sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ESCOLA EGÍDIA - S.O.S. RIO BANABUIÚ

S.O.S. rio Banabuiú.
Em Morada Nova-CE, o rio Banabuiú agoniza com a insensibilidade de seguidas administrações públicas para com a realidade de uma população marcada pelo uso indevido das águas doces por onde veio o povoamento e a riqueza da terra do vaqueiro. Em visita monitorada pelos professores Adalberto Saraiva, João Batista e Benedito Alves, os alunos de uma turma de primeiro ano e de uma turma de terceiro ano percorreram a pé cerca de seis quilômetros ao longo da margem urbana do rio Banabuiú. Entre os flagrantes problemas identificados a olho nu:
1. Assoreamento associado à destruição da vegetação ciliar.
2. Usufruto desordenado do entorno do rio e de seus recursos por meio de atividades econômicas (para subsistência de alguns e para exploração comercial por outros, especialmente quem retira areia para a contratação civil)
3. Poluição das águas por esgotos domiciliares e produtos tóxicos decorrentes de práticas agrícolas e pecuárias.
4. Agravamento de problemas relacionados à segurança hídrica e à capacidade de renovação do volume e da qualidade do fluxo da água devido à perfuração avulsa de poços profundos e ao represamento de diversos trechos do curso do rio Banabuiú.
O rio Banabuiú é um organismo vivo e dinâmico. Suas características o definem como um ecossistema muito delicado cuja capacidade de renovação tem sido abalada por uma forte e prolongada estiagem e, principalmente por fatores antrópicos que estão se assemelhando a um câncer no que tange à resiliência do velho rio. A diminuição da vazão da água ao longo de sua calha graças ao esgotamento do açude Banabuiú cobram a união entre iniciativas públicas e privadas e entre o poder público e a população em geral  para que todos reconheçam a urgência de pensar e efetivar ações para combater a morte do rio que há tempos vem sofrendo com o abandono que a sociedade ao seu redor vem causando.
Discutir e agir agora em nível local e municipal é a tarefa que a escola Egídia Cavalcante Chagas propõe para que as gerações futuras possam aproveitar do que as passadas usufruíram.
FIAT LUX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário