terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Egídia revisão de português - substantivo, artigo, numeral, verbo, adjetivo e pronome - 04 02 2020


Egidia Cavalcante Chagas

Substantivos coletivos
abelhas: enxame, colmeia, abelhal
alho: réstia
alunos: turma, classe, alunato
animais: fauna, bando, pandilha, piara
atores: elenco, companhia, trupe
automóveis: frota

Substantivos abstratos (Razão, raiva, medo, certeza, folga, vitória)
Adjetivos pátrios (cearense, italiano, capixaba, europeu)
Artigos definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas)
Numerais multiplicativos (dobro), fracionários (metade), ordinais (primeiro), cardinais (doze), coletivos (dúzia)
Verbos: presente, passado e futuro
………………………………………………………...
Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o.

A moça era bonita. Ela morava comigo. [substituição do nome]
A moça que morava comigo era bonita! [referência ao nome]
Essa moça morava nos meus sonhos! [qualificação do nome]
……………………………………………………….
Há pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.
……………………………………………………………...
Pronomes pessoais
A - Retos (sujeito da frase)
1ª pessoa – eu (singular / nós (plural)
2ª pessoa – tu (singular) / vós (plural)
3ª pessoa – ele/ela (singular) / eles/elas (plural)

B - Oblíquos (complementos verbais ou nominais) átonos ou tônicos
1ª pessoa – me, mim, comigo (singular) / nos, conosco (plural)
2ª pessoa – te, ti, contigo (singular) / vos, convosco (plural)
3ª pessoa – o(s), a(s), se, si, lhe(s)

C - Pronomes de tratamento
Vossa Alteza - V. A. - Vossa alteza
Vossa Eminência - V. Ema.(s) – Cardeais
Vossa Reverendíssima - V. Revma.(s) - sacerdotes e bispos
Vossa Excelência - V. Ex.ª (s) - altas autoridades e oficiais-generais
Vossa Magnificência - V. Mag.ª (s) - reitores de universidades
Vossa Majestade - V. M. - reis e rainhas
Vossa Santidade - V. S. - papa
Vossa Senhoria - V. S.ª (s) - tratamento cerimonioso

Possessivos
1ª pessoais: meu(s), minha(s) – SING. / nosso(s), nossa(s) – PLUR.
2ª pessoa: teu(s), tua(s) – SING. / vosso(s), vossa(s) - PLURAL
3ª pessoa: seu(s), sua(s) – singular e plural

Demonstrativos
Próximo e presente: este(s), esta(s), isto
Longe e futuro: esse(s), essa(s), isso
Distante no tempo/espaço: aquele(s), aquela(s), aquilo

Indefinidos - Variáveis (todo(s), algum, alguns) e invariáveis (nada, ninguém)

Relativos - que, quem,o qual, onde, quanto, cujo

Interrogativos - que, quem, qual (e variações), quanto (e variações).

https://duvidas.dicio.com.br/coletivos-lista-de-substantivos-coletivos/
https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf44.php
https://www.todamateria.com.br/pronomes-obliquos/
……………………………………………………………

Nenhum comentário:

Postar um comentário