quarta-feira, 23 de agosto de 2017

PIBID - relação de pesquisas recentes no Brasil e possibilidade para investigações futuras



Título
Autoria
Endereço eletrônico
Asunto abordado
O PIBID e a mediação na configuração de sentidos
sobre a docência


Claudia Gomes
Universidade Federal de Alfenas – Alfenas – MG – Brasil
Vera Lucia Trevisan de Souza
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas – SP – Brasil
http://www.scielo.br/pdf/pee/v20n1/2175-3539-pee-20-01-00147.pdf
os espaços de configuração de sentidos da docência”
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades
Rosenilde Nogueira Paniago
Teresa Sarmento


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000200771&lng=pt&nrm=iso
construção da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental”.
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS BOLSISTAS
RAUSCH, Rita Buzzi
FRANTZ, Matheus Jurgen
DOI http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641
contribuições do PIBID à formação inicial de professores nos dizeres dos licenciandos pibidianos”
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONEXÕES ENTRE SABERES DA
UNIVERSIDADE E FAZERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA


Jerônimo Sartori


http://www.ufrgs.br/prograd/pibid/anais-do-evento/salas-de-debate/Formacao%20de%20professores_conexoes%20entre%20saberes%20da%20universidade%20e%20fazeres%20na%20educacao%20basica.pdf
[…] se
e
como
o processo
vivenciado no PIBID possibilita o desenvolvimento
do licenciando e sua integração com
professores da rede pública de ensino e com os alunos da educação básica”.


RELAÇÕES PEDAGÓGICAS SOCIALMENTE COMPARTILHADAS ENTRE
BOLSISTA DE INICIA
ÇÃO
À DOCÊNCIA PIBID PEDAGOGIA E PROFESSOR
A
COLABORADORA: ELEMENTOS FORMADORES DA ATUAÇÃO DOCENTE NOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


MAIRA RICCI
http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3806.pdf
O
estudo teve por objetivo identificar, analisar e discutir quais são os elementos
formadores para atuação docente provenientes da gestão da matéria e da gestão de classe no
âmbito da sala de aula, presentes nas relações pedagógicas socialmente compartilhadas entre
bolsist
a de iniciação à docência e professora colaboradora”
















….
1. Qual o viés politizador dos discursos sobre o PIBID para alunos, estagiários, supervisores e para as instituições que administram o projeto?
2. O discurso sobre o tripé “Ensino-Pesquisa-Extensão acontece efetivamente nas práticas do PIBID?
3. Como os alunos beneficiados pela presença de estagiários do PIBID compreendem as atividades e potencialidades do projeto?
4. De que maneira é trabalhado o desenvolvimento de proficiẽncia leitora e de escrita no contexto de salas de aula que vivenciam o projeto PIBID?
5. Quais os limites da integração entre os estagiários e os professores regentes do PIBID?

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - http://portal.mec.gov.br/pibid

 O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,2 mil. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 350 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600 por mês.

Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.
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