sexta-feira, 18 de maio de 2012

Monitoria ambiental - Relatório de atividades

No dia 23/04/12 visitamos as salas da escola Egídia pele tarde para convidar e informar alunos de 1º a 3º ano que a Monitoria Ambiental tem que demostrar mais interesse pelo nosso planeta este ano. Os alunos não se interessaram muito de “primeira vez”, pois a família não tem o dialogo sobre a prevenção de seu bem-estar dentro de casa. É claro que é um grande susto que eles levam ao ouvir falar na escola de algo que não ouvem dentro de casa. Eles começaram a se admirar e a querer participar de um projeto que ira lhes ensinar uma lição para todo a vida. E VOÇE ESTA ESPERANDO O QUE? ENTRE AGORA MESMO E FAÇA PARTE DA MONITORIA AMBIENTAL DA ESCOLA EGÍDIA.
E PRESEVE SEU PROPRIO BEM-ESTAR.
VALEUUU!!!!!!!

By Janaína, 2 C.
Morada Nova, 03 05 2012.
.................................
Monitoria Ambiental relatório 07 05 2012
No dia 23/04/2012 os alunos do 1º C e D ilustraram a frase “The environment I dream” com sua percepção do que foi, é ou deveria ser o meio-ambiente. Há uma sensibilidade de ar meigo e infantil que encanta pelas linhas simples e imagens autênticas e/ou idealizadas. A presença de elementos não-típicos de nossa região, como a macieira, e de símbolos das preocupações e necessidades sertanejas, como a água de chuvas, lagos e rios, demonstra uma variedade de níveis de influência de fatores externos na vida dos jovens cidadãos da escola Egídia. Todos os desenhos foram digitalizados pelo aluno Paulo do 1º B. Ao som de “We are the champions”, da banda QUEEN, as ilustrações foram transformadas em um vídeo e postadas no YOUTUBE. É o protagonismo juvenil dos alunos egidianos renovando a Monitoria Ambiental.

No dia 04/05/2012 alunos do Egídia interessados em participar da monitoria ambiental compareceram a uma reunião na sala de vídeo às 13:50h. Foram formados grupos de trabalho para pesquisarem sobre temas relacionados ao meio-ambiente e apresentado um conjunto de ações para serem efetivadas durante o mês de Maio deste corrente ano com vistas a preparar a semana do meio-ambiente a ser celebrada em Junho e conscientizar cada aluno a se tornar um cidadão e um agente articulador de ações ambientalmente corretas. Às 17:00, o conteúdo da reunião foi apresentado ao núcleo gestor e aos professores coordenadores de área. A princípio, foi estabelecida o período de 04 a 06 de Junho para a escola trabalhar atividades referentes à semana do meio-ambiente e cogitou-se a temática “Rio + 20”.
......................................

Reunião da monitoria ambiental – Escola Egídia – 04/05/2012
Elementos a serem analisados pelos grupos de estudo

Semana do meio ambiente: 01/06/2012 até 05/06/2012.
Pesquisar sobre artesanato com material reciclado para montar uma exposição.
Pesquisar sobre economia verde.
Pesquisar sobe ecoturismo.
Pesquisar sobre os problemas que afetam o meio ambiente da caatinga.
Pesquisar sobre os problemas que afetam os rios de Morada Nova
Pesquisar sobre a Lagoa da Salina.
Visita aos centros de reciclagem do município.
Gravar um vídeo sobre a situação do meio-ambiente em sua comunidade. Duração de 30 segundos.
Planejar uma data e uma ação nas ruas de Morada Nova.
Caminhada nas CE – rodovias estaduais que cortam o município – para identificar quais tipos de lixo são mais freqüentes.
Propor uma debate no espaço da câmara dos vereadores sobre a questão ambiental
Preparar as turmas para a gincana ecológica.
Arrecadar pilhas usadas e bateria de celular.
Preparar a nova camisa da monitoria ambiental
.................................................

Escola Egídia Cavalcante Chagas

Monitoria Ambiental
Projeto interdisciplinar baseado no protagonismo juvenil.
Reunir, Discutir, Mobilizar, Conscientizar, Executar.

Proposta de cronograma de atividades.
Gincana ecológica, semana do meio ambiente,
3/5/2012 - Dia do Solo / Dia do Pau Brasil
5/5/2012 - Dia Mundial do Campo
25/5/2012 - Dia do Trabalhador Rural
27/5/2012 - Dia Nacional da Mata Atlântica
29/5/2012 - Dia do Geógrafo
29/5/2012 - Dia do Geólogo
Junho
3/6/2012 - Aniversário da ECO92
4/6/2012 - Semana Nacional do Meio Ambiente
5/6/2012 - Dia da Ecologia / Dia Mundial do Meio Ambiente
9/6/2012 - Término da Semana Nacional do Meio Ambiente
17/6/2012 - Dia Mundial de Combate à Dessertificação e à Seca

Veículos:
Web radio, Blog, Site, Jornal

Identificação Monitores ambientais
e-mail, telefone, CPF

Imagem da monitoria
Símbolo da monitoria
Blusa da monitoria

Participação em eventos e competições

Patrulha Ecológica

Ei, Coronel,
Cabeça de papel!
Deixa de moleza
E cuida da natureza!
Quem derrubou a mata?
Quem os peixes mata?
Quem polui o mar?
E envenena o ar?
Um, dois, três, quatro!
Salva peixe,
salva bicho,
Salva gente,
Salva mato!
Cinco, seis, sete e oito!
Depois da vigília
Café com biscoito.

Maria Dinorah

Read more: http://www.pragentemiuda.org/2009/06/poemas-meio-ambiente.html#ixzz1t6970FoE
Acesso em 25/04/2012, às 20:33.

................................
Participação da escola egídia e de seus monitores ambientais no evento intitulado Ecocidades

ECOCIDADES – Morada Nova – Ceará (26-27/04/2012)
Local: EEEP Osmira Eduardo de Castro
Saneamento ambiental e resíduos sólidos
Facilitador: Airton Mota Bastos (geógrafo formado pela Universidade estadual do Ceará)

Elementos que constituem o Saneamento Básico:
1. Tratamento da água
2. Esgotamento sanitário
3. Gerenciamento dos resíduos sólidos.
4. Rede de drenagem de precipitações pluviométricas.

Licenciamento ambiental (SEMACE)
Desenvolvimento de Políticas Públicas (CONPAM)
Autarquias de gestão de água e esgoto: SAAE (morada Nova – Ce) e CAGECE (Ceará).
Resíduos Sólidos no âmbito das políticas públicas.
Resíduo sólido: Lixo seco que deve ser reciclado ou reutilizado deixando de ser lixo.
Lixo orgânico: material que pode ser descartado nos aterros sanitários.
Aterro sanitário é uma grande área em que o lixo orgânico é depositado (sobre mantas de impermeabilização) em gigantescos buracos e recoberto com camadas de terra.
A questão dos resíduos sólidos deve considerar: coleta, transporte e disposição.
Há uma relação entre economia e saneamento ambiental que deve ser considerada.
A pressão popular é fundamental para conduzir empresas, fabricantes e indústrias a adotarem práticas ambientalmente, economicamente e socialmente viáveis para a sociedade.
A fundação de ONGs voltadas para a gestão ambiental pode constituir-se em uma oportunidade de emprego e trabalho para pessoas que desejem ser formadores de opinião.
A Internet é um veículo de circulação de idéias. É possível mobilizar pessoas, publicizar atos públicos e/ou privados e divulgar eventos e oportunidades de negócios.
Trabalhar a questão ambiental deve ser que valorize economicamente o profissional dedicado às questões ambientais.

Contato:
CONPAN – Conselho de Políticas e Gestão do meio ambiente do Ceará.
www.conpam.ce.gov..br
airton.mota@conpam.ce.gov.br
Educação Ambiental: (85) 3101-5529
Políticas Públicas (Airton) 3101-1251

Nenhum comentário:

Postar um comentário