sexta-feira, 19 de agosto de 2011

XVI Semana Universitária da UECE - 2011

XVI Semana Universitária
(Inter)nacionalização da Ciência e da Educação

Importante: Submissões de resumos até o dia 31/08/2011

A universidade, como instituição, tem uma história de 10 séculos. A UECE, como organização, avança pelo meio de sua 3ª década. Mas nossa juventude injeta criatividade na instituição e o sentimento do tempo de experiência da instituição injeta um emaranhado de complexidades em nossa organização. Além disso, precisamos considerar as inter-determinações entre a universidade e o meio social concreto no qual atua, para o qual presta serviços e contas, do qual retira as condições de sobrevivência.

Nossa tarefa, nesta 16ª Semana Universitária da UECE, é dimensionar, compreender e projetar soluções para o desafio da internacionalização. Se os seres humanos migram, buscando trabalho e conhecimento, redefinindo relações sociais, culturais e econômicas, portanto psicológicas, intelectuais e científicas, a superação dos limites da tribo, do clã, do reino, da família, do país e da língua constituem ingentes necessidades civilizatórias. Mas como crescer de modo harmônico, cultura e natureza, individual e coletivo, nação e planeta? Como fazer com que os benefícios das novas escalas dos processos de produção de riqueza e de saber sejam equânimes, includentes, sem concentração em minorias privilegiadas?

Por meio do 20º Encontro de Iniciação Científica; do 16º Encontro de Pesquisadores; do 13º Encontro de Iniciação Artística; do 10º Encontro dos Comitês de Ética e de Biossegurança; da 2ª Oficina de Estágio Docência; da 1ª Oficina dos Grupos de Pesquisa e da 1ª Oficina de Pesquisa do Instituto do Movimento Operário-IMO a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa coordena a realização de uma extraordinária tarefa de nossa UECE e se solidariza com as demais Pró-Reitorias no esforço comum de apresentar um panorama completo de sua produção acadêmica anual.

As Semanas Universitárias da UECE, cuja história se inicia em 1996, constituem um painel científico, uma feira e uma festa. Que todos se digam bem vindos uns aos outros e vamos celebrar a alegria de um bom trabalho.

UECE - Universidade Estadual do Ceará XVI Semana Universitária - 2011

http://semanauniversitaria.uece.br/semana/login.jsf
19/08/2011, 14:18
......................................................................


Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior
Fundação Universidade Estadual do Ceará
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Núcleo de Pesquisa

XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE
XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
XVII ENCONTRO DE PESQUISADORES

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1. Por ocasião da inscrição on-line, o aluno ou pesquisador deverá submeter o resumo do trabalho, informando seus dados, o do orientador e os do trabalho, informando ainda se concorrerá a premiação oral ou painel.
2. Os alunos que fazem parte dos Programas de Iniciação Científica da UECE (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI, FUNCAP, IC-UECE e PROVIC) deverão, obrigatoriamente, apresentar o trabalho relacionado ao seu projeto, em qualquer das modalidades.
3. Qualquer aluno de graduação da UECE ou de outra instituição de nível superior poderá submeter trabalhos em qualquer das modalidades, desde que seja orientado por pesquisador qualificado.
4. Os alunos de mestrado e doutorado que concluíram o primeiro e o segundo ano dos respectivos cursos deverão apresentar, obrigatoriamente, um trabalho durante o encontro de pesquisadores, em qualquer das duas modalidades.
5. Todos os professores da UECE são convidados a divulgar seus trabalhos de pesquisa na forma de apresentação oral.
6. Os participantes deverão estar no local determinado para afixação dos pôsteres ou apresentação oral no horário determinado pela organização do evento.
7. Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico da XVI Semana Universitária, composto pelos membros da Câmara de Pesquisa da UECE e por pareceristas ad hoc.
8. Os trabalhos inscritos serão distribuídos por área segundo a classificação pelo CNPq e disponível no endereço http://www.cnpq.br/areasconhecimento/
9. Os certificados do evento serão impressos a partir dos dados fornecidos no ato do cadastramento dos resumos. A Coordenação da Semana Universitária não se responsabilizará por erros de digitação (falta de autores, erros nos nomes dos autores, do título etc) ocasionados no envio do cadastramento do resumo. No caso de serem detectados erros na impressão dos certificados por falha de processamento da Coordenação da XVI Semana Universitária, as solicitações para correções dos certificados deverão ser feitas na Secretaria de Pesquisa da PROPGPq.
10. Lembramos ainda que o nome do primeiro autor do trabalho deverá ser escrito somente uma única vez, no local indicado no formulário de inscrição do trabalho.

............................


NORMAS PARA CONFECÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os resumos inscritos na XVI Semana Universitária deverão estar de acordo com a norma ABNT (NBR 6028:2003), devendo ser do tipo informativo, como definido na mesma.
Leia atentamente as instruções abaixo, antes de escrever e submeter seu resumo:
Instruções para confecção de resumos:
1. O resumo deve ser precedido pelo título do trabalho, que não deve possui mais que 20 palavras.
2. O resumo deve ser completo, ter no mínimo 150 palavras e no máximo 500 e conter: introdução, objetivos, metodologia, tratamento metodológico ou material e métodos, resultados e conclusões. Incluir submissão ou aprovação do respectivo Comitê (CEUA, CEP ou CTNBio)
3. O resumo deve ser escrito em um único parágrafo, com frases concisas e afirmativas, na forma direta e no passado, destacando a importância do assunto, o objetivo do trabalho, como foi realizado, os resultados alcançados com dados específicos e seu significado estatístico (se possível) e as principais conclusões, isto é, apresenta todas as seções do artigo sob forma condensada. NUNCA começar o resumo pelos objetivos do trabalho.
3.1. Devem ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários.
Instruções para submissão:
1. O professor ou estudante devem preencher e atualizar seu cadastro no formulário eletrônico disponível no endereço: http://www.uece.br/semanauniversitaria/
2. O estudante de graduação ou pós-graduação, no ato da submissão do resumo, deverá indicar o nome do orientador que deverá estar devidamente cadastrado no sistema. Lembrar que os nomes do autor principal e do orientador não deverão constar como co-autores, uma vez que já constam obrigatoriamente como autores do resumo.
3. Os resumos submetidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação deverão ser lidos e aprovados pelos respectivos orientadores, para somente então serem submetidos ao processo de seleção. Essa aprovação será feita por meio do sistema eletrônico da Semana Universitária.
4. No caso de resumos nos quais os professores são os autores principais, a sua submissão para o Encontro de Pesquisadores dispensa os passos indicados anteriormente.
5. Os resumos passarão por processo de seleção pelo Comitê Científico da XVI Semana Universitária.
6. Os critérios de seleção estão disponíveis nas normas gerais do evento no endereço http://www.uece.br/semanauniversitaria/
7. Os conceitos e opiniões no trabalho são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Comitê Científico da XVI Semana Universitária.
8. A submissão do resumo pelo autor principal implica na sua aceitação pelos demais autores.
9. Cada trabalho poderá ter no máximo cinco co-autores, além do autor principal e do orientador.
Comissão Organizadora
................................



INSTRUÇÕES PARA A CONFECÇÃO DE PÔSTER
Os painéis devem ser confeccionados em uma única unidade com canaleta e cordão.
Dimensão: O poster deve possuir 0,90 m de largura por 1,20 m de altura.
ESTRUTURA DO PAINEL:
Título: O título deve ser o mesmo utilizado no resumo, e deve ser escrito em letras maiúsculas de modo a permitir sua leitura a uma distância de 1 m 50 cm.
Embaixo do título, e com letras menores, devem aparecer os nomes dos autores por extenso, do laboratório/coordenação, centro, instituição, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
Corpo do pôster: Sugere-se que seja feito com o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas etc.). As conclusões poderão ser itemizadas.
O pôster deverá conter os seguintes itens:
- Introdução (breve descrição dos fundamentos teóricos)
- Objetivos (obrigatório)
- Método (obrigatório), incluir tratamento estatístico e aprovação no respectivo Comitê (CEP, CEUA ou CIBio)
- Resultados (obrigatório)
- Conclusões (obrigatório)
- Apoio Financeiro (obrigatório para os projetos financiados por órgão de fomento)
IMPORTANTE: Os dados apresentados devem, obrigatoriamente, ser compatíveis com o resumo originalmente enviado. Porém, são aceitas atualizações como, p.ex., aumento do tamanho da amostra, novas conclusões etc.
INSTRUÇÕES PARA FIXAÇÃO DO PÔSTER
Os pôsteres deverão ser afixados nos dias e horários estabelecidos pela Comissão Organizadora da XVI Semana Universitária. Os autores devem chegar ao local da apresentação, pelo menos, 10 minutos antes do horário estabelecido.
...................................


XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE
NORMAS PARA TRABALHOS COMPLETOS CONCORRENTES À PREMIAÇÃO
Os trabalhos inscritos no XX Encontro de Iniciação Científica da XVI Semana Universitária concorrentes à premiação deverão seguir as seguintes instruções:
1. Regras gerais de apresentação:
1.1. Formato
O texto deve ser digitado em folha tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) e conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo tabelas e figuras.
1.2. Elementos pré-textuais
A primeira folha deve conter o título em português e inglês (fonte Arial 18 para o título em português e Arial 14, para o título inglês), nomes completos dos autores, resumo e abstract do trabalho. As filiações institucionais (Laboratório, Coordenação de Curso, Centro/Faculdade e Universidade) dos autores devem ser indicadas em notas de rodapé na primeira página do artigo.
O resumo do trabalho deve ser o que foi submetido eletronicamente para o XX Encontro de Iniciação Científica. Utilizar fonte Arial 9 espaçamento 1,5. O resumo deve ser seguido por uma lista de três palavras-chave, separadas entre si por ponto. O abstract deve ser uma versão em inglês do resumo em português, com o mesmo limite de tamanho e deve conter três keywords.
1.3. Elementos textuais
A fonte do corpo do texto deve ser Arial 12, com espaçamento 1,5.
O trabalho deve conter os seguintes elementos textuais: Introdução (que deve apresentar ao final os objetivos do estudo), Material e Métodos, Tratamento Metodológico ou Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.
1.4. Citações e referências bibliográficas
As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data, e devem ser utilizadas ao longo de todo o trabalho.
As referências, listadas em folha separada, deverão estar em ordem alfabética, por autor, de acordo com a norma NBR 6023:2002 da ABNT.
2. Instruções para submissão:
2.1. No momento da submissão do resumo do trabalho o participante deverá indicar no formulário que pretende participar da premiação.
2.2. Após a submissão do resumo estará disponível para o autor um formulário eletrônico para submissão do trabalho completo.
2.3. Os artigos deverão estar de acordo com as regras gerais de apresentação referidas s no item 1.1, e deverão ser submetidos em arquivo separado no formato PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário