Para pensar e agir contra a evasão e a reprovação
ALVES, Benedito F.
Uma escola não deve ser um lugar de martírio nem para o professor
nem para o aluno, mas um espaço de construção. Dessa maneira,
imaginar a existência da reprovação, da evasão e do abandono é
imaginar algo contrário à função do professor que ensina e do
aluno que aprende. Não se trata aqui de afirmar ou indicar uma
atitude de camuflagem dos resultados ou de uma ampla construção
artificial de situações para que haja promoção sem aprendizagem.
Da mesma forma que a morte é a definitiva e/ou abrupta interrupção
da vida, a reprovação, o abandono e a evasão são a consequência
de um conjunto de falhas sistêmicas, isto é, são o resultado de
ações que culminaram no insucesso do aluno e, consequentemente da
família e da escola.
Segundo dados da SEDUC-CE, a escola Egídia contava em 2009 com um
conjunto de 1.514 alunos matriculados. Deste total, 15,5% abandonaram
os bancos escolares.
Os dados de 2016 da secretaria da pioneira escola Egídia indicam a
necessidade de um contínuo trabalho para que o aluno não seja
excluído das práticas escolarizadas vigentes.
-
Indicadores (2016)QuantidadesMatriculados1016Reprovados91Evadidos152
Já em 2017, o esforço da escola consolidou um quadro melhor em
relação ao ano anterior
-
Indicadores (2017)Quantidades
Matriculados
991Reprovados
69Evadidos
117
O fracasso do aluno é um combustível para o aumento das taxas de
desemprego, quantidade de trabalhadores escravizados pela
informalidade ou pelo subemprego. Fatalmente, o aluno que abandona a
escola terá uma carga muito maior de problemas a serem enfrentados
na busca de uma vaga no mundo da faculdade ou no mercado de trabalho.
O mais grave é que a sociedade urbana contemporânea é organizada
em torno do saber institucionalizado pelo mundo da escola. Assim, é
necessário um contínuo trabalho em torno das taxas de rendimento e
das taxas de fluxo sob pena de o aluno de hoje ser o integrante de
amanhã da fila do seguro desemprego ou mais um dependente dos
programas de redistribuição de renda como os famosos (e cada vem
mais insuficientes) “bolsa-escola” e “bolsa-família.
Apesar de parecer difícil, é interessante saber que, segundo
Portilho (2012):
As taxas
de rendimento
são o grupo de taxas que avaliam o aluno quanto ao preenchimento ou
não dos requisitos de aproveitamento e frequência ao final de um
ano letivo. Elas são calculadas com base nas taxas de aprovação,
de reprovação e de abandono. Já as taxas
de fluxo ou de transição escolar são
um grupo de taxas que avaliam a progressão dos alunos entre anos
letivos consecutivos; constituem-se pelas taxas de promoção, de
repetência e de evasão. Isso explica as diferenças entre termos
que comumente confundimos:
abandono X evasão
escolar e reprovação
X repetência.
No caso da escola Egídia, é ponto pacífico ser dever de todos os
alunos, pais e professores conscientes de seu papel social trabalhar
diariamente para que os fantasmas da reprovação e da evasão não
continuem a oprimir e destruir o sonho de construção de uma genuína
condição de cidadania que cada um deve lutar de forma colaborativa
para alcançar de forma gradual.
Referências
Escola
Egídia. Governo do estado do
Ceará> Disponível em:
http://ww8.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2009/04/EEFM_EGIDIA_CAVALCANTE_CHAGAS.pdf
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