sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Terço dos Homens: por uma fé esclarecida e engajada em Cristo Jesus.


Dona Fátima, esposa do Sr Zezão, mãe do Benedito e da Benedita e avó da Maria Heloísa e da Maria Helena sempre fala no "verdadeiro sentido da" missa, da oração, da vivência em comunidade.
Acredito que ela esteja profetizando a partir de sua vivência enquanto frequentadora assídua da igreja e devota fervorosa que ainda criança aprendeu a rezar no seio de uma família afligida pelas condições adversas de uma vida rodeada por problemas sócio-econômicos diversos no pequeno distrito do Figuereido da Jaguaruana no Ceará.
Aos irmãos do movimento do terço, eu gostaria de agradecer pelas orações e/ou pela participação na V MOTORROMARIA do Terço dos Homens de Morada Nova a Canindé realizada no último domingo (26/01/2014).
Gostaria também de lembrar aos irmãos que é muito importante, enquanto irmãos, enquanto igreja, enquanto leigos, para cada um de nós a vivência orante dos ensinamentos de Jesus.
Não é preciso ser um doutor em teologia, não é preciso ser um sábio escritor como São Paulo ou tantos outros doutores. A sabedoria de Deus provém dos dons do Espírito Santo, dons que se revelam sob muitos e diversos carismas.
A você que agora lê estas linhas, seja do terço dos homens ou de qualquer outro movimento ou ainda esteja solto como uma folha ao vento, quero lembrar parafraseando as palavras do padre Mota de Morada Nova:
Precisamos de unidade (não olheis os vossos pecados, mas a fé que anima vossa igreja) ainda que nossos pontos de vista nem sempre sejam coincidentes.
Precisamos perceber que nossa unidade é o Evangelho de Jesus Cristo (profeta-pastor-cordeiro pascal definitivo-salvador, nas palavras de Monsenhor João Olímpio)
Precisamos temperar nossa oração com vivências e práticas simples e direcionadas para e pelo Espírito Santo, isto é, não podemos ficar no nível do "bla-blá", nem podemos deixar que nosso lado humano queira ser maior que o lado divino de Jesus Cristo.
Precisamos ler a palavra de Deus e participar das celebrações eucarísticas.
Precisamos convidar nosso irmão, nosso vizinho, nosso amigo, nosso conhecido a visitar uma igreja e a se engajar nos movimentos leigos que animam o povo de Deus e auxiliam diáconos e presbíteros.
Precisamos conversar e nunca expor nossos problema com a intenção de ferir o outro, com o propósito de "lavar roupa suja" em público, pois isso não é um ato digno para quem acredita nas palavras de Jesus quando afirma que o maior é aquele que assume sua cruz e almeja ser o último.
Precisamos visitar nossos irmãos e suas comunidades.
Precisamos vivenciar o amor de um ambiente familiar sadio e organizado tal qual aquele experienciado pela família de Nazaré.
Precisamos ser construtores como o Padre Peixoto nos ensinou ao longo de 28 anos celebrando na igreja do Divino Espírito Santo, mas construtores de muitas e variadas obras (capelas, amizades, relações, ministérios, pastorais etc).
Precisamos estar com a oração de São Francisco em nossos corações e imitar o bom exemplo dos santos e daqueles que repousam na graça de Deus no plano do Criador.
Precisamos enxergar nos movimentos, grupos, eventos, festas, ações e propostas que vicejam nas capelas, matrizes, basílicas, santuários e locais de devoção a mão poderosa de Deus a guiar e a proteger seus filhos.
Precisamos lembrar que tudo é do Pai e que todos os rios (as criaturas) correm de volta para o mar (Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo)
Pode até ser que você tenha dúvidas e "brigue com Deus como cantou o Padre Zezinho. Entretanto, não esqueça a música que cantamos na igreja: "Deus está aqui, aleluia. Tão certo como o ar que eu respiro, Tão certo como o amanhã que se levanta. Tão certo como eu te falo e tu me podes ouvir".
.........
"A motorromaria - ou qualquer outra ação católica e cristã - é um evento que deve ser inspirado e fortalecido pela graça do Espírito Santo de Deus para que seja um serviço de evangelização - em espírito e em verdade - para unir o homem a Deus, aos irmãos e às famílias."
(Alfransbe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário