segunda-feira, 7 de agosto de 2017

SEDUC - CREDE 10 - Escola: Espaço de Reflexão - Modelo de trabalho


Secretaria de Educação do Estado do Ceará
Escola Egídia Cavalcante Chagas
10 coordenadoria Regional de Educação
SEMINÁRIO REGIONAL “ESCOLA: ESPAÇO DE REFLEXÃO”
Plano de ação
INTRODUÇÃO
Morada Nova, fundada em 02 de agosto de 1876, é um município brasileiro de clima semiárido do interior do Ceará que se localiza na Microrregião do Baixo Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe. Possui uma área de 2.779 km² e dista 168 km de Fortaleza, capital cearense.
A cidade reflete as experiẽncias que preenchem os noticiários de televisões, rádios e internet. Por isso, o projeto Escola Espaço de Reflexão é uma alternativa para dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem realizado em escolas públicas desta contemporaneidade.

OBJETIVOS
Objetivo Geral
Observar que as informações estão cada vez mais públicas e acessíveis, mas ainda precisam contribuir para a formação reflexiva de sujeitos autônomos e politizados.

Objetvos Especificos
  • Criar estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem
  • Ressignificar as ferramentas midiáticas e tecnológicas de informação e comunicação.
  • Operacionalizar projetos e rflexões interdisciplinares em aulas dinâmicas e contextualizadas.

JUSTIFICATIVA
A grande questão da escola pública é aproveitar as novas tecnologias de maneira criativa e promover uma ação/reflexão organizada entre professores e alunos engajados num processo contínuo, contextualizado e politicamente relevante para a vida dos sujeitos.

METODOLOGIA
Projeto de Intervenção
Considerações Ética
Local do projeto de Intervenção

DESENVOLVIMENTO
As aulas devem ser planejadas pelos professores das diversas disciplinas curriculares durante os planejamentos coletivos e as aulas de formação curricular.
Cada reflexão deve ser redigida e servir de base para uma leitura e discussão numa aula seguinte.
O processo deve ocorrer após o retorno das férias escolares para desafiar os alunos a reorganizarem como protagonistas e parceiros dos professores nas rotinas escolares.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mais do que nunca aociedade precisa de uma atitude reflexivamente filosófica. Por isso, para Freire (1996, p.20), "a filosofia está a serviço de uma crítica, tolerante, responsável e pluralista." em que os sujeitos pensam e refletem, realizam argumentação e vivem a força da palavra. Por isso, o projeto de ação “Escola espaço de reflexão” é uma atitude de reflexão filosófica e atitudinal para trabalhar questões contemporâneas no cotidiano da sala de aula.
São muitas as temáticas que podem ser desenvolvidas durante um ano letivo escolar. Por exemplo, sobre a questão do negro, Sousa (20--):

Ainda aceitamos distinguir o negro do moreno, em uma aquarela de tons onde o último ocupa uma situação melhor que a do primeiro. Desta maneira, criamos a estranha situação onde “todos os outros podem ser racistas, menos eu... é claro!”. Isso nos indica que o alcance da democracia é um assunto tão difícil e complexo como a nossa relação com o negro no Brasil.

As informações sobre as incidências de violações aos direitos e a problemática das necessidades de proteção entre a população em geral, bem como o fortalecimento da rede de serviços e proteção social são outra temática pertinente para qualificar a vida da escola. Por fim, a reflexão sobre os conflitos que acompanham o universo dos adolescentes é uma questão que interfere na realização de um efetivo processo de ensino-aprendizagem.
Já quanto à questão da violência, ssegundo dados da internet “Duas em cada três pessoas atendidas no SUS em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres; e em 51,6% dos atendimentos foi registrada reincidência no exercício da violência contra a mulher”.

CRONOGRAMA

Temática
Turmas
Violência psicológica, violência física e violência sexual
1C, 1D,
Violência patrimonial e violência moral
2G, 1E, 2I
Miscigenação cultural brasileira e identidade negra
1A, 1F
Políticas de cotas não é Assistencialismo
1B, 2D
Corpo físico e corṕo psicológico adolescente
2E, 2F, 2H
O Estatuto da Criança e do Adolescente
2A, 1G
Políticas públicas para a Assistência Social
2B, 1H
Educação para a politização (THIARLO) (ALBER)
2C, 1I, 1J

METODOLOGIA
Atividade
Data
Discussão da temática em sala
1ª semana de agosto
Produção de cartazes e/ou slides
1ª semana de agosto
Criação de uma página no facebook
2ª semana de agosto
Criação de paródia e acrósticos
3ª semana de agosto
Apresentação para a comunidade escolar
2ª semana de setembro

A metodologia do projeto envolve um trabalho de discussão em sala de aula de Formação Cidadã, em seguida, a apresentação do conteúdo trabalhado para o público da escola e da comunidade em geral por meio de gêneros textuais orais e escritos, impressos e virtuais.


REFERÊNCIAS
SOUSA, Rainer Gonçalves. Democracia Racial. Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 22 de junho de 2017.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra. Ed. 29. São Paulo, 1996
Violência doméstica. Disponível em Acesso em 22 de junho de 2017. 
.........
Violência e gênero> http://www.nieg.ufv.br/wp-content/uploads/Apostila-Escolas-G%C3%AAnero-e-Viol%C3%AAncia.pdf 
Estatuto da criança e do adolescente. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n1/a03v44n1.pdf 
Política de cotas. http://www.scielo.br/pdf/rk/v14n1/v14n1a03.pdf 
Assistencia social. https://www.youtube.com/watch?v=gq4YXI1pggg 

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