sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Escola Egídia Cavalcante Chagas - Funções da linguagem para o ensino médio


Escola Egídia Cavalcante Chagas

Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade [...] não faz comentários, nem avaliação. […] o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, […]. Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos [...]. Exemplo: “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. O Popular, 16 out. 2008.
Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada […] na primeira pessoa. […]. é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico. Exemplo: “Porém meus olhos não perguntam nada. / O homem atrás do bigode é sério, simples e forte./ Quase não conversa./Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode.” (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)
Função conativa ou apelativa: O objetivo é de influenciar, [...] o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faça!) ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa (Você não pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!). [...] é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade. Por exemplo: Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos!
Função metalinguística: [...] quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, [...]. Veja: “Pegue um jornal / Pegue a tesoura. / Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. / Recorte o artigo.” Trecho: “Para fazer um poema dadaísta”.
Função fática: O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.
Quando estamos em um diálogo, por exemplo, e dizemos ao nosso receptor “Está entendendo?”, estamos utilizando este tipo de função ou quando atendemos o celular e dizemos “Oi” ou “Alô”.
Função poética: O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.
Por exemplo: “negócio/ego/ócio/cio/0”
Poesia acima “Epitáfio para um banqueiro”, José de Paulo Paes.
Por Sabrina Vilarinho - Graduada em Letras
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01 - Classifique a função de linguagem predominante:

a) Me prenda, me abraça e não saia / Aceito esse emprego de cobaia / Me prenda, me abraça e não saia / Aceito esse emprego de cobaia
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b) Respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência.
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c) A música representa uma visão de mundo emotiva e subjetiva.
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d) Venha até o feirão da pracinha principal e compre seu carro novo.
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https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoes-linguagem.htm

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