sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Monografia

Monografia, no sentido etimológico, significa dissertação a respeito de um assunto único, pois monos (mono) significa um só e graphein (grafia) significa escrever. A monografia é um trabalho científico que se caracteriza pela especificação, ou seja, a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema. Desta maneira, monografia é um trabalho com tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência.

Uma monografia possui sentido lato e sentido estrito. Em sentido estrito identifica-se com a tese e em sentido lato é todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa. E nisso, é muito importante que haja reflexão, pois sem ela a monografia torna-se simplesmente um relatório do procedimento da pesquisa, uma divulgação, uma compilação de obras alheias.

Uma monografia deve ser um trabalho escrito, para que possua um registro do que foi pesquisado. Deve ser um trabalho sistemático, que seja organizado em etapas, começando com o projeto, e que siga determinadas regras de execução. E deve ser completo, com qualidade, para que, apesar de apresentar um único problema, se possa compreender o todo do tema, integralmente.

Uma monografia deve apresentar um tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela e em cima deste tema deve ser realizado um estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários ângulos e aspectos, esgotando tudo o que haja e se possa concluir a respeito do tema em questão. Deve possuir um tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance.


http://www.monografiaurgente.com/monografia.html
16/09/2011, 19:06

........................................................................................................

1. ESTRUTURA BÁSICA PARA A MONOGRAFIA:


ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS


- Capa

- Folha de rosto

- Errata

- Dedicatória

- Agradecimentos

- Epígrafe

- Resumo na língua vernácula

- Resumo em língua estrangeira

- Listas

- Sumário


ELEMENTOS TEXTUAIS


- Introdução

- Desenvolvimento

- Conclusão


ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS


- Referência

- Glossário

- Apêndice(s) e anexo(s)

- Índice(s)


Destes elementos, somente os que se encontram em negrito são obrigatórios.



2. ESCLARECENDO AS PARTES - Elementos pré-textuais


2.1 A Capa


A capa deve conter o nome da instituição (opcional), autoria, título do trabalho, subtítulo, se houver, número do volume, local (cidade) e ano de depósito (entrega), dispostos nessa ordem.



2.2 A Folha de Rosto


No anverso da folha de rosto deve conter:

- Autor: nome completo, centrado no alto da folha, observando uma margem vertical de 3,0 cm, com letras menores do que as utilizadas para o título.


- Título: deve ser preciso e significativo. Deve-se usar fonte maior que a utilizada para o nome do autor, e colocado ao centro da página. Se houver subtítulo, este deve ser gravado com fonte diferenciada e separado do título por dois pontos.

- Número de volumes: caso haja mais de um volume, em cada folha de rosto deve constar o respectivo número do volume.


- Nota: explicitação da natureza do trabalho, no caso monografia, mencionando o curso para qual foi apresentado e a titulação obtida com a aprovação do trabalho (no caso, a graduação).


- Orientador: nome do orientador do trabalho, seguido pelo co-orientador, caso haja.


- Notas tipográficas: composta por local, instituição (opcional) e data (ano) do depósito (entrega), centralizado, e com margem de 2 cm.


- Verso da folha de rosto: no terço inferior da página se insere a ficha catalográfica, que é elaborada pela Biblioteca do IGC, conforme solicitação do(s) aluno(s). Verificar normas da biblioteca para execução da referida ficha.


2.3 Errata


Caso seja necessário, é colocada uma listagem de erros, com as devidas correções, indicando as páginas e, se possível, a linha onde se encontram. Sugere-se inseri-la como um encarte, logo após a folha de rosto.


2.4 Dedicatória


Trata-se de um pequeno texto onde o autor homenageia ou dedica seu trabalho à alguém.


2.5 Agradecimentos


Texto que manifesta agradecimento a pessoas e/ou instituições que, de alguma forma, colaboraram para a execução do trabalho.


2.6 Resumo na Língua Vernácula


Deve ser redigido pelo próprio autor. Trata-se de uma síntese do trabalho, escrita de forma clara, concisa, direta, com no máximo 500 palavras. O texto deve ressaltar o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, bem como o método e a técnica utilizados em sua elaboração. É inserido antes do sumário e deve vir na língua do mesmo. O resumo deve representar claramente o trabalho, pois este serve para o momento em que os pesquisadores estão selecionando suas leituras. Este limita-se a um parágrafo e deve conter, ainda, palavras representativas do assunto. A norma NBR6028 (ABNT, 2003e) recomenda que a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. Utiliza-se o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.


Logo abaixo do resumo inserem-se as palavras chaves, precedidas pela expressão: Palavras-chave.


Deve-se evitar no resumo: abreviaturas, símbolos, fórmulas, equações e diagramas que não sejam absolutamente necessários, comentários, críticas, além de e expressões como O presente trabalho trata-se de... ou O autor do trabalho descreve....


2.7 Resumo em língua estrangeira


Trata-se da tradução do resumo para outra língua, seja o inglês ou outro idioma. Nesse caso, o título deve vir conforme o idioma utilizado, sendo: Abstract (inglês), Résumé (francês), Resumen (espanhol) e Zusammenfassung (alemão).


2.8 Listas


Trata-se da listagem de elementos ilustrativos ou explicativos presentes no trabalho. Pode-se incluir, de acordo com suas características, as seguintes listas:

- lista de ilustrações: relação de gráficos, quadros, fórmulas, lâminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que se encontram no texto, indicando a localização de cada.


- lista de tabelas: relação numérica das tabelas, na mesma ordem em que se encontram no texto, seguida do título e da localização (paginação) no trabalho.


- lista de abreviaturas e siglas: organizada em ordem alfabética, seguidas daS palavras ou expressões que a correspondem, por extenso. Ao se inserir uma abreviatura, deve-se ter critérios e utilizar a forma já existente, não inserindo novas. A primeira vez que a abreviatura for citada no texto, sua forma por extenso deve aparecer entre parênteses. Não se utiliza abreviatura no título nem no resumo. Para mais informações sobre abreviaturas e siglas, consulte o item específico.


- lista de notações ou símbolos: relação de sinais convencionados, empregados no texto, seguidos do respectivo significado.


2.9 Sumário


É a indicação do conteúdo do documento, conforme suas divisões e/ou seções, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. Utiliza-se o termo “sumário” e não índice ou lista. Caso haja mais de um volume, cada um deve conter o sumário completo da obra.



3. ESCLARECENDO AS PARTES - Elementos textuais


Os trabalho científicos devem seguir uma ordem quanto a apresentação das informações textuais. Sendo assim, se recomenda estruturar o texto em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dispostos em seções e subseções, conforme a necessidade. Orienta-se seguir a numeração progressiva, conforme a norma NBR 6024, o que colabora para a exposição de forma lógica das idéias, bem como, facilita a localização das informações.


3.1 Introdução


Este tópico deve oferecer uma visão geral do trabalho, inclusive com as hipóteses, delimitações do assunto e objetivos.


3.2 Desenvolvimento


3.2.1 Revisão de Literatura


Nesse item, o autor deve demonstrar o conhecimento da literatura básica sobre o assunto, de forma a resumir os resultados obtidos por outros autores. Preferivelmente, deve-se citar a literatura em ordem cronológica no texto, em blocos de assuntos, a fim de tornar mais claro ao leitor a evolução do tema. Todo documento utilizado e citado, deve ser referenciado ao fim do trabalho.


3.2.2. Metodologia


É o item onde se descrever a metodologia utilizada. Deve descrever breve e claramente as técnicas e processos utilizados, assim como o delineamento experimental.


3.2.3. Resultados


Devem ser apresentados detalhadamente, possibilitando ao leitor uma percepção completa dos resultados. Deve incluir ilustrações, como quadros, gráficos, tabelas, mapas e outros.


3.2.4. Discussão dos resultados


É o momento de comparar os resultados obtidos com os apresentados na revisão de literatura.


3.3. Conclusão


Trata-se da síntese final do trabalho e deve ser a resposta à hipótese enunciada na introdução. O autor deve manifestar seu ponto de vista sobre os resultados. Não se permite a inclusão de dados novos nessa parte.

4. ESCLARECENDO AS PARTES - Elementos pós-textuais


4.1. Referências


Trata-se de uma listagem das obras utilizadas para a elaboração do trabalho. Pode ser ordenada alfabeticamente ou pelo sistema numérico.


4.2. Glossário


Trata-se de uma lista de palavras pouco conhecidas, estrangeiras, termos ou expressões técnicas acompanhadas de suas definições ou traduções.


4.3. Apêndices e Anexos


Tratam-se de documentos que comprovam ou complementam o texto. O apêndice é elaborado pelo próprio autor, enquanto o anexo possui autoria diferente. Trazem informações esclarecedoras, tabelas, dados, mapas, colocados à parte para não interferirem na seqüência lógica do texto. São identificados por letras maiúsculas, travessão e título, devendo ser citados no texto. Caso se utilize as 23 letras do alfabeto na identificação de anexos e apêndices, se permite o uso de letras maiúsculas dobradas.


4.4. Índice


Trata-se de elemento opcional, sendo elaborado a partir de norma específica (NBR 6034).


www.igc.ufmg.br/.../Estrutura%20basica%20para%20a%20Monografia.doc
16/09/2011, 19:10





Um comentário:

  1. legal!!! obrigada pelo conteudo sobre monografia. estou nessa tarefinha de casa. rsssssssss esta sendo muito util.vwl

    ResponderExcluir