terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Paróquia do Divino Espírito Santo de Morada Nova - Ce: Pastoral do Batismo


Diocese De São Miguel Arcanjo – Limoeiro Do Norte – Ce

Paróquia Do Divino Espírito Santo – Morada Nova – Ceará

Pastoral do Batismo

 

Reuniões (1ª e 3ª quintas-feira às 19:00)

Reuniões  (2º e 4º sábados às 08:00)

ESPÓTULA (Taxa) de batizado: R$ 40,00

 

Obs: pais e padrinho devem  portar documento de identificação com foto e crianças devem portar o registro ou cartão de vacina.

Origem do batismo

João batista deu início e Jesus deu continuidade ao se deixar batizar por seu primo.

 

O que é o BATISMO?

O Batismo é purificação, justificação e santificação. É o primeiro entre os sete sacramentos.

O batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. Na Igreja Católica, o batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batismo

 

Fundamentação bíblica e histórica do batismo

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, (Mateus 28, 19)

A alta mortalidade infantil da Idade média faz com que se batize a criança quanto antes. E por comodidade, aos poucos, se abandona o batismo por imersão e se passa a batizar por infusão (se derrama água sobre a cabeça). No século XIV, praticamente, não existe mais batismo por imersão.

No início do século X, o batismo começa a ser administrado também fora da Páscoa.

E no século XII, em geral, existe somente batismo de crianças. Então, o catecumenato desaparece. Este costume chega até o Vaticano II. Depois do Concílio surgem cursos para pais e padrinhos, preparando o batismo.

São Pedro diz: "Vocês são raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para pro-clamar as obras maravilhosas daqueles que chamou vocês das trevas para a sua luz maravilhosa. Vocês que antes não eram povo, agora são povo de Deus" (1 Pd 2, 9-10).

http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/formacao/formacao-igreja/259-o-batismo-para-o-povo.html?start=13

 

Muitas declarações proféticas, bem conhecidas, exortam a uma purificação moral por meio da purificação que era simbolizada pela água (Is.1:16 e.; Jr. 4:14), e outras antecipam uma purificação a ser feita por Deus nos últimos dias (Ez. 36:25; Zc. 13:1). Além do mais, Isaias 44:3 interliga a dádiva do Espirito com a purificação futura. Qualquer que seja o fundamento histórico, João dá um novo significado ao rito da imersão ao conclamar o povo ao arrependimento devido à aproximação do Reino dos céus.

http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2011/02/origem-do-batismo-de-joao.html

 

Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista!  Parem de fazer o mal (Isaías 1, 16)

 

Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração
para que você seja salva. Até quando você vai acolher
projetos malignos no íntimo? (Jeremias 4, 14)

Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações.(Ezequiel 36, 25)

 

Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para purificação do pecado e da imundícia. (Zacarias 13, 1).

Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
(Isaías 44, 3)

Quem pode batizar?

Quem ministra o Batismo é o bispo, o padre e o diácono. Na prática, são os diáconos e os padres que ministram esse sacramento. O bispo pode, entretanto, dar a qualquer cristão o ministério de batizar. Tendo a intenção exigida pelas normas da Igreja, até mesmo quem não é batizado pode batizar outra pessoa que queira receber o Batismo. As duas condições para a validade do Batismo ministrado por leigos é que queiram fazer o que a Igreja faz quando batiza e aplicar a fórmula batismal trinitária: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

O Batismo faz-nos membros do Corpo de Cristo, a Igreja, e faz-nos participar do sacerdócio comum dos fiéis. Desse modo, é chamado a servir os outros na comunhão da Igreja, a ser obediente e dócil aos chefes da Igreja e considerá-los com respeito e afeição. O batizado pode receber os sacramentos, ser alimentado com a Palavra de Deus e ser sustentado pelos outros auxílios espirituais da Igreja.

Uma vez batizado, o fiel se torna cristão e filho de Deus para sempre. O pecado, embora possa impedir o Batismo de produzir os frutos de salvação, de modo algum apaga essa marca. Não tem sentido, portanto, a pessoa "repetir" o Batismo. O Batismo é o selo da vida eterna.

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/dout/lv03/16.htm

 

A responsabilidade dos padrinhos fica mais evidente quando os pais chegam a falecer. Os padrinhos são como pais espirituais. Pais, padrinhos, filhos e afilhados precisam vivenciar em espírito e em verdade o amor ao próximo e, principalmente,  a Deus.

Orai e vigiai sem cessar. (1 Tessalonicenses 5, 17): pais e padrinhos precisam analisar a realidade em que vivem e assumirem o papel de discípulos em oração constante.

Ide a todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16, 15):a lei que nos compromete é a justiça e o temor de Deus que se revelam no respeito à toda criação divina.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmo 119, 105): uma vivência de fidelidade e de oração respeitosa à  palavra de Deus são caminhos para a vida eterna e para a superação das dificuldades impostas pela condição imperfeita de filhos marcados pelo pecado original, mas já redimidos pelo sacrifício de Cristo.

Para contemplarmos a face de Deus por meio de seu rosto humano, Jesus Cristo, precisamos participar dos sacramentos instituídos por seu filho unigênito, o cordeiro pascal definitivo.

Como cristão praticante, cada filho de Deus deve assumir com seu SIM a busca pela perfeição, a busca pela construção do reino de Deus desde já aqui na terra, reino que diariamente pode começar no seio da família e que continua em nosso trabalho, em nosso lazer, em nosso estudo, em nossa oração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário