as missões estrangeiras alteraram a vida cultural brasileira, uma vez que carrearam para o país uma visão clássica da arte, além de, futuramente, ter propiciado a fundação de Universidades.

Escolha uma:

a. V, F, V, F.

b. V, F, V, V.

c. F, V, F, V.

d. F, F, V, V.

 

05. Uma boa parte dos romances românticos no Brasil foram publicados em jornais. Marque a(s) alternativa(a) que explicam essa opção.

I. O parque gráfico brasileiro era quase inexistente, daí ser difícil a publicação de livros inteiros.
II. O jornalismo já tinha destaque na sociedade de então, por isso publicar nos jornais era garantia de leitores.
III. Os escritores preferiam publicar em jornais porque era mais barato.
IV. As editoras remuneravam melhor capítulos publicados separadamente nos jornais.

Escolha uma:

a. I, II e IV estão corretas.

b. I e II estão corretas.

c. I, III e IV estão corretas.

d. I, II, III e IV estão corretas.

 

Gabarito

1- b

2- a

3- d

4- c

5- b

………………………………………

 

Fascículo 03

 

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:

“Representa o momento de maturidade da poesia romântica. Inspirado em Victor Hugo, escreve sobre a escravidão, como o famoso poema “O navio negreiro”. Por isso ficou conhecido como “o poeta dos escravos”.



Escolha uma:

a Antônio Bezerra.

b. Antônio Martins.

c. Justiniano de Serpa.

d. Castro Alves. 

 

02. No Brasil, a terceira geração romântica ficou conhecida como Condoreirismo ou Condorismo, expressão que se associa à imagem do condor, tomada como símbolo de liberdade e altivez. Sobre essa fase, podemos afirmar que:

 

I – Os poetas nutriam preocupação com questões sociais do seu tempo.

II – O conteúdo poético fugia um pouco do egocentrismo da fase ultrarromântica e se comprometia, por exemplo, com a campanha abolicionista e republicana.

III – Os poetas se preocupavam exclusivamente com o conteúdo, com a mensagem de seus poemas, nunca com a forma poética.

IV – O poeta baiano Castro Alves é considerado a principal expressão condoreira da poesia brasileira, tendo influenciado muitos poetas, Brasil a fora.

 

Estão corretas as afirmativas:



Escolha uma:

a. II, III, IV.

b. I, II e IV. 

c. II e IV.

d.Todas as afirmativas estão corretas.

 

03. Capistrano de Abreu e Araripe Júnior alcançaram prestígio nacional por suas obras. O primeiro tornou-se referência como historiador e o segundo, como crítico literário. Esses dois cearenses participaram ativamente de qual agremiação literária?

 

Escolha uma:

a. Academia Francesa. 

b. Padaria Espiritual.

c. Fênix Estudantil.

d Clube Literário.

 

04. Leia e analise o texto abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

“Barão de Studart afirma que o poeta __________ também se revelou como dramaturgo, pois deixou inédito o drama em três atos intitulado __________, escrito em Maranguape e cujo manuscrito data de 25 de outubro de 1877.

Escolha uma:

a. Barbosa de Freitas – Joaquim de Sousa. 

b. Joaquim de Sousa – Barbosa de Freitas.

c. Barbosa de Freitas – Lendas do Sol.

d. Joaquim de Sousa – À minha irmã.

 

05. Os estudiosos e críticos nos dão notícia da existência, em terras cearenses, de dois poetas românticos “de envergadura”, cuja expressão poética foi influenciada pelo chamado Byronismo. Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a. Joaquim de Sousa e Castro Alves.

b. Joaquim de Sousa e Antônio Bezerra.

c. Joaquim de Sousa e Barbosa de Freitas. 

d. Barbosa de Freitas e Antônio Martins.

 

 

Gabarito

1- d

2- b

3- a

4- a

5- c

………………………………………

 

Fascículo 04

 

Questão 01

O romance Rapto jocoso traz como cenário uma aldeia no interior cearense – Beberibe (CE). Os costumes da época, como bailes, brincadeiras e casamentos matutos são cuidadosamente descritos, ao passo que as personagens são construídas nitidamente enraizadas na realidade cearense com o predomínio da análise psicológica de suas protagonistas. A ação do romance é rápida, o que é uma novidade para a época, e predominam o humor e as cenas pitorescas que tornam ainda mais leve e agradável a leitura. O romance Rapto Jocoso foi escritor por:



Escolha uma:

a. Úrsula Garcia.

b. Emília Freitas.

c. Júlia Vasconcelos.

d. Anna Facó.

Questão 2

Para conhecer a Literatura Cearense e identificar as suas escritoras é essencial a leitura de algumas obras específicas, marque a opção em que todos os autores são referências no estudo da Literatura Cearense:



Escolha uma:

a. Dolor Barreira, Antônio Cândido, Sílvio Romero e Sânzio de Azevedo.

b. Dolor Barreira, Alfredo Bosi, Afrânio Coutinho e Sânzio de Azevedo.

c. Dolor Barreira, Mário Linhares, Sílvio Romero e Sânzio de Azevedo.

d. Dolor Barreira, Mário Linhares, Barão de Studart e Sânzio de Azevedo.

 

Questão 3

Por temer a censura e o preconceito da época, final do século XIX e início do século XX, algumas escritoras utilizaram pseudônimos para publicar seus textos na imprensa.  Identifique o pseudônimo e o nome da escritora. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Maria Rodrigues Peixe                                              

(2) Francisca Clotilde Barbosa de Lima                          

(3) Ana Facó                                                                     

(4) Rachel de Queiroz                                                      

 

(   ) Nitia-abá

(   ) Alba Valdez

(   ) Rita de Queluz

(   ) Jane Davy

 

Marque a opção que contém a sequência correta, obedecendo a sequência de cima para baixo. Escolha uma:

 

Escolha uma:

a. 1, 2, 3, 4

b. 3, 4, 1, 2

c. 1, 3, 2, 4

d. 3, 1, 4, 2

 

Questão 4

As escritoras cearenses foram pioneiras em vários movimentos. Sobre a participação feminina nos movimentos sociais e intelectuais do Ceará, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Alba Valdez              

2 – Francisca Clotilde  .

3- Ana Facó                    

4- Rachel de Queiroz     

 

(    ) Diretora do primeiro Grupo Escolar de Fortaleza.

(    ) Fundadora da Liga Feminista Cearense, em 1904

(    ) A primeira mulher a ingressar na ABL. 

(    ) Primeira professora da escola Normal em Fortaleza.

 

Marque a opção que contém a sequência correta, obedecendo a sequência de cima para baixo. Escolha uma:


Escolha uma:

a. 3, 4, 2, 1

b. 3, 1, 4, 2

c. 2, 1, 3, 4

d. 2, 1, 4, 3

 

Questão 5

 

A Belle Époque ocorrida no período de 1860 a 1930 no Ceará é marcada pela influência da:

 

a. Língua europeia.

b. Política europeia.

c. Educação europeia.

d. Cultura europeia.

 

Gabarito

1- d

2- d

3- d

4- b

5- d

………………………………………

 

Fascículo 05

 

Questão 01

Segundo Sânzio de Azevedo “Rodolfo Teófilo [...] havia composto versos românticos na década anterior [1870], mas haveria de firmar-se como romancista”. Considerando a prosa literária desse autor, marque a opção que traz uma informação correta:



Escolha uma:

a A fome, de 1890, trata do êxodo rural, com a migração cearense para a Amazônia.

b. O romance O paroara, de 1889, concentra-se na tragédia da epidemia vivenciada quando o autor tinha nove anos de idade.

c. Os Brilhantes, de 1895, traz a figura do cangaceiro para a ficção.

d Maria Rita, de 1897, é uma ficção científica naturalista.

 

Questão 2

 

Houve um grande avanço cultural no panorama literário cearense nas duas últimas décadas do século dezenove. Notável, nesse período, foi a organização de agremiações e periódicos literários. Que exemplos são pertinentes a esse período?

I - Grupo Clã.

II - Academia Francesa.

III - Centro Literário.

IV - Clube Literário.

V - Padaria Espiritual.

 

Estão corretas as opções:

 

Escolha uma:

a. I, II, III.

b. II, III, IV.

c. III, IV, V.

d. II, IV, V.

 

Questão 3

 

Para Eça de Queirós, sempre existiu a oposição entre a arte realista e a idealista. A realista se baseia na observação dos fatos; a idealista decorre da imaginação. Assim, tanto pode haver autores do Romantismo de tendência realista, como autores idealistas no período identificado como do Realismo e Naturalismo. A propósito dessa polarização proposta por Eça de Queirós, que autores e obras se identificam com a tendência realista:

 

1. Juvenal Galeno – Lendas e canções populares

2. Oliveira Paiva – Dona Guidinha do Poço

3. Antônio Sales – Versos Diversos

4. Fraklin Távora – O Cabeleira

5. Rodolfo Teófilo – Violação

Que opção apresenta a correta identificação:



Escolha uma:

a. 1, 2, 3

b. 2, 3, 4

c. 2, 4, 5

d. 3, 4, 5

 

Questão 4

 

O Naturalismo transitou para o _______________, tendência estética que resulta numa arte mais introspectiva e rica em efeitos estilísticos e sugestões sensoriais. Tais características avançam sobre o século vinte, tendo repercussões no segundo momento do Modernismo, a exemplo do romance regionalista de _______________.

Que opção preenche satisfatoriamente as lacunas do parágrafo acima?



Escolha uma:

a. Romantismo – Antônio Sales.

b. Neonaturalismo – Adolfo Caminha.

c. Parnasianismo – Alfredo Miranda de Castro. 

d. Impressionismo – Raquel de Queirós.

 

Questão 5

Ainda não

O ano de 1894 foi duplamente contemplado nas letras do Ceará. No dia 15 de agosto, era fundada a _______________ e, no dia 27 de setembro, surgia o_______________.

Marque a opção que completa corretamente as lacunas do trecho acima:



Escolha uma:

a. Academia Brasileira de Letras – Clube Literário.

b. Padaria Espiritual – Instituto do Ceará.

c. Academia Cearense – Centro Literário.

d. Academia Francesa – Clube Literário.

 

 

Gabarito

1- c

2- c

3- c

4- d

5- c

………………………………………

 

Fascículo 06

 

Questão 1

Qual padeiro tinha o nome de guerra José Marbri:



a. Luís Sá.

b. José Maria Brígido.

c. Raimundo Teófilo de Moura. 

d. Artur Teófilo.

 

 

Questão 2

Qual o único livro publicado pelo grêmio na sua primeira fase:



a. Versos diversos.

b. Os Brilhantes.

c. Phantos.

d. Vagas. 

 

Questão 3

A Padaria Espiritual não era só literária, pois tinha dois músicos e um pintor, além de diversos escritores. Aponte o item com os nomes dos dois músicos:

 

a. Álvaro Martins e Antônio Sales.

b. Sabino Batista e Ulisses Bezerra.

c. Henrique Jorge e Carlos Vítor.

d. Jovino Guedes e Luís Sá. 

 

Questão 4

Qual membro do grêmio não era escritor, nem músico, mas homem valente:

 

a. Ulisses Bezerra (Frivolino Catavento).

b. Joaquim Vitoriano (Paulo Kandalaskaia).

c. Antônio de Castro (Aurélio Sanhaçu). 

d. Artur Teófilo (Lopo de Mendoza).

 

Questão 5

Cite dois membros da Padaria Espiritual que também eram do Centro Literário:

 

a. Ulisses Bezerra e Lopes Filho.

b. Álvaro Martins e Antônio Sales.

c. Antônio Bezerra e Sabino Batista. 

d. X. de Castro e Joaquim Vitoriano.

 

Gabarito

 

1- c

2- c

3- c

4- b

5- a

………………………………………

 

Fascículo 07

 

Questão 1

O livro Fanfarras (1882), de Teófilo Dias, é considerado por Sânzio de Azevedo e Péricles Eugênio da Silva.

 

a. O marco no modernismo cearense.

b. A obra precursora do simbolismo.

c. A estreia do parnasianismo brasileiro.

d. O marco do pré-modernismo cearense.

 

Questão 2

São considerados autores cearenses parnasianos, exceto:

 

a. Jáder de Carvalho.

b. Antônio Sales especialmente em Poesia e Minha terra.

c. Júlio Maciel.

d. Otacílio de Azevedo.

 

Questão 3

Relacione a primeira coluna com a segunda:

( 1 ) Parnasianismo                  

( 2 ) Pré-Modernismo

( 3 ) Modernismo       

                     

(  ) Théophile Gautier e Leconte de Lisle.

(  ) Alberto de Oliveira e Alf. Castro.

(  ) Leão de Vasconcelos e Mário da Silveira.

(  )  Jáder de Carvalho, Sidney Netto, Franklin Nascimento e Mozart Firmeza.



A sequência correta da segunda coluna é:

 

Escolha uma:

a. 1, 1, 2, 3.

b. 1,2,2,3.

c. 1,2,1,3.

d. 1,1,2,2.

 

Questão 4

O livro marco no modernismo cearense é:

 

a. O Canto Novo da Raça (1927).

b. O Quinze (1930).

c. Os Sertões (1902).

d. Phantos (1893).

 

Questão 5

São consideradas características do Parnasianismo:

(1) A visão de arte como sinônimo de beleza formal.

(2) O sentimentalismo excessivo.

(3) Os rigores formais na sua composição.

Estão corretos apenas os itens:

 

Escolha uma:

a. 1 e 3.

b. Todos os itens estão corretos.

c. Apenas o item 1.

 d. 1 e 2.

 

 

Gabarito

1- b

2- a

3- a

4- a

5- a

………………………………………

 

Fascículo 08

 

Antes do surgimento da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), os artistas cearenses já atuavam em quais espaços?



a. Livrarias e cinemas.

b. Museus de arte e galerias.

c. Estúdios de fotografia e ateliês. 

d. Bibliotecas e museus.

 

Questão 2

Escolha entre as alternativas abaixo aquela que, obedecendo a sequência do texto, preenche corretamente os espaços.

“Estreou nas páginas de Clã uma nova escritora de____________: Lúcia Fernandes Martins, a única voz feminina do grupo – que também escreveu sob pseudônimo ___________ – esposa de Fran Martins.

Escolha uma:

a. Crônicas e poesias; “Ana Lima”.

b. Poesias e contos; “Dulce Veiga”. 

c. Contos e novelas; “Sandra Lacerda”.

d. Romances e sonetos; “Ana Lacerda”.

 

Questão 3

Além de literatura, cinema, teatro, música e política, a Revista se destinava a?



a. Divulgar as realizações da Secretaria de Cultura do Ceará. 

b.. Apresentar os pintores cearenses.

c. Apresentar os políticos cearenses.

d. Divulgar as realizações da Secretaria de Educação do Ceará.

 

Questão 4

Como se chama o movimento organizado de artistas plásticos, criado em 1941, sob a liderança do artista Mário Baratta?

 

a. Centro Cultural de Belas Artes (CCBA).

b. Sociedade de Cultura Artística (SCA).

c. Centro de Cultura e Arte (CCA).

d. Associação dos Artistas Plásticas do Ceará (AAPC). 

 

Questão 5

Como se chamava a seção que divulgava e tecia comentários sobre eventos e lançamentos de livros?

 

a. Agenda Cultural.

b. Caderno de Arte e Cultura.

c. Mundo das Letras.

d. Vento Sul, Vento Norte. 

 

Gabarito

1- c

2- c

3- c

4- a

5- d

………………………………………

 

Fascículo 09

 

Questão 1

Assinale o item que completa corretamente a lacuna presente na citação a seguir:

 

Chamamos de ____________ os poetas das mais variadas tendências que se revelaram ou firmaram na década que acaba de findar e que apresentam como denominador comum, a intensa pesquisa no sentido do reajustamento da linguagem às solicitações dos novos tempos, e o impulso dinâmico da integração do homem e da poesia no processo histórico em desenvolvimento. (COELHO, 1971, p. 170).

 

a. Geração 40.

b. Geração 60.

c. Concretistas.

d. Modernistas. 

 

Questão 2

Quando e onde aconteceu a primeira mostra de arte concreta brasileira?

 

a. Em 1959, no Clube do Advogado, em Fortaleza.

b. Em 1956, no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo.

c. Em 1957, no IBEU, em Fortaleza. 

d. Em 1956, no MASP (Museu de Arte de São Paulo). 

 

Questão 3

Qual foi dos poetas cearenses o responsável pela inserção do movimento concretista no estado?

 

a. Antônio Girão Barroso.

b. José Alcides Pinto.

c. Pedro Henrique Saraiva Leão.

d. Horácio Dídimo. 

 

Questão 4

“Movimento de ruptura estética que enfatizava o ‘moderno’ em busca do futuro, exaltando a velocidade dos automóveis, os avanços industriais, a eletricidade, o desenvolvimento das metrópoles, das engrenagens dos maquinários.”

A qual movimento esse enunciado está se referindo?



a. Cubismo.

b. Futurismo. 

c. Dadaísmo.

d. Surrealismo.

 

Questão 5

Nelly Novaes Coelho incluiu, no que denominou de “rótulo” Geração de 60, os seguintes grupos:



a. O grupo paulista da Poesia Concreta, o grupo mineiro de Tendência e o movimento Práxis.

b. O grupo paulista da Poesia Concreta, o grupo mineiro de Tendência e o movimento Siriará.

c. O grupo mineiro da Poesia Concreta, o grupo paulista de Tendência e o movimento Práxis.

d. O grupo paulista da Poesia Concreta, o grupo mineiro de Tendência e a Revista O Saco. 

 

 

Gabarito

1- b

2- b

3- b

4- b

5- c

………………………………………

 

Fascículo 10

 

Questão 1

A coletânea O cravo roxo do diabo, organizada pelo escritor cearense Pedro Salgueiro:

 

a. Foi publicada em 2011, reunindo apenas contos fantásticos de diferentes épocas.

b. Foi publicada em 2012 e apresentou um panorama de contos e romances fantásticos da literatura cearense. 

c. Foi publicada em 2012, com esse título, apenas para homenagear o escritor Álvaro Martins, o “Alvarins”, cofundador da Padaria Espiritual e do Centro Literário, que tinha.

d. Foi publicada em 2011 e apresenta um panorama do conto fantástico cearense, bem como trechos de romances e poemas que podem se inserir no gênero.

 

Questão 2

No romance A Casa, de Natércia Campos, a presença do Fantástico se estabelece a partir do momento em que:

 

Escolha uma:

a. A casa demonstra sentimentos, é a personagem protagonista e a narradora de fatos que atravessam gerações. 

b. Os personagens são desprovidos de senso lógico e culpam os ancestrais pelos absurdos que presenciam.

c. O espaço se dilata e o tempo paralisa, de modo que não se tem noção de como os fatos transcorrem.

d. A casa é ameaçada pelas águas da represa que será construída.

 

Questão 3

O conto “O Homem de Neandertal”, de Rubens de Azevedo, mostra que o gênero fantástico pode se configurar:

 

a. Num assassinato concretizado após ameaças.

b. Na escolha por um personagem arqueólogo.

c. Na iminência de um atentado fatal.

d. Na ruptura da fronteira entre o presente e o passado. 

 

Questão 4

A definição mais tradicional do gênero Fantástico afirma que ele se configura por meio da “hesitação do leitor em ‘aceitar’ ou não os fenômenos narrados”. Tal definição foi elaborada pelo/a teórico/a:

 

a. Irene Bessiére.

b. Roger Callois.

c. Tzvetan Todorov. 

d. Louis Vax.

 

Questão 5

De acordo com a crítica Nelly Novaes Coelho, o romance de Emília Freitas:

a. Descarta elementos do folclore nordestino e se afirma como uma narrativa documental.

b. É um romance essencialmente fantástico. 

c. Mostra uma preocupação crucial com os valores cristãos.

d. Tem elementos do gótico, do naturalismo e do regionalismo.

 

Gabarito

1- d

2- a

3- d

4- c

5- d

………………………………………

 

Fascículo 11

 

Questão 1

Antes que o cordel se consolidasse no Ceará, algumas personalidades se utilizaram de poemas de estrutura cordelística para detratarem seus inimigos através dos jornais. Entre elas, estava Marcos Franco Tranquilo, pseudônimo utilizado por:

 

a. Manoel Felipe de Castelo Branco (ou Padre Verdeixa).

b. Padre Verdeixa (ou Rodolfo Teófilo).

c. Rodolfo Teófilo ou (Américo Facó). 

d. Américo Facó (ou Patativa do Assaré).

 

Questão 2

Sobre a literatura de cordel brasileira, é correto afirmar que:

a. O cordel produzido no Brasil é exatamente o mesmo que veio da Europa, sem alterações.

b. A região Centro-Oeste foi o berço da implantação no Brasil do cordel vindo da Europa.

c. Recife, capital de Pernambuco, veio a se consolidar como o principal polo de impressão dos folhetos populares no século XIX.  

d. Do Piauí, partiram para Recife ainda no século XIX alguns dos poetas pioneiros do cordel brasileiro, como Santaninha e Silvino de Pirauá.

 

Questão 3

Que poeta ligado ao ambiente místico de Juazeiro do Norte motivou-se a ler quando, aos 13 anos, se encantou com o poema Alonso e Marina (de Leandro Gomes de Barros) que enrolava uma barra de sabão comprada pelo avô?

a. Manoel Caboclo.

b. Expedito Sebastião da Silva.

c. José Bernardo da Silva.

d. João de Cristo-Rei.


  

Questão 4

Qual era o apelido do oficial da Guarda Nacional João André Teixeira Mendes (1781-1874), contra quem o padre Verdeixa redigiu um célebre ABC?

 

a. Canoa Doida.

b. Canela Preta.

c. Marcos Tranquilo.

d. Zé Melancia. 

 

Questão 5

Devido à qualidade e variedade de sua obra, como veio a ser considerado o paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918)?

 

a. O poeta-cantador.

b. O pai da literatura de cordel brasileira. 

c. O poeta-empresário.

d. O pai da xilogravura nordestina.

 

 

Gabarito

1- c

2- c

3- a

4- b

5- b

………………………………………

 

Fascículo 12

 

 

Gabarito

1-

2-

3-

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Um comentário:

  1. 12-
    1.O Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAISPaic) tem como objetivo:
    Escolha uma:
    a. A elevação da qualidade a apenas da leitura de todos os alunos da rede municipal.
    b. A elevação da qualidade apenas da escrita de todos os alunos da rede municipal.
    c. A elevação da qualidade da leitura e escrita de todos os alunos da rede municipal.
    d. A diminuição da evasão de todos os alunos da rede municipal.

    2. Qual foi o primeiro escritor cearense que publicou uma obra destinada ao público infanto-juvenil?


    Escolha uma:
    a. Joaquim Manoel de Macêdo.
    b. Quintino Bocaiúva.
    c. Saldanha Marinho.
    d. Juvenal Galeno.
    3. Qual foi uma das primeiras editoras do estado com mais de 30 anos de exercício que ajudou escritores e escritoras na travessia em começar a escrever também para o público infantojuvenil?


    Escolha uma:
    a. Armazém da Cultura.
    b. Edições Demócrito Rocha.
    c. Editora Dummar.
    d. Editora Premius.
    4. uvenal Galeno, com o seu livro Canções da escola (1871), escreveu a primeira obra destinada ao público infanto-juvenil. Além disso, é correto afirmar que ele:


    Escolha uma:
    a. Era a favor da palmatória, esse brutal recurso da inépcia do magistério.
    b. Foi inspetor na Instrução Pública e adotava a palmatória como método disciplinar.
    c. Acreditava que para resolver todo tipo de mal comportamento ou mesmo disciplinar as crianças, elas teriam apenas que cantar.
    d. Acreditava que a disciplina era mais importante e necessária do que a literatura.
    5. Sobre a Coleção Paic Prosa e Poesia, marque a opção correta:

    Escolha uma:
    a. A coleção é organizada a partir de concursos públicos anuais de seleção de obras de escritores e ilustradores cearenses com o objetivo de elevar a qualidade da leitura e da escrita de alunos da rede municipal.
    b. A coleção é organizada a partir de uma publicação independente, na qual escritores e escritora imprimem a própria obra em gráficas-editoras.
    c. A coleção é organizada a partir de uma publicação em livro digital a fim de incentivar a leitura a partir do uso das novas tecnologias.
    d. A coleção é organizada com um número pequeno de escritores e escritoras e também com uma tiragem de livros muito pequena, inferior a 1.000 exemplares.
    Gabarito:
    1. c
    2. d
    3. b
    4. c
    5. a

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