sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Gravidês - Embarazo - pregnancy

Gravidez

Gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião dentro da mulher. Começa quando o espermatozóide do homem fecunda o óvulo e este se implanta na parede do útero e termina no momento do nascimento. Uma gravidez normal dura cerca de 39 semanas, ou 280 dias, contando a partir do início do último período menstrual. Às vezes, as mulheres dão à luz antes da data esperada, o que resulta numa criança prematura.

Com um mês de idade, o embrião tem pouco mais de meio centímetro de comprimento e está envolto por uma bolsa cheio de líquido, a bolsa amniótica, que o protege contra dessecação e eventuais choques mecânicos.

Trimestres da gravidez

Embrião. As 40 semanas de gravidez se dividem em três semestres. O bebê que está se desenvolvendo, recebe o nome de embrião durante as oito primeiras semanas; depois é chamado de feto. Todos os seus órgãos importantes se desenvolvem durante o primeiro trimestre. As náuseas e os vômitos são freqüentes nas gestantes, em especial durante as manhãs. Os seios aumentam de volume e ficam sensíveis e seu peso começa a aumentar.

No segundo trimestre, o feto já tem uma aparência humana reconhecível e cresce com rapidez. A gravidez da mãe é evidente, tanto externa como internamente. Seu ritmo cardíaco e pressão sanguínea aumentam para adaptar-se as necessidades do feto.

No terceiro trimestre, os órgãos do bebê amadurecem. As probabilidades de sobrevivência do feto aumentam a cada semana que permanece no útero - a maioria das crianças prematuras nascidas no início do terceiro trimestre sobrevive. A mulher grávida tende a sentir calor e incômodos durante a gravidez. Seu sono, muito importante nesse momento, pode ser alterado.

Feto no 1º Trimestre

1º trimestre de gravidez.

Vilosidades coriônicas

A superfície da bolsa amniótica é recoberta por projeções chamadas vilosidades coriônicas, que penetram no endométrio. Ao redor das vilosidades formam-se lacunas onde circula o sangue materno. Assim ocorrem trocas entre o sangue do embrião, que circula nas vilosidades, e o sangue materno, que circula nas lacunas. Alimento e gás oxigênio passam do sangue da mãe para o do filho, enquanto excreções e gás carbônico fazem o caminho inverso.

Placenta

A partir do segundo mês de vida embrionária, a maior parte das vilosidades coriônicas regride. Resta, porém, uma região onde a implantação das vilosidades no endométrio é mais profunda. Nesse local terá origem a placenta.

O embrião se comunica com a placenta através de um cordão revestido de pele, o cordão umbilical, no interior do qual existem duas artérias e uma veia. As artérias levam sangue do corpo do embrião até a placenta, enquanto a veia traz o sangue da placenta para o embrião.

Hormônios e gravidez

O embrião recém-implantado na parede do útero informa a sua presença ao corpo da mãe por meio de um hormônio, a ganodotrofina coriônica, produzido principalmente nas vilosidades coriônicas.

A presença de ganodotrofina coriônica no sangue da mulher grávida estimula a atividade do corpo lúteo, de modo que as taxas de estrógeno e de progesterona não diminuem, como normalmente ocorreria no final do ciclo menstrual. Com isso, a menstruação não ocorre, o que é um dos primeiros sinais de gravidez.

No início da gestação, o nível de ganodotrofina coriônica no sangue eleva-se a ponto desse hormônio ser eliminado na urina da mulher. Os testes de gravidez, à venda nas farmácias, detectam a presença de ganodotrofina coriônica na urina.

A partir do quarto mês de gravidez o corpo amarelo regride, mas a mucosa uterina continua presente e em proliferação, graças à produção de estrógeno e progesterona pela placenta, então já completamente formada. A placenta continuará a produzir estrógeno e progesterona em quantidades crescentes até o fim da gravidez.




http://www.webciencia.com/11_12gravidez.htm
31/12/2010, 17:09
...........................................................................................

Se ha observado un incremento de adolescentes menores de 18 años embarazadas, lo que indica que la población joven a medida que pasa el tiempo se embaraza cada vez más.

La adolescencia es un estadio de integración y elaboración de experiencias vividas, en el cual se inicia la transformación corporal hacia la madurez física y ocurren una serie de cambios a nivel intelectual, emocional y social. La OMS la define como el período de la vida en el cual el individuo adquiere la capacidad de reproducirse, transita de los patrones psicológicos de la niñez a la adultez y consolida su independencia económica.

Adolescencia temprana: Entre los 10 y los 14 años. Ocurren la mayoría de los cambios biológicos.

Adolescencia media: Entre los 15 y los 17 años. Predomina la interrelación sociológica.

Adolescencia tardía: Entre los 18 y los 21 años. Predomina la interrelación social.

http://www.embarazada.com/Etapas016.asp
31/12/2010, 16:46
.....................................................................................


El Primer Mes


Para las mujeres con un ciclo de 28 días, alrededor del día 14 del ciclo menstrual, sale uno de los óvulos maduros de su ovario y pasa a la Trompa de Falopio donde la concepción tendrá lugar.La mujer puede experimentar manchado o sangrado en el momento en que el huevo se implanta en su útero. Ahora es un tiempo bueno para comenzar hábitos saludables, con una dieta especial para el embarazo, a base de frutas frescas y verduras, hacer ejercicio acorde, empezar a tomar ácido fólico adicional y dejar de fumar, dejar de beber alcohol y dejar de usar medicamentos no necesarios o no permitidos en el embarazo.

El útero empieza a aumentar de tamaño y sus paredes internas se hacen más gruesas para anidar el embarazo, el cuello uterino se ablanda, la placenta y el cordón umbilical comienzan a formarse, comienza a aumentar la gonadotropina coriónica humana y su detección en la orina da pruebas de embarazo positivas.

Una pera.

No hay menstruación, ligeras molestias en la pelvis, cansancio, aumento de las secreciones vaginales, posibles nauseas y vómitos, necesidad de orinar con más frecuencia.

Tu atención está centrada en cambios corporales, cambios del humor, sentimientos contradictorios acerca de la maternidad.


http://www.embarazada.com/Etapas003.asp
31/12/2010, 16:50
...............................................................................................................

Packing for LABOUR

by divya on December 7, 2009

labour

Packing your Hospital Bag well in Advance

Are you nearing your delivery due date? Are you left with just a week or so? Then it’s the right time to plan on packing your bag for the big event- “LABOUR”. This might be a neglected part for most of the pregnant women as they might be really busy worrying or thinking about their labour or child birth. Let me tell you something, Do Not Panic instead get excited. Actually packing your bag might be the best diversion infact! Trust me it works! So let’s get started…

Labour bag

Prepare a List of items that should get inside your Hospital Bag

Things that should get inside your Hospital Bag

  • You need to stay at the hospital for a day or so, in that case you might require a tooth brush and tooth paste.
  • Comb and your cosmetics
  • Massaging oils to relieve your stress
  • Your towel that might come in handy when you take a shower.
  • A dress thats comfy for you during your labour.
  • After birth you might have to change your dress as the one you were wearing earlier will get dirty. Do keep in mind even after childbirth you might still look like a 6 months old pregnant women. So choose you outfits accordingly.
  • A soft outfit for your new born baby.
  • A breastfeeding bra.
  • If you were referring to any books on pregnancy or any handy tips from your childbirth lessons then take them too alone with you.
  • Music might be great source of relaxation. So carry your Ipods, CD Player or MP3′s with you.
  • Your mobile and calling cards.
  • Pillows that is comfy for you.
  • Cameras, handy cam and batteries
  • Carry a water bottle for the ice.
  • Sanitary napkins just in case you require them after childbirth.


http://www.maxim-energy.com/
31/12/2010, 16:57
--------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário