terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Escola Egídia Cavalcante Chagas - Período Composto - Rocicleudo

E. E. M. EGÍDIA CAVALCANTE CHAGAS
PROFESSOR: ROCI MARIANO
NOME: _________________________________

01. Classifique as orações coordenadas sindéticas sublinhadas abaixo:

a - Não tenha dúvidas, pois eu a ajudarei.  
__________________________________________
b - Saía, mas evitava sempre aquela rua escura.
__________________________________________
c - Ou tu falas com elas, ou espera que a chamem.
__________________________________________
d - As toalhas balançam, logo está ventando.
__________________________________________
e - Fique parada, pois assim fica difícil maquiá-la.
__________________________________________
f - Volte logo, que já está na hora do jantar.
__________________________________________
g - Comprei um carro novo e fui passear.
__________________________________________
h – Eles são casados, contudo não se amam.
__________________________________________
I - Vá agora, pois o ônibus parte em uma hora.
__________________________________________
j - O dia está belo, portanto devemos aproveitá-lo.
__________________________________________
k - Apareça, pois a reunião será importante.
__________________________________________
L – As meninas estudavam e trabalhavam.
__________________________________________
m - As empregadas não se mexiam nem olhavam.
__________________________________________
n – Seja aluno, seja professor, deve ser responsável.
__________________________________________
o – O discurso é lindo, entretanto não nos motiva.
__________________________________________

02. Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações coordenadas.

I. Oração coordenada sindética conclusiva.
II. Oração coordenada sindética explicativa
III. Oração coordenada sindética aditiva.
IV. Oração coordenada assindética.
V. Oração coordenada sindética adversativa.
VI. Oração coordenada sindética alternativa.

a) ( ) Eu não vou comer hambúrguer, nem tomar refrigerante.
b) ( ) Eu queria ficar no litoral, mas tenho que trabalhar amanhã.
c) ( ) Os anos passavam, a responsabilidade crescia.
d) (   ) Irei de avião ou pegarei um ônibus.
e) ( ) Ficou doente, por isso não comparecerá à reunião.
f) (  ) Ela estava comemorando porque foi aprovada.

03. O período composto por coordenação é retratado por orações que não mantêm dependência sintática entre elas, isto é, somente são ligadas pelo uso da conjunção.
Elabore  uma oração para cada modalidade solicitada:
a- aditiva
__________________________________________
__________________________________________
b- adversativa
__________________________________________
__________________________________________
c- alternativa
__________________________________________
__________________________________________
d- explicativa
__________________________________________
__________________________________________
e- conclusiva
__________________________________________
__________________________________________

04. Em: “Ela foi atropelada, e não saiu ferida”, a oração destacada é coordenada sindética.
a) Aditiva.
b) Adversativa.
c) Conclusiva.
d) Explicativa.
e) Alternativa.

05. Coloque C (certa) ou E (errada) para as alternativas em que a oração em destaque foi INCORRETAMENTE analisada:

a (  ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
b (  ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
c ( ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética)
d (  ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
e ( ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
f ( )  O guerreiro armou-se E FOI À GUERRA.  (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
g ( ) Discutiram, MAS NÃO CHEGARAM A NADA. (Oração Coordenada Sindética Adversativa)
h ( ) A música se aviva, O RITMO TORNA-SE IRRESISTÍVEL, FRENÉTICO, ALUCINANTE. (Oração (Coordenada Assindética)
i ( ) Trabalhou E NAO RECEBEU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
j (  ) Eu o considero; QUERO, POIS, CONTAR-LHE UM SEGREDO. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
 k ( ) QUER EM CASA, quer no trabalho ela é aplicada. (Oração Coordenada Sindética Alternativa)

06.  Complete as orações com as conjunções adequadas.

Logo –   porque  –   mas  -   e


a) Não fomos à escola......................... estava chovendo. (explicação)
b) Explicou o exercício diversas vezes, ................... eu não entendi. (oposição)
c) Conversei um pouco ............... fui embora. (aditiva)
d) A prova foi fácil, ................. serei aprovado. (conclusão).
e) Não fale alto....................... estamos num hospital. (explicação)
f) Estudei muito, ................. tirei nota ruim. (oposição)
g) Estou aqui ............................ gosto de estudar. (explicação).

07. Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando-se os períodos seguintes:
I – Não caía um galho, não balançava uma folha
II – O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.
III – O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame.

Nota-se que existe coordenação assindética em:
a) I apenas.
b) II apenas.
c) I e II apenas.
d) I e III.
e) Nenhum deles.

08. Assinale as alternativas corretas quanto às relações coesivas estabelecidas pelas conjunções em destaque no período composto.
a) ( ) Ele é inteligente e estuda muito. - Sentido aditivo
b) ( ) Ele é inteligente, mas estuda muito. - Sentido conclusivo.
c) ( ) Ele é inteligente, logo estuda muito. - Sentido adversativo
d) ( ) Ele é inteligente, porque estuda muito. - Sentido explicativo

09. Assinale a opção em que o período é construído de orações coordenadas assindéticas.
a) “Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial”.
b) “Não sou poeta e estou sem assunto”.
c) “Ao fundo do botequim, um casal de pretos acaba de sentar-se numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos”.
d) “O pai se mune de uma caixa de fósforo, e espera”.
e) “A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo”.

10. Em relação à classificação das orações coordenadas sindéticas destacadas, assinale a alternativa incorreta.
a) Ela não só foi a primeira, mas também foi a mais aplaudida. (aditiva)
b) Fale agora ou permanecerá calado para sempre. (conclusiva)
c) Eu queria convencê-lo, mas os argumentos não foram suficientes. (adversativa)
d) Cumprimente-o, pois hoje venceu mais uma etapa de sua vida. (explicativa).

11. Explique as relações existentes entre os fatos expressos nos períodos compostos seguintes.

a) Ele já se mudou, porque sua casa está vazia.
Exemplo: relação de explicação

b) Fique calmo, que tudo dará certo.
__________________________________________

c) É milionário e vive pedindo fiado.
__________________________________________

d) Muitos deputados ausentaram-se intencionalmente da votação; sua ausência deve ser visto como uma tomada de posição, pois.
__________________________________________

e) Não fale amanhã, pois temos de tomar decisões importantes.
__________________________________________

f) Faça bem feito ou terá de fazer de novo.
__________________________________________
........................................................................................................................

Gabarito
01. Classifique as orações coordenadas sindéticas sublinhadas abaixo:
a- Não tenha dúvidas, pois eu a ajudarei. oração coordenada sindética explicativa
b - Saía, mas evitava sempre aquela rua escura. oração coordenada sindética adversativa
c - Ou tu falas com elas, ou espera que a chamem. oração coordenada sindética alternativa
d - As toalhas balançam, logo está ventando. oração coordenada sindética conclusiva
e - Fique parada, pois assim fica difícil maquiá-la. oração coordenada sindética explicativa
f - Volte logo, que já está na hora do jantar. oração coordenada sindética explicativa
g - Comprei um carro novo e fui passear. oração coordenada sindética aditiva
h – Eles são casados, contudo não se amam. oração coordenada sindética adversativa
i - Vá agora, pois o ônibus parte em uma hora. oração coordenada sindética explicativa
j - O dia está belo, portanto devemos aproveitá-lo. oração coordenada sindética conclusiva
k - Apareça, pois a reunião será importante. oração coordenada sindética explicativa
L – As meninas estudavam e trabalhavam. oração coordenada sindética aditiva www.acessaber.com.br
m - As empregadas não se mexiam nem olhavam. oração coordenada sindética aditiva
n – Seja aluno, seja professor, deve ser responsável. oração coordenada sindética alternativa
o – O discurso é lindo, entretanto não nos motiva. oração coordenada sindética adversativa

02.
a) (III)
b) ( )
c) (IV )
d) ( VI )
e) ( )
f) ( II )

03. pessoal

04.B

05. Coloque C (certa) ou E (errada) para as alternativas em que a oração em destaque foi INCORRETAMENTE analisada:
a (  E  ) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
b (  C  ) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
c (  C  ) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética)
d (  C  ) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
e (  C  ) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
f (  C   )  O guerreiro armou-se E FOI À GUERRA.  (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
g ( C   ) Discutiram, MAS NÃO CHEGARAM A NADA. (Oração Coordenada Sindética Adversativa)
h (  C  ) A música se aviva, O RITMO TORNA-SE IRRESISTÍVEL, FRENÉTICO, ALUCINANTE.  (Oração   Coordenada Assindética)
i ( E   ) Trabalhou E NAO RECEBEU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
j (   ) Eu o considero; QUERO, POIS, CONTAR-LHE UM SEGREDO. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
 k ( C   )QUER EM CASA, quer no trabalho ela é aplicada. (Oração Coordenada Sindética Alternativa)

06. a) porque; b) mas; c) e; d) logo; e) porque; f) mas; g) porque

07. c

08. A e D

09. c

10. b

11. Explique as relações existentes entre os fatos expressos nos períodos compostos seguintes.
a) Ele já se mudou, porque sua casa está vazia. R.: relação de explicação
b) Fique calmo, que tudo dará certo. R.: relação de explicação
c) É milionário e vive pedindo fiado. R.: relação de adversidade
d) Muitos deputados ausentaram-se intencionalmente da votação; sua ausência deve ser visto como uma tomada de posição, pois. R.: relação de conclusão
e) Não fale amanhã, pois temos de tomar decisões importantes. R.: relação de explicação
f) Faça bem feito ou terá de fazer de novo. R.: relação de alternância

Nenhum comentário:

Postar um comentário