Secretaria
de Educação do Estado do Ceará
Escola
Egídia Cavalcante Chagas
10
coordenadoria Regional de Educação
SEMINÁRIO
REGIONAL “ESCOLA: ESPAÇO DE REFLEXÃO”
Plano de
ação
INTRODUÇÃO
Morada
Nova, fundada em 02 de agosto de 1876, é um município brasileiro de
clima semiárido do interior do Ceará que se localiza na
Microrregião do Baixo Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe. Possui uma
área de 2.779 km² e dista 168 km de Fortaleza, capital
cearense.
A
cidade reflete as experiẽncias que preenchem os noticiários de
televisões, rádios e internet. Por isso, o projeto Escola Espaço
de Reflexão é uma alternativa para dinamizar o processo de ensino e
de aprendizagem realizado em escolas públicas desta
contemporaneidade.
OBJETIVOS
Objetivo
Geral
Observar
que as informações estão cada vez mais públicas e acessíveis,
mas ainda precisam contribuir para a formação reflexiva de sujeitos
autônomos e politizados.
Objetvos
Especificos
- Criar estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem
- Ressignificar as ferramentas midiáticas e tecnológicas de informação e comunicação.
- Operacionalizar projetos e rflexões interdisciplinares em aulas dinâmicas e contextualizadas.
JUSTIFICATIVA
A grande
questão da escola pública é aproveitar as novas tecnologias de
maneira criativa e promover uma ação/reflexão organizada entre
professores e alunos engajados num processo contínuo,
contextualizado e politicamente relevante para a vida dos sujeitos.
METODOLOGIA
Projeto de
Intervenção
Considerações
Ética
Local do
projeto de Intervenção
DESENVOLVIMENTO
As aulas
devem ser planejadas pelos professores das diversas disciplinas
curriculares durante os planejamentos coletivos e as aulas de
formação curricular.
Cada
reflexão deve ser redigida e servir de base para uma leitura e
discussão numa aula seguinte.
O processo
deve ocorrer após o retorno das férias escolares para desafiar os
alunos a reorganizarem como protagonistas e parceiros dos professores
nas rotinas escolares.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Mais
do que nunca aociedade precisa de uma atitude reflexivamente
filosófica. Por isso, para Freire (1996, p.20), "a filosofia
está a serviço de uma crítica, tolerante, responsável e
pluralista." em que os sujeitos pensam e refletem, realizam
argumentação e vivem a força da palavra. Por isso, o projeto de
ação “Escola espaço de reflexão” é uma atitude de reflexão
filosófica e atitudinal para trabalhar questões contemporâneas no
cotidiano da sala de aula.
São
muitas as temáticas que podem ser desenvolvidas durante um ano
letivo escolar. Por exemplo, sobre a questão do negro, Sousa (20--):
Ainda
aceitamos distinguir o negro do moreno, em uma aquarela de tons onde
o último ocupa uma situação melhor que a do primeiro. Desta
maneira, criamos a estranha situação onde “todos os outros podem
ser racistas, menos eu... é claro!”. Isso nos indica que o alcance
da democracia é um assunto tão difícil e complexo como a nossa
relação com o negro no Brasil.
As
informações sobre as incidências de violações aos direitos e a
problemática das necessidades de proteção entre a população em
geral, bem como o fortalecimento da rede de serviços e proteção
social são outra temática pertinente para qualificar a vida da
escola. Por fim, a reflexão sobre os conflitos que acompanham o
universo dos adolescentes é uma questão que interfere na realização
de um efetivo processo de ensino-aprendizagem.
Já
quanto à questão da violência, ssegundo dados da internet “Duas
em cada três pessoas atendidas no SUS em razão de violência
doméstica ou sexual são mulheres; e em 51,6% dos atendimentos foi
registrada reincidência no exercício da violência contra a
mulher”.
CRONOGRAMA
Temática
|
Turmas
|
Violência
psicológica, violência física e violência sexual
|
1C, 1D,
|
Violência patrimonial e
violência moral
|
2G, 1E, 2I
|
Miscigenação cultural
brasileira e identidade negra
|
1A, 1F
|
Políticas de cotas não é
Assistencialismo
|
1B, 2D
|
Corpo físico e corṕo
psicológico adolescente
|
2E, 2F, 2H
|
O Estatuto da Criança e do
Adolescente
|
2A, 1G
|
Políticas públicas para a
Assistência Social
|
2B, 1H
|
Educação para a politização
(THIARLO) (ALBER)
|
2C, 1I, 1J
|
METODOLOGIA
Atividade
|
Data
|
Discussão da temática em sala
|
1ª semana de agosto
|
Produção de cartazes e/ou slides
|
1ª semana de agosto
|
Criação de uma página no facebook
|
2ª semana de agosto
|
Criação de paródia e acrósticos
|
3ª semana de agosto
|
Apresentação para a comunidade escolar
|
2ª semana de setembro
|
A
metodologia do projeto envolve um trabalho de discussão em sala de
aula de Formação Cidadã, em seguida, a apresentação do conteúdo
trabalhado para o público da escola e da comunidade em geral por
meio de gêneros textuais orais e escritos, impressos e virtuais.
REFERÊNCIAS
SOUSA,
Rainer Gonçalves. Democracia Racial.
Brasil Escola.
Disponível em
.
Acesso em 22 de junho de 2017.
FREIRE,
Paulo. Educação
como prática da liberdade.
Rio de janeiro: Paz e Terra. Ed. 29. São Paulo, 1996
Violência
doméstica.
Disponível em
Acesso em 22 de junho de 2017.
.........
Violência e gênero> http://www.nieg.ufv.br/wp-content/uploads/Apostila-Escolas-G%C3%AAnero-e-Viol%C3%AAncia.pdf
Estatuto da criança e do adolescente. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n1/a03v44n1.pdf
Política de cotas. http://www.scielo.br/pdf/rk/v14n1/v14n1a03.pdf
Assistencia social. https://www.youtube.com/watch?v=gq4YXI1pggg
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