terça-feira, 31 de agosto de 2010

Futuro simples: will, shall, be going to

SIMPLE FUTURE – WILL (FUTURO SIMPLES)


O futuro é uma forma verbal comumente utilizada para expressar eventos que ainda não aconteceram, estando estes situados depois do ato de fala, ou da escrita. O futuro simples em inglês é construído pelo verbo modal ou auxiliar will, ou pelo menos comum shall, seguido do verbo principal no infinitivo, sem to.

O simple future é formado da seguinte maneira: Will + verbo principa.Os usos mais comuns:


· Falar sobre uma decisão que está sendo tomada no momento da fala. Ex: I’ll give you the money right now. (Eu te darei o dinheiro agora mesmo).


· Fazer uma oferta. Ex: I’ll get the money. (Eu darei o dinheiro).


· Fazer uma predição sobre o futuro. Ex: You’ll be very rich. (Você será muito rico).


· Fazer um pedido. Ex: Will you ask them to be quiet? (Você pedirá a eles para ficarem quietos?).


· Recusar alguma coisa. Ex: No, I won’t be quiet. (Não, eu não ficarei quieto).


· Fazer uma promessa, ameaça, dar um aviso ou um comando. Ex: I’ll call the teacher. (Eu chamarei o professor).


· Fazer um convite. Ex: Will you join us tonight? (Você se juntará a nós esta noite?).


· Falar a respeito de acontecimentos sobre os quais você não está totalmente certo. Neste caso, usa-se advérbios que indicam probabilidade, como: perhaps (talvez), maybe (talvez), certainly (certamente), probably (provavelmente), it’s possible/probable that... (É possível, provável que) Ex: I’ll probably be late tomorrow. (Eu provavelmente estarei atrasado amanhã).

Geralmente são acompanhados por alguns advérbios ou locuções adverbiais, como: tomorrow, soon, next month/week/year, in a few days, in a short time, in hours...

Observação: é possível usar shall para expressar o futuro, seguido de verbo no infinitivo sem to. O Shall é mais usado para as primeiras pessoas (I e We). Quando usado para as demais pessoas dá ênfase à frase. Ex: I will go, he shall. (quer dizer que eu irei à algum lugar, mas o fato de ele também ir merece ser detacado.)


FUTURE – BE GOING TO


O futuro também pode ser expressado pela forma Be going to e para utilizá-la é necessário conjugar o verbo to be de acordo com a pessoa a que o verbo se refere e acrescentar o verbo principal no infinitivo.

O be going to pode ser usado para:

l Falar de planos que foram feitos com antecedência. Ex: I'm going to buy a car next month. (Eu vou comprar um carro mês que vem).

2 Fazer previsões num futuro próximo. Ex: I think it's going to rain. (Eu acho que vai chover).

3 Também pode ser usado com a palavra probably (provavelmente) Ex: I probably going to talk with her. (Eu provavelmente vou falar com ela).

Embora a combinação entre going to e o verbo to go seja possível, ela deve ser evitada. Como alternativa utiliza-se o present continuous.

http://www.sofi.com.br/node/873 31/08/2010 20:44



Nenhum comentário:

Postar um comentário