quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Motorromaria de Fortaleza a Canindé em 18 09 2011

Franciscanos do asfalto, eles respondem com o barulho dos motores às graças do santo de devoção. Pelo 25º ano seguido, milhares de fiéis vão se reunir no próximo domingo (18), na avenida Mister Hull, em Fortaleza, para a saída da motorromaria de Canindé, município a 120 quilômetros da Capital.



A peregrinação que começou com a promessa de um fiel espera para este ano entre 50 e 60 mil devotos em duas rodas. É tanta gente indo de Fortaleza a Canindé no domingo de manhã que a Polícia Rodoviária Federal vai realizar operação sentido único das 9h às 11h na BR-020. A recomendação da PRF para quem vem na BR em direção a Fortaleza é evitar o trecho.

O presidente da Associação dos Motociclistas do Ceará (AMO) e idealizador da motorromaria, Edson Maia, explica que seis ambulâncias, três carros, um ônibus e um helicóptero darão apoio ao evento. Outra medida de segurança será a redução da velocidade média de 60 para 50 km/h.

“Uma romaria com 50 mil motos não tem condição de não acontecer nenhum incidente”, alerta Edson. Segundo ele, as ambulâncias vão ficar divididas ao longo do percurso, e os ônibus vão levar familiares dos participantes e motos, em caso de batidas.

Vencido o trajeto até Canindé, os participantes serão recebidos na cidade na praça dos Romeiros. Haverá bênção de motos e capacetes, seguida de festa com sorteio de moto e brindes em um clube.

Maia lembra que o evento também tem cunho solidário. Segundo ele, parte do dinheiro recolhido com a venda de camisas para a motorromaria será revertida para a Casa do Deficiente de Canindé.

Também serão distribuídas cestas básicas, na semana seguinte à romaria, para uma comunidade pobre de Canindé a ser escolhida pela Prefeitura. Em edições anteriores da romaria, o caminhão com donativos chegou a ser saqueado pela população.


Promessa
O costume de ir até Canindé por graças e agradecimentos a São Francisco começou após acidente de moto de Edson Maia. “Ele estava guiando uma moto pequena e teve uma queda perto do Mucuripe, com óleo na pista. Ele fez a promessa de que, se ficasse bom, iria de moto todos os anos a Canindé”, conta a esposa Altaíres Maia.



Ela diz que o evento se tornou tão grande que o marido já pensou em desistir da organização. “Os colegas sempre dizem: ‘Se você não for, a gente faz’”, diverte-se Altaíres.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A motorromaria de Canindé começou há 25 anos depois de uma promessa de Edson Maia. Motociclistas vão à cidade benzer capacetes e motos. A cada ano o evento agrega mais adeptos, o que demandou maior estrutura de apoio e a adoção de sentido único durante o trajeto.

SERVIÇO

Motorromaria
Quando: 18/9 (domingo). Concentração a partir das 7h. Largada prevista para as 8h.

Onde: Saída na avenida Mister Hull, em Fortaleza, em frente ao Colégio da Polícia Militar.

Como Participar: A organização pede apoio por meio da compra de camisas do evento. A de manga curta custa R$10. A de manga longa, R$20.

Onde comprar as camisas: Moto Maia (Av. Jornalista Tomás Coelho, 41, Messejana)
Retimol e Edilberto Motos (rua Clarindo de Queiroz, Centro) e autorizadas da Honda: Augi Motos, Ceará Motos e Nossa Moto Outras informações:
3274 2442

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/09/14/noticiacearajornal,2297867/devotos-sobre-duas-rodas-rumam-para-caninde-domingo.shtml
15/08/2011, 17:24
..............................................

Edson Maia, 58, engenheiro mecânica

Ninguém melhor do que o idealizador da motorromaria para dar dicas de segurança para os 120 quilômetros de trajeto. O engenheiro mecânico Edson Maia conta que, por conta da proximidade das motos, a principal dica é pilotar com velocidade de até 50 km/h.

“É bom não costurar no trânsito, ficar fazendo zigue-zague. Usar o equipamento obrigatório também é importante”, acrescenta.

Maia explica ainda que é difícil evitar acidentes em um trecho com mais de 50 mil motos. Ele aconselha “manter distância do companheiro da frente” e evitar buzinar para não causar sustos.

Os cuidados de sempre também são úteis na romaria: manter sempre a moto em bom estado, com farol acesso e sinalizando para mudanças de faixa. Para quem vai passar pela BR-020 no domingo, Edson recomenda fazer desvio por Aratuba.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/09/14/noticiacearajornal,2297870/distancia-e-cuidado-na-buzina.shtml
15/09/2011, 17:25

.........................................
..............................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário