Monitoria Ambiental_LIXÃO 21 05 2012
Escola Egídia Cavalcante Chagas.
Visita ao lixão de Morada Nova realizada realizada por Glaudineto e Igor, alunos do 1º ano, turno manhã, turma B.
Entrevista com Igor Oliveira concedida ao professor Benedito
Na segunda-feira, 21 de maio de 2012, às 16:00, os alunos Glaudineto e Igor se dirigiram ao lixão de Morada nova, Ceará, localizado às margens da rodovia estadual que interliga os municípios de Morada Nova e Limoeiro do Norte.
Igor foi a pé, em ritmo de corrida e Glaudineto, foi de bicicleta. Tal ação é ecologicamente correta e adequada às normas da legislação brasileira de trânsito, já que eles não são habilitados para conduzir veículo automotor.
Os alunos estavam realizando uma pesquisa a pedido da professora Paula Andréa para a disciplina de matemática. A pesquisa tinha caráter interdisciplinar e mescla conhecimentos de estatística e conceitos de cidadania e ecologia, situação característica das atividades pedagógicas incentivadas pela Escola Egídia Cavalcante Chagas.
Benedito – Por que foi escolhido o lixão como tema de pesquisa?
Igor – Para saber como era o lixão municipal.
B – O que mais chamou sua atenção?
I – A ausência de material de proteção individual para todos os que catam lixo nas imediações do lixão, a presença de animais no lixão, a fumaça e o mau cheiro que exalam do lixo acumulado pelo município e a presença de carros que despejam fezes advindas das fossas localizadas na área urbana de Morada Nova.
B – O que as pessoas que se encontravam no lixão relataram?
I – Das pessoas observadas – a maioria idosa, salvo um adolescente aparentando e afirmando ter 15 anos de idade – todas relataram ter pouco um nenhum conhecimento escolar e dois chegaram a afirmar que eram analfabetos. Quando chegamos ao lixão, uma carroça estava de partida sendo conduzida por um rapaz de 22 anos, um menino de 12 anos e um rapaz de 17 anos.
B – Havia muitas pessoas no lixão?
I – Por já ser tarde, quase fim de tarde a escuridão impede que haja muitos catadores. Um outro fator é porque suas residências se localizam distantes. Isso os leva a almoçar no próprio lixão para otimizar sua tarefa de recolher e selecionar produtos recicláveis que vão lhes assegurar seu sustento.
B – Há fontes de água próximas ao lixão?
I – Há uma espécie de pequeno lago na parte baixa da área em que se localiza o lixão e bem próximo, um buraco em que os caminhões com os dejetos das fossas, fezes e urina são despejados de maneira contínua e sem fiscalização.
B – O carro do lixo procede de que maneira?
I – Simplesmente o carro manobra e despeja o lixo municipal para logo em seguida retornar para a cidade.
B – Quais os lixos mais comuns encontrados no lixão?
I – Sacolas plásticas e papelão. Quando o caminhão do lixo chegou havia bastante garrafas PET e latas de alumínio, logo recolhidas e acondicionadas em sacos.
B – Na sua opinião qual é o perfil de quem sobrevive do lixão?
I – Quem está no lixão é aquela pessoa sem estudo, sem oportunidade para tentar uma outra forma de ganhar sua vida.
B – Qual a sua mensagem final sobre sua visita ao lixão?
I – Espero que as pessoas que estão lá, possam sair de lá e ter uma vida melhor.
B – E quanto ao lixão em si?
I – Espero que o lixão acabe um dia, que exista menos lixo.
B – E como podemos produzir menos lixo?
I – Utilizar menos sacolas plásticas. A sacola acumulada é um problema. Outro ponto é procurar um destino adequado para o resto de comida que contribui para a fedentina.
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