quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Verbos em espanhol

VERBOS - VERBOS
Verbo é a palavra que expressa estados, ações, sensações, sentimentos, fenômenos, mudanças ou processos dos seres e dos acontecimentos. O verbo apresenta flexão de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª e 3ª), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo. Há ainda as formas nominais de infinitivo, gerúndio e particípio) e tempo (presente, pretérito e futuro).
Assim como no português, no espanhol há três conjugações verbais, que se definem pelas terminações dos verbos no infinitivo AR, ER, IR:
Conjugação
1ª AR
hablar-cantar-bailar
2ª ER
comer-vender-temer
3ª IR
vivir-partir-escribir

1. Classificação dos verbos (Classificación de los verbos)

Regulares
Dizemos que um verbo é regular quando seu radical é invariável e suas terminações obedecem os modelos da conjugação a que ele pertence, em todos os tempos, pessoas e modos.

Observe que todos os verbos que pertencem à mesma conjugação, quando conjugados no mesmo tempo verbal e na mesma pessoa, mantêm as suas raízes e também as terminações, e por isso são ditos regulares.

Irregulares
Dizemos que um verbo é irregular quando em alguma(s) de suas formas ocorrem alterações no radical ou na terminação ou em ambos. Pode haver irregularidades no:

Irregularidades no radical
Irregularidades na terminação
Irregularidades no radical e na terminação

Defectivos
Denominam-se defectivos ou incompletos os verbos que não se conjugam em todos os tempos e pessoas devido a significado, estrutura, ausência de sujeito, etc. Alguns deles empregam-se somente no infinitivo, no particípio passado ou na 3ª pessoa.
São verbos defectivos: soler (costumar), atañer (incumbir, corresponder), yacer (jazer), placer (aprazer), acontecer, balbucir (balbuciar), preterir, concernir, etc. Aqueles que expressam fenômenos da natureza: nevar, llover, tronar (trovejar), amanecer, anochecer, etc.

Reflexivos
Os verbos reflexivos são aqueles que expressam uma ação praticada e recebida pelo sujeito. Conjugam-se com os pronomes reflexivos me, te, se, nos, os, se e no infinitivo aparecem sempre acompanhados do pronome se, constituindo uma só palavra (lastimarse, vestirse, etc.).
Juanito se lamenta.

Muitos verbos que se conjugam na forma reflexiva podem também ser conjugados como não reflexivos, ou seja, apresentar um complemento direto ou uma construção intransitiva. Esses verbos podem ter o mesmo significado ou não, quando conjugados numa ou noutra forma.

Acordar / acordarse
Los gerentes acordaron que la huelga sería interrumpida. (Os gerentes concordaram que a greve seria interrompida.)
* acordar - não reflexivo: significa fazer, chegar a um acordo, concordar.
No me acuerdo de haberlo invitado. (Não me lembro de tê-lo convidado.)
* acordarse - reflexivo: significa lembrar-se, recordar-se.

Auxiliares
São verbos que perdem total ou parcialmente ser significado próprio ao formar tempos compostos, voz passiva e locuções verbais.
Os tempos compostos formam-se com o verbo auxiliar conjugado + particípio do verbo principal. O verbo auxiliar determina o tempo em que a ação do verbo principal ocorre. Em espanhol, somente o verbo haber serve como auxiliar na conjugação de tempos compostos.
He hecho todo el trabajo sola. (Fiz todo o trabalho sozinha.)

Na voz passiva o verbo ser mostra seu caráter auxiliar.
Los chicos fueron raptados anoche. (Os meninos foram raptados ontem a noite.)

As locuções verbais são muito comuns na língua espanhola e formam-se com um verbo auxiliar conjugado, seguido de um infinitivo, gerúndio ou particípio passado.
Están llorando ahora. (Estão chorando agora.)

http://www.soespanhol.com.br/conteudo/verbos.php
03/11/2010, 06:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário