segunda-feira, 19 de março de 2012

Gadget, firewall e ADSL

A ADSL, ou“Asymmetric Digital Subscriber Line” (Linha Digital Assimétrica para Assinante), é um tipo de tecnologia que, usando uma linha telefônica comum, permite ao usuário transferir digitalmente dados em alta velocidade.

A razão de essa tecnologia ser “assimétrica” está no fato de existir uma diferença significativa entre as taxas de download (recebimento) e upload (envio).

Por que com a ADSL é possível falar ao telefone enquanto se navega?

Porque a tecnologia ADSL divide a linha telefônica em três canais digitais, sendo um para voz, outro para download e o último para upload. É como se você tivesse que passar três coisas diferentes por um cano sem misturá-las (por exemplo: água, farinha e milho), e pusesse uma divisória em forma de “Y” dentro do cano.
Quais as diferenças entre a ADSL e a ADSL2/2+?

Basicamente a velocidade e a tecnologia. Enquanto a ADSL pode chegar a taxas de download de 8 Mbps (megabytes por segundo), a ADSL 2/2+ chega até 24 Mbps, no entanto, ambas têm o mesmo limite máximo de upload: 1 Mbps.

Por que a velocidade de upload delas é igual?

A equipe que desenvolveu a ADSL2/2+ decidiu aumentar somente a taxa de download (sem alterar a taxa de upload), pois de acordo com o perfil de tráfego típico dos usuários de ADSL, 1 Mbps seria o suficiente para suas necessidades.

http://www.tecmundo.com.br/roteador/1298-o-que-e-adsl-.htm
19/03/2012, 15:44
..........................................
Por Felipe Karas em 21 de Agosto de 2008
A palavra firewall é constantemente encontrada em textos que tratam de assuntos relacionados à segurança do computador. Mas afinal, o que é esse tal de firewall? Vamos começar pelo significado da palavra. Firewall em português é o mesmo que parede corta-fogo, um tipo de parede, utilizada principalmente em prédios, que contém o fogo em casos de incêndio. O firewall da informática faz jus ao nome, funcionando de maneira análoga ao mecanismo de contenção de fogo. Ao invés de barrar o avanço deste, ele age interceptando e impedindo a difusão de conexões não autorizadas e/ou nocivas em uma rede.

Como funciona?

Um firewall trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras. Este determina qual o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas. Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a sua rede, ou até mesmo um único computador ligado à Internet, e você possuir um firewall configurado adequadamente, o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.

Tipos

Os firewalls podem se apresentar sob duas formas: software e hardware. A primeira, mais comum, são programas que o usuário instala na máquina para realizar o controle das conexões, tanto as que entram, como as que saem. Como exemplo, temos os aplicativos Comodo Personal Firewall, ZoneAlarm e Ashampoo FireWall.

Já sob a forma de hardware, temos equipamentos específicos que reforçam a segurança de uma rede. Esses geralmente são empregados em redes de grande porte, principalmente em empresas que necessitam de mais segurança a suas máquinas, uma vez que são equipamentos nem um pouco baratos. Uma versão um pouco mais simples de firewall em hardware pode ser encontrada em modems roteadores, como esses utilizados em conexões ADSL.

Embora utilizar os dois tipos seja o ideal para reforçar a segurança de uma rede, dispor de um bom software e navegar com cautela pela Internet são medidas triviais que ajudarão, e muito, a impedir que o seu computador — ou rede — seja invadido por um hacker.
http://www.tecmundo.com.br/firewall/182-o-que-e-firewall-.htm
19/03/2012, 15:46
......................................
O que é Gadget? E Widget, é a mesma coisa?
Muitas dúvidas a respeito dessas duas palavrinhas? Chegou a hora de dirimi-las.
Por Fabio Eduardo Amaral em 16 de Abril de 2009
Problemas com a tradução de algumas palavras sempre existiram e sempre existirão, que o digam os nomes de alguns filmes. Quando o termo faz parte do universo tecnológico, às vezes é melhor mantê-lo em seu idioma original para evitar empecilhos – como chamar os wares (software, hardware etc.) de wares, mesmo, e não chamar o mouse de “ratinho”.

Gadget e Widget são dois exemplos clássicos de termos que não foram traduzidos para facilitar sua compreensão. Mas há um problema: se já é difícil entender o conceito de algumas palavras e expressões quando elas estão em nossa língua nativa, imagine a dificuldade que existe, para algumas pessoas, em assimilar as que estão em línguas estrangeiras.

Inspector Gadget!

Quem é um pouquinho mais velho certamente se lembra do Inspetor Bugiganga, personagem de desenho animado que fez algum sucesso na década de 90 e que dispunha de diversos aparatos para solucionar os casos. Pois bem: seu nome original (em inglês) é “Inspector Gadget” – dessa forma podemos associar o termo Gadget com bugiganga, geringonça, enfim: uma espécie de apetrecho tecnológico.

Esse contexto nos permite entender a função que o termo ocupa nesse mundo (o tecnológico), qual seja: classificar um dispositivo complexo, desenvolvido com a melhor tecnologia disponível no momento e que tem por fim facilitar as tarefas de quem o utiliza. Equipamentos como iPhones, tocadores mp3 e PDAs são considerados Gadgets.

Já no universo da informática, Gadgets referem-se a miniaplicativos desenvolvidos para tornar mais simples a vida dos usuários – tanto no oferecimento de informações úteis quanto na melhoria de serviços pré-existentes. Os Google Gadgets são um ótimo exemplo.

Inspector Widget?

Muitas pessoas acham que Gadget e Widget significam a mesma coisa, o que é um equívoco. Apesar de ambos terem finalidade semelhante (simplificação), Widgets referem-se a programas (leves, na maioria das vezes) que se tornam “atalhos” para serviços e utilidades. Ao invés de acessar alguma página na internet a cada vez que quiser saber o clima da sua cidade ou checar a cotação de alguma moeda, que tal ter essas informações disponíveis diretamente na sua área de trabalho e em tempo real? Pois bem: basta instalar os Widgets correspondentes e voilà! Lembrando, ainda, que também existem Widgets para dispositivos móveis e para sites, com função análoga à dos para desktops.
http://www.tecmundo.com.br/1959-o-que-e-gadget-e-widget-e-a-mesma-coisa-.htm
19/03/2012, 16:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário