quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Egídia Cavalcante Chagas - Feira de Ciências 14 09 2018 (modelo para banner)

EEM EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS
FEIRA DE CIÊNCIAS

Orientador: Mestrando João Filho (MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA – UECE)
Alunos:
Experimentos de baixo custo para o ensino de conceitos físicos sobre pêndulo simples na Educação Básica

INTRODUÇÃO
Experimentos com o pêndulo simples comprovam que se fosse ideal (sem perdas de energia), o movimento  pode acontecer infinitamente sem parar. Duas bolinhas que participam de uma experiência com o pêndulo simples comprovam que há transformação da energia mecânica em energia sonora, entre outras.
Por isso, estudar sobre o pếndulo simples com experimentos de baixo custo é uma oportunidade de refletir e aprofundar sobre conceitos de mecânica que rodeiam a humanidade e fazem parte do currículo da educação básica.

OBJETIVO
Desenvolver o senso de reflexão sobre conceitos da física em torno do pêndulo simples que os alunos da edcuação básica costumam estudar sem suficiente ou regular comprovação prática e teórica para seu desenvolvimento enquanto sujeitos pensantes.

DESENVOLVIMENTO
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa m; a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas.
Conservação da energia mecânica: A bolinha da extremidade erguida armazena energia potencial gravitacional. Solta, ela cai por causa da gravidade, e a energia é transformada em energia cinética  (movimento).
Conservação do momento linear: quando a bolinha atinge sua vizinha, há transferência de energia linear para a outra;
Ação e reação: o choque entre as bolinhas apresentam ação e reação (terceira lei de Newton);

METODOLOGIA
Pesquisa bibliográfica e leitura de sites especializados e artigos científicos



IMAGENS

Resultados
A experimentação física e matemática de estudantes da educação básica comprovam que o experimento com o pêndulo simples contribui para uma avaliação mais ampla de conceitos da mecânica.


CONCLUSÃO
Toda ciência deve trazer melhorias para a vida das pessoas porque o fundamento de uma pesquisa científica é o desenvolvimento das potencialidades da humanidade.
No caso do ensino de Física para a educação básica, experiemtos de baixo custo permitem que os alunos possam interagir com conceitos abstratos e consigam realizar a integração entre os aspectos matemáticos, aspectos físicos, éticos e aplicados das ciências.
O trabalho com o pèndulo simples é um exemplo de como professores e alunos podem aliar o rigor científico e a construção metodológica do saber.


REFERÊNCIAS
ARNOLD, Francisco J.; ARTUR, Rangel., BRAVO-ROGER, Leonardo L. Estudo do amortecimento do pêndulo simples: uma proposta para aplica cão em laborat orio de ensino. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v33n4/11.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2018.

MENDES, Mariane. Pêndulo de Newton no ensino de Mecânica. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/pendulo-newton-no-ensino-mecanica.htm. Acesso em 05 de seetembro de 2018.

SANTIM, Diógenes. Relatorio de fisica - pendulo simples (11). Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAek2MAF/relatorio-fisica-pendulo-simples-11.  Disponível em


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