terça-feira, 8 de julho de 2014

Paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova – Ceará: Pastoral das Exéquias (modelo de roteiro)


Paróquia Div. Espír. Santo – M. Nova – Ce

Pastoral Das Exéquias - Celebração Da Esperança

1. CANTO INICIAL - Salmo 23/22

A. Pelos prados e campinas verdejantes, eu vou / É o Senhor que me leva a descansar. / Junto às fontes de águas puras, repousantes, eu vou! / Minhas forças o Senhor vai animar.

Refrão: Tu és Senhor, o meu Pastor. / Por isso, nada em minha vida faltará! (bis)

B. Nos caminhos mais seguros junto dele, eu vou! / E pra sempre, o seu nome eu honrarei. / Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! / Segurança sempre tenho em suas mãos.

C. No banquete em sua casa, muito alegre, eu vou! / Um lugar em sua mesa, me preparou. / Ele unge minha fronte e me faz ser feliz. / E transborda a minha taça em seu amor.

D. Co’alegria e esperança caminhando eu vou! / Minha vida está sempre em suas mãos. / E na casa do Senhor, eu irei habitar e este canto para sempre irei cantar!

 

2. Presidente: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Resposta: Amém.

Presidente: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

Resp.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Presidente: Meus irmãos, estamos reunidos para rezar por este(a) irmão(ã) xxxx que terminou sua caminhada na terra. Queremos agora professar nossa fé na ressurreição e elevar nossas preces ao Deus da vida, para que xxxx. seja acolhido(a) na festa da eternidade ao lado dos justos.

 

3. Leitor 1: Ó Deus – glória dos fiéis e vida dos justos – que nos redimistes pela Páscoa do vosso Filho Jesus, concedei a vosso(a) servo(a) xxxxx que, tendo professado de algum modo sua fé no mistério da ressurreição – consciente ou inconscientemente – participe, agora, da plenitude da vida na glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor. Resp.: Amém.

 

4. CÂNTICO: Porque ele vive – Pe. Zeca

A. Deus enviou seu Filho amado, / para morrer no meu lugar / Na cruz pagou por meus pecados, / mas o sepulcro vazio está / Porque Ele vive.

Refrão: Porque ele vive, / eu posso crer no amanhã / Porque ele vive, / temor não há / Mas eu bem sei, / que o meu futuro / Está nas mãos do meu Jesus / Que vivo está

B. Um dia, eu vou cruzar os rios / e verei então, um céu de luz / E verei que lá, em plena glória, / vitorioso, vive e  reina / O Meu Jesus

 

5. Leitor 2: Deus, nosso Pai misericordioso, em vós os mortos vivem novamente e os santos exultam de felicidade. Concedei a vosso(a) filho(a) xxx. o prêmio de vossos santos. Livre dos laços da morte, contemple a vossa face na luz da ressurreição em Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.  Resposta: Amém.

 

6. Ato penintencial: Confesso a Deus todo poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões. Por minha culpa, minha tão grande culpa e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso senhor. Deus todo poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém

7. CÂNTICO - Com minha mãe

Com Minha Mãe estarei, / na Santa glória um dia, / junto à virgem Maria,  / no céu triunfarei.

Refrão: No Céu, no céu, / com minha mãe estarei (2x)

 

8. Primeira Leitura: (2Coríntios 5, 1.6-10)

Irmãos: Sabemos que, se a nossa habitação terrestre, esta tenda em que vivemos, for dissolvida, possuímos uma casa que é obra de Deus, uma eterna morada nos céus, que não é feita pela mão humana. Por isso, somos sempre cheios de coragem, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, estamos exilados, longe do Senhor, pois caminhamos pela fé e não pela visão.

Cheios dessa confiança, preferimos sair do corpo para irmos habitar junto do Senhor. Exatamente por isso nos esforçamos, que tenhamos de sair dele, em lhe ser muito agradáveis, Com efeito, é necessário que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba o que mereceu quer de bem ou de mal.

Leitor: Palavra do Senhor. Resposta: Graças a Deus.

 

9. Salmo Responsorial: 130 (129)

Resposta: Confia minh’alma no Senhor, / Nele está minha esperança.

A. Das profundezas eu clamo a vós Senhor, / Escutai a minha voz! / Vossos ouvidos estejam bem atentos / Ao clamor da minha prece!

B. Se levardes em conta nossas faltas, / Quem haverá de subsistir? / Mas em vós se encontra o perdão, / Eu vós temo e em vós espero.

C. No Senhor ponho a minha esperança, / Espero em sua palavra./ A minh’alma espera no Senhor / Mais que o vigia pela aurora.

D. No Senhor se encontre toda graça / E copiosa redenção. / Ele vem libertar a Israel / De toda a sua culpa.

 

10. Segunda Leitura – (Romanos 15, 12-14. 18-22)

Ora, se se prega que Jesus ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns de vós que não há ressurreição de mortos? Se não há ressurreição dos mortos, nem Cristo ressuscitou. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

Também estão perdidos os que morreram em Cristo. Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima. Mas não! Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que morreram! Com efeito, se por um homem veio a morte, por um homem vem a ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão.

Leitor: Palavra do Senhor. Resposta: Graças a Deus.

 

11. CÂNTICO - Vossa Palavra, Senhor - Frei Luiz Turra

A vossa Palavra, Senhor é sinal de interesse por nós. (bis)
A. Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor.  

B. É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.

C. Neste encontro da Eucaristia aprendemos a grande lição.

 

13. EVANGELHO: Pres.: O Senhor esteja convosco.

Resposta: Ele está no meio de nós.

+Proclamação/Aclamação do Ev. de J.C.(João, 11,17-27)

Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia  quatro dias. Betânia  ficava a uns três Km de Jerusalém. Muitos judeus vieram à casa de Marta para as consolar pelo irmão.

Quando Marta soube da chegada de Jesus, foi encontra-lo.

Maria ficou sentada em casa enquanto Marta disse a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Todavia, sei que o que pedirdes a Deus, ele to concederá.”

Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”

Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia.”

Então Jesus disse: “EU SOU a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”

Respondeu ela: “Sim, Senhor; creio firmemente que és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.”

Presidente: Palavra da Salvação.

Resposta: Glória a vós senhor

 

14. CREDO: Professemos nossa Fé: Creio em Deus Pai...

 

15. CÂNTICO - Segura na mão de Deus

A. Se as águas do mar da vida quiserem te afogar/ Segura na mão de Deus e vai/ Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar/ Segura na mão de Deus e vai

Refrão: Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, / pois ela, ela te sustentará/ Não temas segue adiante e não olhes para trás/ Segura na mão de Deus e vai

B. Se a jornada é pesada e te cansas da caminhada/ Segura na mão de Deus e vai Orando, jejuando, confiando e confessando/ Segura na mão de Deus e vai

C. O Espírito do Senhor sempre te revestirá/ Segura na mão de Deus e vai / Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará/ Segura na mão de Deus e vai

 

16. PRECES: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

Leitor 1: Irmãos, rezemos confiantes ao Senhor, que, por sua ressurreição, nos garante a vida em plenitude

Leitor 2: Cristo, Filho do Deus vivo, que ressuscitastes vosso amigo Lázaro, ressuscitai para a vida da vossa glória eterna nosso(a) irmão(ã) xxxxx.

Leitor 3: Cristo, consolador dos aflitos, que, ao restituir a vida à filha de Jairo, enxugastes as lágrimas de seus parentes, consolai hoje os que choram com saudade a morte de nosso (a) irmão (ã) xxxxxxx.

Leitor 4: Cristo, vós que ressuscitastes da morte ao terceiro dia, concedei aos nossos falecidos a vida eterna.

Leitor 5: Cristo, que nos prometestes um lugar na casa do Pai, concedei a morada do céu aos fieis que vos serviram na terra e a consolação para os que nesta terra ainda estão.

Outras intenções...

 

17. CÂNTICOPelos prados e campinas – Pe Zezinho

A. Pelos prados e campinas verdejantes eu vou / É o Senhor que me leva a descansar / Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou / Minhas forças o Senhor vai animar
Refrão: Tu és, Senhor, o meu pastor / Por isso nada em minha vida faltará / Tu és, Senhor, o meu pastor / Por isso nada em minha vida faltará (nada faltará)

B. Nos caminhos mais seguros junto d'Ele eu vou / E pra sempre o Seu nome eu honrarei / Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou / Segurança sempre tenho em suas mãos

C. Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou / Um lugar em Sua mesa me preparou / Ele unge minha fronte e me faz ser feliz / E transborda a minha taça em Seu amor

D. Com alegria e esperança caminhando eu vou / Minha vida está sempre em suas mãos / E na casa do Senhor eu irei habitar / E este canto para sempre irei cantar

 

18. Presidente: Inclinai, Senhor, vosso coração às preces que de nosso coração, ao implorarmos misericórdia para vosso(a) filho(a) xxxx. Acolhei-o(a) com ternura no convívio de todos os Santos e aumenta a fé de teu povo. Isto vos pedimos, por Cristo, nosso Senhor. Resposta: Amém.

 

19. PAI NOSSO: rezemos a oração universal

 

20. Presidente: Ó Pai de misericórdia, em vossas mãos entregamos xxxxx. na firme esperança de sua ressureição no último dia com todos os adormecidos em Cristo. Não lhe pesem suas faltas terrenas. Abri-lhe as portas do paraíso e consolai-nos com a certeza de nos encontrarmos todos no céu em Cristo, nosso Senhor. Respos: Amém.

(Aspersão e/ou incensamento do corpo)

Leitor 1: Com fé e esperança na vida eterna e na ressureição da carne, recomendamos ao Pai de misericórdia xxxx. que já descansa na paz de Cristo, longe das preocupações humanas. (Momento de Silêncio)

Leitor 2: Santos de Deus, vinde em seu auxilio; Anjos do Senhor, recebei na glória eterna xxxx. Resposta: Amém.

Leitor 3: Cristo, nosso Senhor, te chamou, Ele te acolha no paraíso para o descanso eterno. Resposta: Amém.

Leitor 4: Daí-lhe, Senhor, o repouso eterno e consolação sem fim. Resp.: E brilhe para ele(a) vossa luz.

Leitor 5: Descanse em Paz. Resp.: Amém.

 

21. CÂNTICO - Noites Traiçoeiras – Pe Marcelo Rossi

A. Deus está aqui neste momento / Sua presença é real em meu viver / Entregue sua vida e seus problemas / Fale com Deus, Ele vai ajudar você

B. Deus te trouxe aqui / Para aliviar o teu sofrimento / É Ele o autor da Fé / Do princípio ao fim / Em todos os seus tormentos

Refrão: E ainda se vier noites traiçoeiras / Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo / O mundo pode até fazer você chorar / Mas Deus te quer sorrindo

C. Seja qual for o seu problema / Fale com Deus, Ele vai ajudar você / Após a dor vem a alegria / Pois Deus é amor e não te deixará sofrer

 

22. CÂNTICOCom minha mãe estarei – Mª do Rosário

A. Com minha mãe estarei / na santa glória um dia / Ao lado de Maria / no céu triunfarei

Refrão: No céu, no céu / com minha mãe estarei (bis)
B. Com minha mãe estarei / aos anjos se ajuntando / Do onipotente ao mando / hosanas lhe darei

C. Com minha mãe estarei / e então coroa digna / de mão tão benigna / feliz receberei

D. Com minha mãe estarei / E sempre neste exílio / de seu piedoso auxílio / com fé me valerei

Nenhum comentário:

Postar um comentário