domingo, 12 de maio de 2013

Derridá: alguns conceitos básicos


A Desconstrução é parte do pensamento crítico pó-estruturalista.

Derridá questiona a noção de centro na estrutura.

A noção de centro é uma entidade metafísica por causa de seu caráter é absoluto.

O centro é interno (porque coordena os elementos da estrutura) e externo (porque não participa da mobilidade dos elementos da estrutura) à estrutura.

Derridá define LOGOCENTRISMO como um pensamento metafísico de base essencialista e transcendental típico do mundo ocidental.

A noção de valor vincula-se à noção de valor e de essência.

O relativismo da função distintiva de base saussureana permite a Derridá perceber os significados como construções culturais.

Derridá considera relações de significado engajados em uma lógica de SUPLEMENTARIDADE em que traços de diferenças acabam por integrar-se a outros elementos não de forma exclusiva, mas inclusiva e por meio de sistemas de interpretação que analisam o continuum localizado entre os extremos do que o pensamento metafísico ocidental classificou como oposições binárias responsáveis por um jogo que apresenta os fatos como dados naturalmente e dotados de uma essência, uma presença, uma origem e uma finalidade adâmica.

TEIXEIRA, I. Desconstrutivismo. In Fortunas críticas CULT, Novembro de 1998. p. 34-38. http://textoterritorio.pro.br/alexandrefaria/recortes/cult_fortunacritica_5.pdf, 12/05/2013,17:29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário