domingo, 7 de agosto de 2011

Agosto é mês das vocações

Mês de agosto: Mês Vocacional

“Vivei uma vida digna da vocação para a qual fostes chamados” (Ef 4,1). Este desafio feito por Paulo na carta aos Efésios se torna atual na nossa vida de cristão, de modo especial, neste mês de agosto em que celebramos o mês vocacional. Desde 1983 a Igreja no Brasil celebra agosto como mês vocacional. Nestes 28 anos, em sintonia com a caminhada da Igreja no Brasil, a Pastoral Vocacional tem procurado estimular o serviço às vocações, realizando Congressos Vocacionais em âmbito Nacional: I Congresso Vocacional do Brasil (1999) com o tema: “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio”; II Congresso Vocacional do Brasil (2005) com o tema: “Igreja, povo de Deus a serviço da vida”; III Congresso Vocacional do Brasil (2010) com o tema: “Discípulos Missionários a serviço das vocações”. Além de dois Anos Vocacionais: O I ano Vocacional, em 1983, com o tema: “Vem e segue-me” e o II Ano Vocacional, em 2003, com o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”.

Este ano, de modo especial, temos como tema do mês vocacional o valor a vida: “Anunciar a Palavra que gera a vida!”, e o lema: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10). A Igreja quer dar continuidade ao tema refletido durante a quaresma deste ano. Deus é o gerador de todo o tipo de vida, pois foi pela Sua Palavra que tudo foi criado, inclusive a cada um de nós. No começo tudo foi criado pela Palavra de Deus, hoje as únicas criaturas que ouvem a voz do Senhor somos nós, seres humanos, as primícias da criação. E quando ouvimos a Voz do Senhor, precisamos responder com a vida e com o coração. Daí é que vem a nossa vocação!!!

O lema é um convite a fazer da nossa vocação um serviço a Deus e aos irmãos: “Eu vim para que todos tenham vida”. Só poderá responder com fidelidade e liberdade à vocação a qual foste chamado a pessoa que se deixar tocar pelo Senhor, que se dispuser a caminhar com Jesus. Sem caminhada não há chamado, não existe vocação. Não há como seguir a Jesus se o nosso coração experimentar a vida que Ele veio para nos dar. Jesus é quem nos chama e nos convida a uma vocação que transformará o nosso mero fazer numa missão de amor pelo Seu reino.

Jesus nos provoca neste mês a estarmos diante d’Ele em oração, escuta, intimidade e amor. deixar o nosso coração se incendiar de amor pelo Seu coração e responder com liberdade e fidelidade à vocação à qual Ele nos chamou. E a primeira vocação que recebemos como cristãos é o da SANTIDADE. Todos nós batizados somos chamados à Santidade, sem exceção. Faz parte de nossa essência de cristãos sermos santos. Façamos da nossa vida uma resposta a este chamado de Deus para sermos santos nos dias de hoje. Fácil não é, nunca foi e nem será, mas temos algo em que podemos acreditar: “Jesus veio para nos dar uma vida plena”.

Prof. Dieikson de Carvalho

Pastoral da Comunicação

Postado por: Dieikson , em 03/08/2011 Artigo nº: 1196 Categoria: Artigos Titulo do Artigo: Mês de Agosto: Mês Vocacional


http://www.paroquiasantanadelavras.com.br/artigo/mes-de-agosto-mes-vocacional
07/08/2011, 14:14

...........................
O Dia do Padre - 115 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Dom Zeno

Em todos os anos, o mês de agosto é para nós católicos o mês das vocações, onde nós refletimos sobre a vocação no padre (no 1º domingo), sobre o pai, sobre a vida religiosa, sobre a vocação do leigo e a vocação do catequista (na ordem, a cada domingo).

O primeiro domingo é dedicado ao dia do padre por causa da celebração da memória de São João Maria Vianey, que celebramos no dia 04 de agosto, e neste ano celebramos os 150 anos da morte do Santo Cura d´Ars e por isso mesmo, o nosso Papa instituiu o Ano Sacerdotal, por ser Vianey o Padroeiro de todos os padres.

Este domingo, dia do Padre, e todo este Ano Sacerdotal querem nos lembrar a importante e decisiva missão do sacerdote, na vida da Igreja e na celebração dos sacramentos. É certo que o sacerdócio está vinculado com a Eucaristia desde aquela noite, da quinta-feira santa. Jesus instituiu a Eucaristia e, para que houvesse a continuidade, na mesma hora ordenou os doze primeiros sacerdotes, com as famosas palavras: “Fazei isto em memória de mim”. Assim podemos dizer que nasceu o sacerdócio do contexto do amor, logo após o lava-pés, e na véspera de sua paixão, demonstrando também o vínculo com o Sacrifício da Cruz, que sempre de novo renovamos na Eucaristia.



http://www.mitranh.org.br/s1/index.php?option=com_content&view=article&id=1134:o-dia-do-padre-115&catid=17:voz-da-diocese&Itemid=37
07/08/2011, 14:49

Um comentário:

  1. Olha é sempre com grande prazer que visito este blog e cada vez mais me surpreendo com tantos assuntos importantes que o mesmo contem. Falar de vocação (chamado de Deus) é uma coisa bastante importante crêr que Deus em sua infinita misericordia tem um chamado todo espcial para cada um de nós é realmente algo muito bom de saber!
    Como dizia Papa João PauloII, " Não devemos ser indecisos diante da possibilidade e agradar a Deus em primeiro lugar", acredito que mesmo com todas estas violências Deus tenha um chamado todo especial para cada um de nós. Basta que possamos abrir mais os olhos para que só assim consigamos entender este chamado todo ESPECIAL DE DEUS para nossas vidas.
    Então estas são minhas palavras espero não estar tomando epaço no seu blog, mas semre que puder estarei aqui comentando este blog que tem este toque do amo de Deus tão grande!

    ResponderExcluir