sábado, 27 de agosto de 2011

Minha rotina

É possível escrever em inglês com um mínimo de vocabulaŕio.
Acreditem.

I always wake up at 06:00 am and my day starts very fast. My two daughters sleep while my wife and I have breakfast. I love a little running before mu breakfst becaus e I work all day long. Generally, at 06:45 am (fifteen to seven) I ride my Honda XLR to my younger daughter's school so I run very fast to my work, a state school near my home at Morada Nova downtown. I have only twenty minutes in my morning to relax among my five hours of work. It's an electric job but it's much better than others. Teaching teenagers from rural and urban enviroments is an unique experience. At 09:50 am, my two last classes start and sometimes I look at me and I look a tired man. Nowadays, I work 60 hours/week in the morning, in the afternoon and at night. Always I wait a moment to drink water, to go to a bathroom, to see the sky and to be a little alone. At half past eleven, I finish my job but I come back to my home at fifteen to twelve. I generally have lunch at midday very fast. I cann't waist any minute in my life, because I work very hard and I dream with posgraduated studies at UFC because the Brazilian public basic educational system don't respect their teachers enough. At a quarter to thirteen, I come back to Egídia, the school where I teach.

English Teacher's Portfolio

Curso on-line gratuito de inglês administrado pelo Conselho britânico



English Teacher's Portfolio


Is a unique self-study language improvement programme, specifically designed to help Brazilian teachers of English develop listening and speaking skills.
ETP focuses on pronunciation and vocabulary development. There are also teaching tips and all from a Brazilian context.

É um programa único de auto-aprendizado para aprimoramento da língua, especialmente desenvolvido para ajudar os professores brasileiros de Inglês a desenvolverem suas habilidades de listening e speaking.
ETP é voltado ao desenvolvimento da pronúncia e vocabulário. Também estão disponíveis dicas e tudo sobre o contexto brasileiro de ensino.

http://www.britishcouncil.org.br/etp/


27/08/2011, 10:57

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Greve dos professores estaduais do Ceará

A força dos movimentos sociais e sindicais precisa ser respaldada por um conjunto de forças sociais legítimas e constituídas soberanamente como rege a Constituição Federal vigente.
Nossos parlamentares e o poder judiciário até agora tem adotado uma postura muita silenciosa. E isso é ruim para a categoria dos trabalhadores.
Senhores parlamentares, do alto de seus salaŕios e regalias honrem o voto popular. O compromisso do Legislativo deve ser para com o povo e não para com o chefe do Executivo.
Senhores representantes do poder judiciário, pesem a balança para o lado do trabalhador ao menos desta vez. Não decretem a ilegalidade da greve como assim ocorreu com a polícia civil cearense (multada e martirizada por causa de salários retidos).
Senhores políticos, sigam uma máxima e trabalhem por amor e não por dinheiro.
................................
Ata reunião do comando de greve dos professores da educação básica estadual com o governador do estado
E-mail
Imprimir

25 Agosto 2011

Aos vinte e cinco dias do mês de agosto, do ano de dois mil e onze, na sala de reuniões do Palácio da Abolição, às dezenove horas, teve inicio a reunião do Comando de Greve do Sindicato-APEOC com o Governador do Estado, Cid Gomes.

A reunião contou ainda com as presenças dos Deputados Artur Bruno, Deputado Antonio Carlos, Lula Morais, Professor Teodoro e Dede Teixeira.
Aberta a audiência pelo Governador, o Chefe do Executivo fez questão de esclarecer que a reunião não era de negociação e sim diálogo, considerando que o Governo não negocia com categoria em greve.

Em seguida foi dada a palavra ao Deputado Artur Bruno, que destacou a importância do entendimento na superação do impasse entre governo e professores e que tinha procurado o Governador anteriormente com esse objetivo.

O Governador Cid Gomes fez relato argumentando que tem dado prioridade à Educação e relatou que concedeu reajustes diferenciados e progressões excepcionais e disse a que proposta apresentada não foi com o objetivo de prejudicar e que oferecia ganhos.

Em seguida o vice-presidente do Sindicato-APEOC, professor Reginaldo Pinheiro, solicitou ao Governador autorização do registro fotográfico da audiência e o registro em ata. O Governador respondeu que em face da decisão do Governo em não negociar com servidores em greve permitiria apenas o registro em ata com a ressalva que se tratava de diálogo.

Dada a palavra ao presidente do Sindicato-APEOC, professor Anizio Melo, mesmo solicitou aos representantes do comando de greve se apresentassem.

Em seguida o Presidente do Sindicato-APEOC fez relato do processo de negociação, reconhecendo que houve avanços, porém naquilo que é central que a carreira isso não ocorreu. Pontuou a defesa do piso na atual carreira do magistério e que a proposta apresentada não contempla os interesses da categoria.

Tendo a palavra retornado ao Governador o mesmo fez a seguinte proposta: "suspendam a greve que abro o orçamento da educação para em processo de negociação verificar o que poderá ser aplicado a mais com o pagamento de professores.

E refirmou que a proposta não será enviada à Assembleia Legislativa, enquanto não houver acordo com a categoria e que se preocupa em relação ao cumprimento da lei do piso e que estuda a possibilidade de enviar mensagem à Assembleia dispondo que nenhum profissional do magistério público estadual receberia menos que o valor do piso.

O Governador reafirmou que aquela proposta anunciada não mais existe e que as negociações seriam reiniciadas sob um novo patamar e o orçamento seria aberto, com a discussão inclusive da reserva de um terço da jornada para atividades extraclasse a ser implantado de forma progressiva.

O Governo se prontificou até a assinar um Termo de Compromisso junto ao Ministério Público, CASO A GREVE SOA SUSPENSA, com os seguintes termos, na próxima semana:

- Não existe mais aquela proposta as negociações sobre a carreira partiria do marco zero, com abertura do orçamento da educação e folhas de pagamento para consultas e repercussões financeiras;

- Não seria enviada mensagem referente ao piso e a carreira enquanto não houvesse consenso;

- Cronograma com prazo de referência para concluir os trabalhos em até 30 dias; - Ampliação da Comissão de negociação para mais 04 membros;

- Registro dos termos dessa audiência junto ao Ministério Público na próxima segunda-feira;

- Registro Oficial de proposta.

Nada mais havendo a tratar segue assinada pelos presentes.

Eu, Francisco Reginaldo Ferreira Pinheiro, lavrei a presente ata.

assinaturas



http://apeoc.org.br/capital-e-interior/3783-ata-reuniao-do-comando-de-greve-dos-professores-da-educacao-basica-estadual-com-o-governador-do-estado.html

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

BOLSA PARA PROFESSOR ASSISTENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS EUA

INSCRIÇÃO ON-LINE FULBRIGHT ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2011



Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA



O programa Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA (Foreign Language Teaching Assistant – FLTA) tem o objetivo de incrementar o ensino de português em universidades norte-americanas e estreitar as relações bilaterais entre o Brasil e os EUA. O programa prevê a concessão de até 30 bolsas, com duração de nove meses, no ano acadêmico norte-americano (agosto/setembro de 2012 a maio/junho de 2013).

Será dada prioridade a candidatos:

- com nenhuma ou com pouca experiência nos EUA

- professor da rede pública de ensino;

- ex-bolsista do PROUNI.

Requisitos para candidatura:

- possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense;

- possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e ou língua inglesa;

- ter proficiência em inglês, conforme item 6.1.3 do Edital;

- estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
- não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

Benefícios:

- moradia
- alimentação
- transporte local
- seguro-saúde
- passagem aérea de ida e volta

Mais informações:

rejania@fulbright.org.br

Como se candidatar

Edital FLTA 2011/Instruções para candidatura.

http://www.fulbright.org.br/2010/content/view/198/1


Escritório de Cooperação Internacional - ECInt
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE
(85) 3101.9659
Fax: (85) 3101.9654


http://br.mc1614.mail.yahoo.com/mc/welcome
24/082011, 15:32

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A educação pública do Ceará em tempos de greve

Não são máquinas e estruturas que fazem os homens melhores. São os homens que fazem as máquinas as estruturas serem melhores.
A educação melhora quando o aspecto humano é priorizado e valorizado. Bons professores e bom corpo técnico-adimnistrativo resultam em bons alunos e em resultados educacionais satisfatórios. O processo de ensino-aprendizagem está atrelado a fatores subjetivos que constituem as relações interpessoais entre as pessoas envolvidas com a educação.
Parábens a professores, corpo técnico-administrativo, alunos e familiares e à comunidade cearense como um todo pelo sucesso na Prova-Brasil. Que estas palavras sirvam de fonte de reflexão para nossos governantes.
Esperemos que nosssos administradores reconheçam a constitucionalidade, a legalidade e a moradlidade dos pleitos cobrados por todos que fazem a educação cearense.
A metodologia de premiar os "melhores" profissionais por seu desempenho esconde uma postura tão seletiva e segregaconista quanto às cotas para (descendentes de) negros na universidade ou quanto às escolas profissionalizantes (com sua política de priorizar as notas mais altas dos "alunos mais compromissados e alinhados" em detrimento do acesso universal ao novo modelo de escola "padrão MEC")
Respeitemos a carreira dos profissionais da educação e vejamos os frutos resultantes.
Paremos de achar que professor e funcionários de escola pública deve trabalhar por "amor" e não por dinheiro. Caso assim seja que um desembargador trabalhe apenas pela felicidade de manter equilibrada a balanaça da justiça. Se um professor deve trabalhar apenas por amor, um político deve trabalhar sem esperar seu proeminente salário ou suas verbas especiais (auxílio-paletó, cartão corporativo, verba de gabinete, veículo oficial, aposentadoria especial, regime de trabalho diferneciado).
Reconheçamos que a carreira no magistério é uma questão vital (a ser reconhecida e assegurada efetivamente como reza a "Lei do Piso") para que os profissionais da educação possam se empenhar com mais afinco na melhoria dos índices educaionais auferidos pelas avalizações externas/em larga escala.
Defendamos uma escola pública, gratuita e de qualidade, provida dos meios para garantir o acesso universal e a permanência eficiente de todos os rebentos da sociedade em que (sobre)vivemos.
.......................................................................
Ideb do Ceará

As escolas públicas do Ceará ficaram com nota 3,9, enquanto as instituições da rede privada com média 5,9

A média está longe de dez, mas o Estado parece ter passado de ano na avaliação da Prova Brasil 2009. Os dados finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados ontem e dão o valor de 3,9 para o Ensino no Ceará, com seis décimos acima da meta de 3,3. As turmas de 4º, 5º, 8º e 9º anos de toda a rede, pública e privada, foram avaliadas.

O valor deixa o Ceará na liderança, com a melhor nota do Nordeste tanto na totalidade das instituições (3,9) como na rede pública (3,6). A média nacional de 3,6 ficou "coladinha" com a geral do Estado. Já Alagoas teve o pior Ideb das escolas públicas da região, com 2,7.

Apesar de satisfeitos com os resultados, os gestores da educação comentaram que o índice está baixo, poderia estar maior, perto da casa do cinco ou seis.

Um dado é contrastante: a diferença sentida entre os ensinos gratuitos e os particulares. As escolas públicas do Ceará ficaram com nota 3,6, enquanto as instituições da rede privada com média bem acima, de 5,9.

Mais de 250 mil alunos participaram da avaliação em 2009. Uma nova Prova Brasil deve ser realizada até dezembro.

Disparidades

Para o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wagner Andriola, especialista em produtividade de pesquisas, os dados devem ser vistos com bastante cautela, pois acabam generalizando o cenário.

"Sendo um valor médio, haverá escolas com desempenho superior e outras com desempenho inferior. Desse modo, caberá aos responsáveis reconhecer o mérito das melhores escolas e resgatar as escolas cujo Ideb esteja aquém da meta" ressalta.

O ideal seria, conforme Andriola, estabelecer ações de modo a se alcançar o pleno desenvolvimento de todos os alunos e escolas, sem exceções.

O vice-presidente do Sindicatos dos Professores e Servidores do Estado (Apeoc), Reginaldo Pinheiro, afirma que os índices poderiam estar melhores sim. "Temos muita capacidade para chegar a uma nota seis ou sete. Quem sabe até um dez nos próximos anos. Falta a gestão pública priorizar mais o financiamento", disse Pinheiro. A categoria está em greve desde o dia 5.

Em Fortaleza, os números revelam alguns avanços. O ensino público municipal de Fortaleza teve uma linha crescente, passando de 3,3, em 2005, para 3,9 em 2009 nas primeiras séries do Ensino Fundamental (EF) e de 2,8 para 3,5 para as últimas séries do EF. A média geral da Capital no Ideb 2009 ficou em 3,3, superior à meta de 2,7.

Para a coordenadora do Departamento de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Flávia Góes, os avanços no setor são lentos e a longo prazo. "Cada ponto que se sobe é algo muito positivo. A melhora está se dando por conta de mais investimentos na área de planejamento e ações de alfabetização", ressalta.

Ela comenta, também, que há ainda muito desnivelamento entre as escolas de Fortaleza, umas teriam uma nota cinco, por exemplo, e outras dois.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que os resultados possibilitam perceber que a política pública, com foco na alfabetização, vem corroborando para a melhoria dos índices. No cenário nacional, o Ceará apresenta-se como o que mais cresceu no Ideb entre os anos de 2007 e 2009.

ENSINO FUNDAMENTAL

PNE estipula média 6,0 para o Brasil em 2021

Se o Ceará ficou acima das médias do Nordeste e as nacionais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Prova Brasil de 2009, o valor, entretanto, ainda está longe das metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), documento que estabelece 20 passos para se ter uma educação de qualidade até 2020.

A meta sete parece bem ousada. Quer que, em 2021, o Brasil tenha um Ideb, da educação nos primeiros anos do Ensino Fundamental (EF), de valor 6,0 e de 5,5 para os anos finais. Para 2011, a estimativa é que o índice fique em 4,6 no 4º e 5º ano do EF e 3,9 para o 8º e 9º ano.

A primeira meta é tentar universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2020, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% das crianças de até três anos. O projeto de lei que cria o PNE foi enviado pelo Governo Federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010. O novo prevê formas de monitoramento das políticas públicas.

IVNA GIRÃO
REPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1030517
23/08/2011, 21:46
....................................................
Opinião do Governador Cid Gomes sobre a carreira de professor

Como já é do conhecimento dos professores cearenses, o governador Cid Gomes não esconde o seu desprezo pelos profissionais do magistério da rede estadual de ensino. Ontem (22), na cerimônia de inauguração das novas instalações da EEEP Mons. Expedito da Silveira, em Camocim, Cid disparou mais uma vez contra os professores. Uma comissão formada pelo representante do Sindicato APEOC na região norte, Prof. Antonio Junior, e por docentes dos municípios de Camocim, Granja, Barroquinha e Chaval foi recebida pelo governador a fim de entregar-lhe um documento requerendo a reabertura do processo de negociação garantindo o cumprimento da Lei do Piso dentro da carreira vigente. De pronto, Cid disparou: "Por que vocês fizeram concurso? Por que não foram para a escola privada?". E mais, sendo questionado sobre o esmagamento da carreira proposta nas tabelas apresentadas no final de julho, o executivo declarou: "Por mim, nem carreira existiria!". Sob o olhar pasmo dos que estavam em volta, inclusive da Secretária Izolda Cela, durante mais de 10 minutos a discussão se prolongou entre os grevistas e o governador, que insistia em afirmar que "A escola privada era melhor, pois apresentava os melhores resultados". Finalizando, sem entendimento algum, só foi confirmado aquilo que todos já sabem: Cid, que tem predileção pela escola privada, continuará dando execução ao seu plano de terceirização da escola pública.

http://apeoc.org.br/capital-e-interior/3736-cid-gomes-ataca-qpor-mim-nem-carreira-existiriaq.html
23/08/2011, 21:49
.......................................................

Frase atribuída a Cid causa polêmica com professores
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica

(68) Envie seu comentário

Docentes repudiaram supostas declarações de Cid Gomes (PSB), que teria dito que professores devem dar aula por gosto, não pelo salário. Assessoria do Governo não confirma tais declarações

23.08.2011| 01:30

sem votos ainda
CompartilharEnviarImprimirCorrigir-+Mudar tamanho
Professores da rede estadual estão em greve há 18 dias (GABRIEL GONÇALVES)


Na véspera de encontro que representa uma tentativa de retomada das negociações entre Governo do Estado e docentes em greve, o assunto que dominou a assembleia geral da categoria ontem foi o discurso atribuído ao governador Cid Gomes (PSB), durante um evento sobre experiências com ensino profissionalizante, na cidade de Natal.



“Quem quer dar aula faz isso por gosto e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga”, teria dito Cid, durante visita ao Rio Grande do Norte, há duas semanas. A declaração foi veiculada por sites do estado vizinho. A declaração ganhou as redes sociais e repercutiu entre os docentes, durante o evento, no Ginásio Paulo Sarasate.



O encontro foi respaldado pelo apoio dos mais prejudicados com a greve: os estudantes. “A causa é nobre. Por isso os alunos estão apoiando a greve”, afirmou Rodolfo Paz, 19 anos, que integra o Grêmio Estudantil da Escola Profissionalizante Joaquim Nogueira. Segundo ele, por iniciativa própria, alunos de 18 escolas profissionalizantes de Fortaleza estão apoiam a greve.



Na ocasião, por unanimidade, professores que atuam em Fortaleza, além de representantes de vários municípios do Interior, votaram pela continuidade da greve. Segundo o presidente Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, a paralisação completa hoje 18 dias, atinge 676 escolas, fazendo com que 24 mil professores cruzem os braços, deixando 600 mil alunos sem aula.



“A greve se transformou em um movimento com o apoio dos estudantes e pais. Esperamos que o governador possa reabrir o processo de negociações e discutir a implantação do piso salarial, que repercuta na carreira”, disse Anízio.



A assessoria de comunicação do Governo informou que, durante o evento, o governador estava acompanhado da secretária da Educação, Izolda Cela, e que somente ela poderia confirmar se Cid, realmente, teria feito tais afirmações. Contudo, a assessoria de comunicação da Seduc informou que Izolda estaria incomunicável, no município de Camocim, onde participaria da inauguração de uma escola.



Apoio Radical

Integrante do Instituto Crítica Radical, a ex-vereadora de Fortaleza e professora Rosa da Fonseca, compareceu ao evento, com o objetivo de “apoiar e fortalecer o movimento”. Rosa aproveitou para criticar as supostas declarações de Cid, afirmando que ele foi “extremamente infeliz”.



Também esteve presente foi o vereador João Alfredo (Psol), que considerou o fato um desrespeito com os professores, “uma atitude arrogante com aqueles responsáveis pelo ensino do povo que ele governa”.



O quê



ENTENDA A NOTÍCIA



As supostas declarações do governador Cid Gomes teriam sido proferidas durante discurso, na cidade de Natal, do qual participou, compartilhando experiências do Estado sobre educação profissionalizante.




Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/08/23/noticiapoliticajornal,2284204/frase-atribuida-a-cid-causa-polemica-com-professores.shtml
23/08/2011. 22:12

domingo, 21 de agosto de 2011

Professores e profissionais escolares II


Professores participam da missa presidida por Padre Peixoto em Morada Nova-Ceará na manhã de domingo 21/08/2011 e são aplaudidos pela sociedade em oração que se mostrou sensível aos reclames dos professores da rede pública estadual do Ceará.
Deus ilumine o coração dos nossos governates para que esta greve tenha um fim breve e satisfatório para professores, governo e sociedade.
Pela dignidade dos professores e profissionais que educam para a vida não permitamos que as mudanças ocorridas nesta contemporaneeidade transformem as relações sociais ao ponto de desmererem a classe docente e o corpo técnico-administrativo das unidades escolares, especialmente do Ceará.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aposentadoria: tempo de contribuição pode aumentar

Há uma imensa massa de trabalhadores em subempregos e/ou em situações de informalidade que não podem ou não se sentem à vontade para contribuir com o INSS.
Não é preciso aumentar o tempo de contribuição. É preciso redistribuir melhor a renda, aumentar a eficiência da máquina pública, gerar novas e melhores vagas no mercado de trabalho e combater a currupção e investir em educação (do nível básico ao superior) e profissionalização/capacitação contínuas.
30 anos de contribuição é o suficiente, independente do aumento na expectativa de vida do traalhador.
Um pouco de princípios cristãos e serenidade são importantes para, por exemplo, um governador ou presidente que trabalha apenas 4 anos e pode se aposentar com seu salário integral.

................
O governo quer mudanças no sistema de aposentadoria do brasileiro. Está negociando o apoio das entidades de classe mas ainda não conseguiu um acordo porque a ideia é fazer com que o trabalhador passe mas tempo trabalhando. Ontem o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins, um dos negociadores, disse que uma das propostas para substituir o fator previdenciário é aumentar o tempo de contribuição em sete anos para homens e mulheres que forem se aposentar pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).



Se a proposta for aprovada no Congresso Nacional, o mínimo de contribuições poderá passar de 30 para 37 anos, no caso das mulheres, e para os homens, de 35 para 42 anos. Segundo a Cobap, o governo estuda criar a idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens que forem se aposentar ou aplicar o fator 85/95, que concede aposentadoria integral quando a soma da idade com o tempo de contribuição de 85 para mulheres e 95 para homens.



Martins afirma que a Cobap não aceita nenhuma das propostas apresentadas até agora pelo governo. “Queremos o fim do fator e depois negociar uma coisa melhor para quem está na ativa”, diz, acrescentando que o governo não está querendo negociar com as entidades de classe mas sim impor um projeto “inaceitável”. Está prevista uma rodada de negociações sobre esse assunto na próxima quinta-feira, em Brasília, mas ele acredita que não haverá acordo porque o governo quer “empurrar uma proposta”.



Para o presidente da Cobap os trabalhadores da ativa precisam ajudar na luta pelo fim do fator e melhorias para os que se aposentam. “Ficamos revoltados porque as mulheres que foram à Brasília entregar reivindicações à presidente Dilma Rousseff não falaram nada sobre aposentadoria, não pensaram no futuro”, comenta, ressaltando que é preciso que o trabalhador do Brasil se mobilize nessa questão.



O secretário Leonardo Rolim também disse, na audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, na última terça-feira, que o Executivo não trabalha com a hipótese de extinção do fator. “O fim do fator previdenciário, sem colocar nada para substitui-lo, não está em discussão no governo. Isso porque o fator, até hoje, levou a uma economia de R$ 31 bilhões para a Previdência – só em 2011, estimamos R$ 9 bilhões. Não dá para ficar sem esse recurso, ainda mais pensando no longo prazo”, afirmou.



Quando



ENTENDA A NOTÍCIA



Quando se fala em aposentadoria a questão é polêmica em todo o mundo. No Brasil, as mudanças previstas na Previdência Social visam aumentar o tempo de contribuição. Isso significa trabalhar mais.



SAIBA MAIS



O que é o fator?

É a fórmula para cálculo do benefício. É calculado com base na alíquota de contribuição, na idade do trabalhador, no tempo de contribuição e na expectativa de vida.


Como calcular :

O trabalhador deve considerar o seu fator previdenciário, na tabela do Ministério da Previdência Social, e multiplicar pela média dos 80% maiores salários de contribuição.


Uma pessoa de 58 anos e 29 de contribuição terá um fator de 0,906. Se a média dos salários de contribuição chegar a R$ 2.000, ele poderá se aposentar com um benefício de R$ 1.812 (R$ 2.000 x 0,906). Para não sofrer achatamento, o segurado teria que se aposentar aos 60 anos de idade, com 30 anos de contribuição.




http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/08/19/noticiaeconomiajornal,2281861/tempo-de-contribuicao-pode-aumentar.shtml
19/08/2011, 14:42

XVI Semana Universitária da UECE - 2011

XVI Semana Universitária
(Inter)nacionalização da Ciência e da Educação

Importante: Submissões de resumos até o dia 31/08/2011

A universidade, como instituição, tem uma história de 10 séculos. A UECE, como organização, avança pelo meio de sua 3ª década. Mas nossa juventude injeta criatividade na instituição e o sentimento do tempo de experiência da instituição injeta um emaranhado de complexidades em nossa organização. Além disso, precisamos considerar as inter-determinações entre a universidade e o meio social concreto no qual atua, para o qual presta serviços e contas, do qual retira as condições de sobrevivência.

Nossa tarefa, nesta 16ª Semana Universitária da UECE, é dimensionar, compreender e projetar soluções para o desafio da internacionalização. Se os seres humanos migram, buscando trabalho e conhecimento, redefinindo relações sociais, culturais e econômicas, portanto psicológicas, intelectuais e científicas, a superação dos limites da tribo, do clã, do reino, da família, do país e da língua constituem ingentes necessidades civilizatórias. Mas como crescer de modo harmônico, cultura e natureza, individual e coletivo, nação e planeta? Como fazer com que os benefícios das novas escalas dos processos de produção de riqueza e de saber sejam equânimes, includentes, sem concentração em minorias privilegiadas?

Por meio do 20º Encontro de Iniciação Científica; do 16º Encontro de Pesquisadores; do 13º Encontro de Iniciação Artística; do 10º Encontro dos Comitês de Ética e de Biossegurança; da 2ª Oficina de Estágio Docência; da 1ª Oficina dos Grupos de Pesquisa e da 1ª Oficina de Pesquisa do Instituto do Movimento Operário-IMO a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa coordena a realização de uma extraordinária tarefa de nossa UECE e se solidariza com as demais Pró-Reitorias no esforço comum de apresentar um panorama completo de sua produção acadêmica anual.

As Semanas Universitárias da UECE, cuja história se inicia em 1996, constituem um painel científico, uma feira e uma festa. Que todos se digam bem vindos uns aos outros e vamos celebrar a alegria de um bom trabalho.

UECE - Universidade Estadual do Ceará XVI Semana Universitária - 2011

http://semanauniversitaria.uece.br/semana/login.jsf
19/08/2011, 14:18
......................................................................


Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior
Fundação Universidade Estadual do Ceará
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Núcleo de Pesquisa

XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE
XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
XVII ENCONTRO DE PESQUISADORES

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

1. Por ocasião da inscrição on-line, o aluno ou pesquisador deverá submeter o resumo do trabalho, informando seus dados, o do orientador e os do trabalho, informando ainda se concorrerá a premiação oral ou painel.
2. Os alunos que fazem parte dos Programas de Iniciação Científica da UECE (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI, FUNCAP, IC-UECE e PROVIC) deverão, obrigatoriamente, apresentar o trabalho relacionado ao seu projeto, em qualquer das modalidades.
3. Qualquer aluno de graduação da UECE ou de outra instituição de nível superior poderá submeter trabalhos em qualquer das modalidades, desde que seja orientado por pesquisador qualificado.
4. Os alunos de mestrado e doutorado que concluíram o primeiro e o segundo ano dos respectivos cursos deverão apresentar, obrigatoriamente, um trabalho durante o encontro de pesquisadores, em qualquer das duas modalidades.
5. Todos os professores da UECE são convidados a divulgar seus trabalhos de pesquisa na forma de apresentação oral.
6. Os participantes deverão estar no local determinado para afixação dos pôsteres ou apresentação oral no horário determinado pela organização do evento.
7. Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico da XVI Semana Universitária, composto pelos membros da Câmara de Pesquisa da UECE e por pareceristas ad hoc.
8. Os trabalhos inscritos serão distribuídos por área segundo a classificação pelo CNPq e disponível no endereço http://www.cnpq.br/areasconhecimento/
9. Os certificados do evento serão impressos a partir dos dados fornecidos no ato do cadastramento dos resumos. A Coordenação da Semana Universitária não se responsabilizará por erros de digitação (falta de autores, erros nos nomes dos autores, do título etc) ocasionados no envio do cadastramento do resumo. No caso de serem detectados erros na impressão dos certificados por falha de processamento da Coordenação da XVI Semana Universitária, as solicitações para correções dos certificados deverão ser feitas na Secretaria de Pesquisa da PROPGPq.
10. Lembramos ainda que o nome do primeiro autor do trabalho deverá ser escrito somente uma única vez, no local indicado no formulário de inscrição do trabalho.

............................


NORMAS PARA CONFECÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os resumos inscritos na XVI Semana Universitária deverão estar de acordo com a norma ABNT (NBR 6028:2003), devendo ser do tipo informativo, como definido na mesma.
Leia atentamente as instruções abaixo, antes de escrever e submeter seu resumo:
Instruções para confecção de resumos:
1. O resumo deve ser precedido pelo título do trabalho, que não deve possui mais que 20 palavras.
2. O resumo deve ser completo, ter no mínimo 150 palavras e no máximo 500 e conter: introdução, objetivos, metodologia, tratamento metodológico ou material e métodos, resultados e conclusões. Incluir submissão ou aprovação do respectivo Comitê (CEUA, CEP ou CTNBio)
3. O resumo deve ser escrito em um único parágrafo, com frases concisas e afirmativas, na forma direta e no passado, destacando a importância do assunto, o objetivo do trabalho, como foi realizado, os resultados alcançados com dados específicos e seu significado estatístico (se possível) e as principais conclusões, isto é, apresenta todas as seções do artigo sob forma condensada. NUNCA começar o resumo pelos objetivos do trabalho.
3.1. Devem ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários.
Instruções para submissão:
1. O professor ou estudante devem preencher e atualizar seu cadastro no formulário eletrônico disponível no endereço: http://www.uece.br/semanauniversitaria/
2. O estudante de graduação ou pós-graduação, no ato da submissão do resumo, deverá indicar o nome do orientador que deverá estar devidamente cadastrado no sistema. Lembrar que os nomes do autor principal e do orientador não deverão constar como co-autores, uma vez que já constam obrigatoriamente como autores do resumo.
3. Os resumos submetidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação deverão ser lidos e aprovados pelos respectivos orientadores, para somente então serem submetidos ao processo de seleção. Essa aprovação será feita por meio do sistema eletrônico da Semana Universitária.
4. No caso de resumos nos quais os professores são os autores principais, a sua submissão para o Encontro de Pesquisadores dispensa os passos indicados anteriormente.
5. Os resumos passarão por processo de seleção pelo Comitê Científico da XVI Semana Universitária.
6. Os critérios de seleção estão disponíveis nas normas gerais do evento no endereço http://www.uece.br/semanauniversitaria/
7. Os conceitos e opiniões no trabalho são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Comitê Científico da XVI Semana Universitária.
8. A submissão do resumo pelo autor principal implica na sua aceitação pelos demais autores.
9. Cada trabalho poderá ter no máximo cinco co-autores, além do autor principal e do orientador.
Comissão Organizadora
................................



INSTRUÇÕES PARA A CONFECÇÃO DE PÔSTER
Os painéis devem ser confeccionados em uma única unidade com canaleta e cordão.
Dimensão: O poster deve possuir 0,90 m de largura por 1,20 m de altura.
ESTRUTURA DO PAINEL:
Título: O título deve ser o mesmo utilizado no resumo, e deve ser escrito em letras maiúsculas de modo a permitir sua leitura a uma distância de 1 m 50 cm.
Embaixo do título, e com letras menores, devem aparecer os nomes dos autores por extenso, do laboratório/coordenação, centro, instituição, cidade e estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
Corpo do pôster: Sugere-se que seja feito com o mínimo possível de texto e o máximo possível de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas etc.). As conclusões poderão ser itemizadas.
O pôster deverá conter os seguintes itens:
- Introdução (breve descrição dos fundamentos teóricos)
- Objetivos (obrigatório)
- Método (obrigatório), incluir tratamento estatístico e aprovação no respectivo Comitê (CEP, CEUA ou CIBio)
- Resultados (obrigatório)
- Conclusões (obrigatório)
- Apoio Financeiro (obrigatório para os projetos financiados por órgão de fomento)
IMPORTANTE: Os dados apresentados devem, obrigatoriamente, ser compatíveis com o resumo originalmente enviado. Porém, são aceitas atualizações como, p.ex., aumento do tamanho da amostra, novas conclusões etc.
INSTRUÇÕES PARA FIXAÇÃO DO PÔSTER
Os pôsteres deverão ser afixados nos dias e horários estabelecidos pela Comissão Organizadora da XVI Semana Universitária. Os autores devem chegar ao local da apresentação, pelo menos, 10 minutos antes do horário estabelecido.
...................................


XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE
NORMAS PARA TRABALHOS COMPLETOS CONCORRENTES À PREMIAÇÃO
Os trabalhos inscritos no XX Encontro de Iniciação Científica da XVI Semana Universitária concorrentes à premiação deverão seguir as seguintes instruções:
1. Regras gerais de apresentação:
1.1. Formato
O texto deve ser digitado em folha tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) e conter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo tabelas e figuras.
1.2. Elementos pré-textuais
A primeira folha deve conter o título em português e inglês (fonte Arial 18 para o título em português e Arial 14, para o título inglês), nomes completos dos autores, resumo e abstract do trabalho. As filiações institucionais (Laboratório, Coordenação de Curso, Centro/Faculdade e Universidade) dos autores devem ser indicadas em notas de rodapé na primeira página do artigo.
O resumo do trabalho deve ser o que foi submetido eletronicamente para o XX Encontro de Iniciação Científica. Utilizar fonte Arial 9 espaçamento 1,5. O resumo deve ser seguido por uma lista de três palavras-chave, separadas entre si por ponto. O abstract deve ser uma versão em inglês do resumo em português, com o mesmo limite de tamanho e deve conter três keywords.
1.3. Elementos textuais
A fonte do corpo do texto deve ser Arial 12, com espaçamento 1,5.
O trabalho deve conter os seguintes elementos textuais: Introdução (que deve apresentar ao final os objetivos do estudo), Material e Métodos, Tratamento Metodológico ou Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.
1.4. Citações e referências bibliográficas
As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data, e devem ser utilizadas ao longo de todo o trabalho.
As referências, listadas em folha separada, deverão estar em ordem alfabética, por autor, de acordo com a norma NBR 6023:2002 da ABNT.
2. Instruções para submissão:
2.1. No momento da submissão do resumo do trabalho o participante deverá indicar no formulário que pretende participar da premiação.
2.2. Após a submissão do resumo estará disponível para o autor um formulário eletrônico para submissão do trabalho completo.
2.3. Os artigos deverão estar de acordo com as regras gerais de apresentação referidas s no item 1.1, e deverão ser submetidos em arquivo separado no formato PDF.

Professores do estado do Ceará

Deus possa iluminar os administradores brasileiros para valorizarem professores e profissionais escolares. Salário digno, carreira decente, condições de trabalho adequadas, possibilidade de qualificação acadêmica e profissional são alguns dos requisitos primordiais para que o processo de ensino-aprendizagem possa alcançar a plena formação do educando.
Somos profissionais que anseiam por salários dignos, não filantropos a trabalharem apenas por prazer; somos seres humanos que precisam das devidas condições materiais para materializar nossos sonhos pessoais.
Coragem, professores, especialmente os do Ceará.

..........................

Poema Ser Professor

Ser professor é...
Construir castelos.
Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.
Mas castelos fortes, com bases firmes.
Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...
Às guerras e aos conflitos.

É ser capaz de enxergar longe.
Ver além do que se possa imaginar.
É sentir e esperar sempre...
Que tudo embora não seja perfeito.
Transforma-se em coisas belas,
Significantes e edificantes.

Ser professor é acalentar sonhos.
Realizar desejos, mostrar caminhos.
Partilhar alegrias...
Conviver com as tristezas.
Transformar planos em realidade.

É ver nas entrelinhas.
Buscar o que está lá no fundo guardado...
Trancado, acanhado e transformá-lo...
Em grandes conquistas e realizações.

O professor semeia e constrói um mundo...
De magia, beleza, sonhos e conhecimento.

Conceição Chaves

http://www.bilibio.com.br/poema/489/Ser+Professor.html
19/08/2011, 10:41
................................

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) fizeram alterações no trânsito no entorno do Palácio da Abolição, na Aldeota, na manhã desta sexta-feira, 19, por conta da manifestação dos professores estaduais, prevista para acontecer a partir das 9 horas.

Segundo o chefe de operações da AMC, Disraeli Brasil, agentes do órgão estão nas vias do entorno do Palácio para orientar os condutores. O trânsito na avenida Barão de Studart está sendo desviado para a rua Pereira Filgueiras.

Ainda segundo Disraeli, estão bloqueados o cruzamento da avenida Barão de Studart com Abolição e da rua Silva Paulet com Abolição. Além disso, o condutor que vem na avenida Historiador Raimundo Girão está sendo orientado a pegar a rua Monsenhor Bruno.



http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2011/08/19/noticiafortaleza,2282152/professores-estaduais-realizam-manifestacao-no-palacio-da-abolicao-amc-faz-alteracoes-no-transito.shtml
19/08/2011, 14:52
...................................

Mais de dois mil professores da rede estadual de ensino, convocados pelo Sindicato APEOC, realizaram Ato Público no Palácio da Abolição, na manhã desta sexta-feira, dia 19/08.

A categoria em greve Interior e Capital fez protesto no palácio do governo e voltou a cobrar de Cid Gomes a implantação imediata da Lei do Piso em todos os níveis salariais da categoria. Por conta da forte manifestação dos educadores, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) tiveram que fazer alterações no trânsito no entorno do Palácio da Abolição, no bairro Meireles.

Os professores estão em greve desde o último dia 05 de agosto, e o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, tem reafirmado para a imprensa e para a sociedade, que: “em defesa da valorização do ensino e do professor, o Sindicato está buscando, a todo momento, reabertura de negociação com o governo, e que Cid Gomes apresente uma proposta concreta que respeite o piso e agrade a categoria em geral.”

O professor Anízio Melo convoca todos os professores e professoras para mais uma GRANDE ASSEMBLEIA GERAL, segunda-feira, dia 22, às 15 horas, no Ginásio Paulo Sarasate.

http://www.apeoc.org.br/capital-e-interior/3678-a-categoria-pressiona-ato-publico-dos-professores-no-palacio-da-abolicao-pelo-piso-e-readequacao-do-plano.html
19/08/2011, 14:55
..............................

O acesso às ruas que dão acesso ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, estão liberadas desde as 13 horas desta sexta-feira (19), garantiu a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Na manhã desta sexta, a AMC alterou as rotas das ruas devido a manifestação dos professores estaduais.

A operação contou com 30 agentes da AMC. A Avenida Barão de Studart foi desviada na rua Pereira Filgueiras e a rua Deputado Moreira Rocha, desviada na rua Tibúrcio Cavalcante.

Greve dos professores

Em greve desde o dia 1º deste mês, os professores reivindicam a instalação do piso nacional que é de R$ 1.597, 87. Atualmente o salário do prefessor estadual é de R$ 1.187,97.

De acordo com a proposta do Governo, o professor especialista vai ganhar apenas R$ 90,91 a mais que o graduado, modificando, assim, a estrutura do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da profissão.

Mariana Fontenele, do Diário do Nordeste Online - 19/08/2011 - 14:10
AMC libera ruas interditadas devido a manifestação

19/08/2011, 14:57
...........................

Conjunções em espanhol

Las conjunciones son palabras invariables que permiten que se incluyan oraciones en un mismo enunciado. Sirven, por lo tanto, para unir palabras u oraciones. (As conjunções são palavras invariáveis que permitem que se incluam orações em um mesmo enunciado. Servem, portanto, para unir palavras ou orações.)

Las conjunciones de coordinación son conectores que unen palabras u oraciones que desempeñan una misma función. (As conjunções coordenadas são conectores que unem palavras ou orações que desempenham uma mesma função.)

Otras categorías de palabras pueden ser utilizadas para introducir aspectos de coordinación: más bien, bien…bien. Hay grupos de palabras con carácter de conjunción llamados locuciones. (Outras categorias de palavras podem ser utilizadas para introduzir aspectos de coordenação: más bien, bien … .Há grupos de palavras com caráter de conjunção chamados locuções.)

Conjunciones

1- Copulativas: y/e, ni; (e, nem)

¡Fíjate! – y/e son la misma conjunción, pero se usa la ‘e’ antes de palabras que empiezan con ‘i-’ o ‘hi-’ .

Ejemplos:

  • Ignez va a la iglesia y lleva sus hijos. (Ignez vai à igreja e leva seus filhos.)
  • A Ignez le gustan los perros e impide que los chicos los peguen. (Ignez gosta de cachorros e impede que os pequenos batam neles.)
  • Ignez va a la iglesia ni que para eso tenga que dejar a sus hijos solos en casa. (Ignez vai à igreja nem que para isso tenha que deixar seus filhos sozinhos em casa.)
  • El 12 de octubre se conmemora el día de la raza e hispanidad. (No dia 12 de outubro se comemora o dia da raça e hispanidade.)

2- Disyuntivas: o/u, bien, tal, ora…

¡Fíjate! – o/u son la misma conjunción, pero se usa la ‘u’ antes de palabras que empiezan con ‘o’. (empiezan = começam)

Ejemplos:

  • O lo compras o nos vamos.
  • ¿Compramos u ojeamos un poco más?

3- Distributivas – ya …ya; ora…ora; bien…bien;

  • O bien trabajas, o bien comes….la dos cosas, seguro que no.

4- Adversativas (Nexos adversativos)

NEXO CONSTRASTA LIMITA PECULIARIDADES/EJEMPLOS
Pero X X Valores expresivos:Refuerzo: Está muy bien, pero que muy bien.

Irritación: ¡Pero si te los he dicho muchas veces!

Sorpresa: ¡Pero tú a qué horas ha venido!

Mas X X Es muy poco frecuente incluso en la lengua culta.
Sino X X Exige una negación en la primera oración: “No digo que no quiera sino que no puede”.
Más bien X X Funciona igual que ‘sino’ pero no es formal. Va precedido de pausa: “No Le gusta la gente, más bien prefiere estar solo”.
Aunque X X A veces equivale a ‘pero’. “Tiene dinero, aunque no mucho”.

http://www.infoescola.com/espanhol/conjuncoes-coordenativas/
19/08/2011, 10:22
.......................................................

Enseñanza del español: Las conjunciones

| 1 Comment | No TrackBacks

8. LAS CONJUNCIONES

¡UY, QUÉ DIFÍCIL!

LA CONJUNCIÓN

Es una palabra o conjunto de ellas que enlaza oraciones o palabras, como su etimología de origen latino explica: cum =con, y jungo= juntar; por lo tanto, es la palabra que enlaza o une con otra.

Forma

La conjunción es una parte invariable de la lengua que se utiliza para enlazar oraciones y establecer relaciones entre ellas.

Ejemplo:

Luisa va a trabajar y luego regresa a casa.

También enlaza, dentro de la oración, elementos que desempeñan un oficio sintáctico equivalente.

Ejemplo:

Luis y Carmen salen juntos.

La conjunción sólo tiene valor gramatical, no tiene valor semántico, su significado lo adquiere en las relaciones oracionales que puede presentar.

1. Valor aditivo

Luisa compra y vende objetos.

2. Valor de oposición

Carmen trabaja, pero no todos los días.

Las conjunciones son partículas que unen entre sí elementos sintácticos equivalentes, aunque hay otros muchos nexos, en su origen adverbios o preposiciones, que encabezan proposiciones y que adquieren valor de conjunción, aunque no tengan forma conjuntiva.

Función

Las conjunciones se clasifican en:

1. Propias

Son las que unen oraciones o elementos del mismo nivel sintáctico, grupo nominal o adjetivo, como son las conjunciones coordinantes o coordinativas, también llamadas copulativas y, ni, pero, sino

Ejemplo:

Luis caminaba triste y pensativo.

2. Impropias

Son las que enlazan proposiciones dependientes, como son las locuciones o partículas subordinantes: cómo, cuándo, que, porque, para que

Las conjunciones de subordinación degradan la oración en que se insertan y la transponen funcionalmente a una unidad de rango inferior que cumple alguna de las funciones propias del sustantivo, del adjetivo o del adverbio.

Ejemplo:

Dijo que vendría. Lo hizo porque quiso.

Las conjunciones, según los distintos tipos de relaciones o enlaces oracionales que presentan, pueden adquirir valores significativos diversos, y las hay de dos tipos: coordinantes o subordinantes, es decir unen o subordinan.

CONJUNCIONES COORDINANTES

Las conjunciones coordinantes son copulativas, adversativas, disyuntivas, distributivas.

1. Conjunciones copulativas

Las conjunciones copulativas sirven para reunir en una sola unidad funcional dos o más elementos homogéneos e indican su adición.

Son: y, e, ni, que.

Y es la conjunción más usada en la lengua coloquial

Ejemplo:

Carlos y María conversan.

Se repite frecuentemente en el lenguaje infantil y algunas personas del campo como expresión sucesiva de enunciados.

El perro es mi amigo y lo quiero mucho y juega conmigo y me muerde y mamá me regaña.

Este uso pleonástico se mantiene en la lengua popular de las narraciones, y como recurso expresivo intensificador. Se emplea e, cuando la palabra siguiente empieza por i o hi, para

Ejemplos:

1. Los alumnos se reunieron e hicieron los trabajos.

2. Vinieron los padres e hijos.

3. La conjunción ni señala la adición de dos términos pero implica que sean negativos

4. No hizo los trabajos ni estudió.

5. A fin de marcar la expresividad, se antepone a veces a todos los términos unidos

Ejemplos:

1. Ni tengo trabajo ni dinero.

2. Ni pica leña ni presta el hacha

La conjunción copulativa que es de uso arcaizante (viejo), aunque también figura en locuciones con valor intensificador

Ejemplo:

Y tú llora que llora.

Conjunciones adversativas

Las conjunciones adversativas son las que contraponen dos oraciones o términos sintácticos. La contrariedad puede ser parcial o total; la parcial expresa una corrección o restricción en el juicio de la primera oración, entonces la coordinación es restrictiva: mas, pero, aunque, y otra serie de conjunciones que proceden de formas lingüísticas más extensas y que se han gramaticalizado total o parcialmente, son las llamadas locuciones o frases conjuntivas, usadas como nexos adversativos:

Sin embargo, empero, con todo, a pesar de, no obstante, más bien, excepto, salvo, menos.

Si hay incompatibilidad entre ambas oraciones, de manera que la afirmativa excluya totalmente a la negativa, la coordinación es exclusiva: sino, sino que, antes bien, al contrario

Ejemplo:

No lo hizo Juan sino Pedro.

Las conjunciones adversativas más utilizadas son pero y sino.

Ejemplo:

Iría contigo pero no puedo.

Mas está reducida a la lengua escrita y principalmente a la lengua literaria.

Hizo un juramento, mas en vano.

Empero pertenece al estilo literario afectado; pero y mas, pueden encabezar una cláusula con sentido enfático.

Ejemplo:

¡Pero, Juan, si tú no estabas!

Conjunciones disyuntivas

Las conjunciones disyuntivas indican alternancia exclusiva o excluyente: o, u, se coloca entre los términos que indican la alternancia o antepuesta a cada uno de ellos.

Ejemplo:

Llamó Pedro o Juan.

Se emplea u cuando precede a palabra iniciada por o, ho.

1. Lo hará uno u otro.

2. Fuiste tú u Horacio.

También para evitar la cacofonía (repetido uso del mismo sonido). Otras veces, o indica que los términos unidos son equivalentes y sirven para designar una misma realidad.

Todo ocurrió o sucedió en un momento.

Conjunciones distributivas

Las conjunciones distributivas indican distribución o alternancia, repiten los términos o... o; se emplean a veces unidades de tipo adverbial: bien... bien, ya... ya, ora... ora, también se usa la forma verbal inmovilizada sea, cuando los términos unidos expresan equivalencia.

Ejemplo:

Ya vienes, ya te quedas.

Conjunciones subordinantes o subordinadas

Las conjunciones subordinantes o subordinadas introducen proposiciones que desempeñan el oficio de un sustantivo (sujeto, atributo, complementos o aposición) o el oficio de un adverbio dentro de la oración principal.

Las conjunciones sustantivas se clasifican según la función que la proposición sustantiva desempeñe dentro de la oración principal. Se utiliza que, conjunción completiva, para la función de sujeto y de complemento directo.

Ejemplos:

1. Me molestó que no me lo dijeras. Complemento Directo.

2. Dijo que lo haría. Complemento Directo.

A veces, se emplea que con alguna preposición, por ejemplo en función de suplemento.

Ejemplo:

Él se convenció de que era importante.

También es elemento constituyente de un gran número de locuciones conjuntivas utilizadas en proposiciones adverbiales o circunstanciales.

Ejemplo:


http://heredia-costarica.zonalibre.org/archives/2009/09/ensenanza-del-espanol-las-conjunciones.html
19/08/2011, 10:27

...........

Hay otros muchos nexos, en su origen preposiciones, que encabezan oraciones y que adquieren valor de conjunción, aunque no tengan forma conjuntiva. A estas construcciones se les llama giros conjuntivos. Por ejemplo:

  • Al + inf. = Cuando + verbo conjugado: Al cantar el gallo, San Pedro lloró = Cuando cantó el gallo... +
  • Por + inf. = Porque + verbo conjugado: Por venir tarde, no entró = Porque vino tarde... +
  • Con + inf. = Aunque + verbo conjugado: Con ser tan listo, no aprobó = Aunque era tan listo... +
  • De + inf. = Si + verbo conjugado: De llover hoy, nos refugiaremos en el kiosco = Si llueve hoy, nos refugiaremos... +
  • Para + inf. = Para que + verbo conjugado: Hemos venido para cantar = Hemos venido para que cantemos +
http://es.wikipedia.org/wiki/Conjunci%C3%B3n_%28gram%C3%A1tica%29
19/08/2011, 10:16

Conjunções em inglês






















As linking words são as conjunções do Inglês, servem para fazer relação entre as idéias e informações expressadas em uma frase. Linking words:

Either … or (ou … ou, nem … nem)
Neither … nor (nem … nem (sem o not))
Both … and (tanto … quanto)
not only … but also (não somente … mas também)

Aplicando
-Either you go or stay here (Ou você vai, ou fica aqui)
-She doesn’t speak either english or portuguese (ela não fala português nem inglês)
-He could go neither right or left (ele nao poderia ir nem para a direita nem para a esquerda)
-Both he and she are special (tanto ele quanto ela são especiais)
-Teachers are not only teachers, but also friends (os professores não são somente professores, mas amigos também.)

Conjunções adversativas
São aquelas que dão idéias opostas.
But – mas
However – entretanto
nevertheless – não obstante, mesmo assim

Consecutivas ou conclusivas
São usadas para terminar frases, fazer conclusões.

so – então, por isso
therefore – portanto
thus – por isso
consequently – consequentemente
then – então
hence – daí, logo (ex: ele fuma, daí as tosses)

Concessivas
Concessões, permissões.
Although – embora
Even though – muito embora
in spite of – apesar de

Conjunções de Acréscimos
Continuidade.
besides – além disso
moreover – além do mais
furthermore – além disso, ademais

Explicativas
Para dar explicação à algo, dar razão à.
because – porque
as – como
since – desde
for – pois, visto que

http://www.infoescola.com/ingles/conjuncoes-linking-words/
19/08/2011, 10:09
.............................................................

As conjunções servem como conectivos para palavras ou partes de sentenças. Há, basicamente, três categorias de conjunções:

1. Conjunções coordenadas: conectam partes iguais das sentenças. Em outras palavras, elas conectam palavras com palavras, frases com frases, e cláusulas com cláusulas:

John and Mary are going to the cinema. (substantivo com substantivo)

Mary likes to play the piano or to listen to music. (frase com frase)

John doesn´t like to eat vegetables, but he knows it´s good for his health. (cláusula com cláusula)

Estas seriam as conjunções coordenadas em Inglês: and, or, but, for, nor, so, yet

2. Conjunções correlativas: estas também conectam partes, sendo uma subcategoria das conjunções coordenadas. A diferença é que as conjunções correlativas são realmente duas conjunções em uma:

Either Mary or John would get a job.

Mary wanted not only a job but also a good salary.

As conjunções correlativas em Inglês são: both-and, either-or, neither-nor, not only-but also

3. Conjunções subordinadas: este tipo de conjunção liga cláusulas dependentes ou subordinadas com a cláusula principal ou independente. As cláusulas subordinadas agem como substantivos ou advérbios.

John quit smoking because he was ill.

Mary should have gone out from her house until the end of the year.

Mary had to think about what she would do next.

“Because he was ill” responde à questão “Porque John parou de fumar?”: neste caso, a cláusula funciona como um advérbio.

As conjunções subordinadas em Inglês são: after, as long as, even if, if only, unless, where, although, because, except that, in case, until, wherever, as, before, ever since, just as, when, while, as if, but that, if, since, whenever.




http://estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?cod=40
19/08/2011, 09:46

........................
  • I' watch TV while I do the dishes.
Eu vou assistir TV enquanto eu lavo os pratos.
  • I will travel around the world as soon as I graduate.
Viajarei pelo mundo assim que me formar.
  • I will get home before it gets dark.
Chegarei em casa antes que escureça.
  • I will come in after you go out.
Vou entrar depois que você sair.
  • I will stay here until I learn.
Ficarei aqui até aprender.
  • When you arrive, you will find a surprise!
Quando você chegar, encontrará uma surpresa!
  • If I don't study, I won't pass the year.
Se eu não estudar, não passarei de ano.
http://pt.wikibooks.org/wiki/Ingl%C3%AAs/Gram%C3%A1tica/Conjun%C3%A7%C3%B5es
19/08/2011, 09:54
.............................................

We can consider conjunctions from three aspects.

Form

Conjunctions have three basic forms:

  • Single Word
    for example: and, but, because, although

  • Compound (often ending with as or that)
    for example: provided that, as long as, in order that

  • Correlative (surrounding an adverb or adjective)
    for example: so...that

Function

Conjunctions have two basic functions or "jobs":

  • Coordinating conjunctions are used to join two parts of a sentence that are grammatically equal. The two parts may be single words or clauses, for example:
    - Jack and Jill went up the hill.
    - The water was warm, but I didn't go swimming.

  • Subordinating conjunctions are used to join a subordinate dependent clause to a main clause, for example:
    - I went swimming although it was cold.

Position

  • Coordinating conjunctions always come between the words or clauses that they join.

  • Subordinating conjunctions usually come at the beginning of the subordinate clause.
http://www.englishclub.com/grammar/conjunctions.htm
19/08/2011, 09:57

.................................................

CONJUNÇÕES - CONJUNCTIONS

Conjunções são palavras que ligam duas orações ou termos semelhantes, dentro de uma mesma oração. Existem três tipos de conjunções: Coordinating conjunctions, Correlative conjunctions e Subordinating conjunctions.

O acrônimo FANBOYS pode lhe ajudar a lembrar das Coordinating conjunctions:

For-And-Nor-But-Or-Yet-So

http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/Conjunctions1.php
19/08/2011, 10:02