Obrigado Padre Pitombeira, meu professor de Latim e de Filologia da FAFIDA-UECE.
LIÇÃO I – PUELLA CANTAT
Puella Cantat.
Magistra educat. Aquila volat.
Puellae cantant.
Magistrae
educant. Aquilae volant.
Discipula
saltat. Poeta recitat. Agricola laborat.
Ranae
natant. Reginae regnant. Nautae navigant.
VOCABULÁRIO
Agricola
= agricultor
Aquila
= águia
Aquilae
= águias
Cantant
= cantam
Cantat
= canta
Discipula
= discípula
Educant
= educam
Educat
= educa
Laborat
= labora, trabalha
Magistra
= professora, mestra
Magistrae
= professoras, mestras
Natant
= nadam
Nautae
= navegantes
Navigant
= navegam
Poeta
= poeta
Puella
= menina
Puellae
= meninas
Ranae
= rãs
Recitat
= recita
Reginae
= rainhas
Regnant
= reinam
Saltat
= salta
Volant
= voam
Volat
= voa
*1.
Em latim não há artigo
*2.
Os sujeitos (aqui formados apenas por substantivos) terminam neste texto em “a”
no singular e “ae” (pronuncia-se “é”) no plural. Já os predicados, todos verbos
intransitivos neste texto terminam em “at” no singular e “ant” no plural.
EXERCÍCIOS
1.
Separe sujeito e predicado:
a) Puella
Cantat.
b)
Magistra educat.
c)
Aquila volat.
2.Escreva
no plural:
a)
Discipula saltat.
b)
Poeta recitat.
c)
Agricola laborat.
3.
Escreva no singular:
a)
Puellae cantant.
b)
Magistrae educant.
c)
Aquilae volant.
4.
Substitua os predicados por outros:
a)
Ranae natant.
b)
Reginae regnant.
c)
Nautae navigant.
5.
Escreva em Latim:
a)
Um poeta canta.
b)
O poeta canta.
LIÇÃO II –
MAGISTRA ET DISCIPULAE
Sempronia
est magistra. Livia est discípula. Discipulae sedulae sunt. Iulia et Silvia
quoque discipulae sunt. Discipulae bona semper sedula est. Magistra educat,
puellae laborant: Livia cantat. Iulia recitat, Silvia saltat. Discipulae malae
non laborant. Magistra severa est.
Colloquium
Sempronia:
Es sedula, Livia?
Livia:
Sum
Sempronia:
Estis sedulae, puellae?
Discipulae:
Sumus.
VOCABULÁRIO
Bona/ae
= boa(s)
Colloquium
= colóquio, conversação
Discipula/ae
= Discípula(s)
Et
= e
Mala/ae
= má(s)
Non
= não
Quoque
= também
Sedula/ae
= aplicada(s), atenta(s)
Semper
= sempre
Severa/ae
= severa(s)
*3.
O predicativo concorda com o sujeito em número e o qualifica. Vem geralmente
após o verbo “esse” (ser/estar)
*4.
Verbo “ESSE” no presente do indicativo:
1ª
pessoa do singular: sum (sou)
2ª
pessoa do singular: es (és)
3ª
pessoa do singular: est (é)
1ª
pessoa do plural: sumus (somos)
2ª
pessoa do plural: estis (sois)
3ª
pessoa do plural: sunt (são)
Como
em Português, em Latim não há necessidade de sujeitos explícitos para
acompanhar um verbo porque as desinências indicam as pessoas, números, modos e
tempos.
EXERCÍCIOS
1.
Sublinhe os predicativos:
a)
Sempronia est magistra.
b)
Livia est discípula.
2.
Acrescente um predicativo:
a)
Livia es ___________.
b)
Nautae sunt __________.
3.
Acrescente um sujeito:
a)
________ cantat.
b)
________ sedulae sunt.
4.
Conjugue o verbo “esse”:
Sum discípula et
non sum magistra.
_____
discípula et non ______ magistra.
Est discípula et non
______ magistra.
Sumus discípulae et
non ______ magistrae.
Estis discípulae et
non ______ magistrae.
Sunt discípulae et
non ______ magistrae.
5.
Circule os verbos:
a)
Magistra educat.
b)
Puellae laborant.
c)
Livia cantat.
6.
Traduza para o Latim:
a)
Eu sou uma aluna aplicada.
b)
Não somos poetas.
LIÇÃO III –
DOMINA ET SERVAE
Lucretia
imperat. Anna, Drusilla et Lucilla obtemperant. Lucretia
Domina est. Anna, Drusilla et Lucilla servae sunt.
Servae
amant dominam. Hodie Lucretia convivas exspectat. Ideo servae sedulae sunt. Anna Cenam parat, Lucilla mensam ornat,
Drusilla portam servat. Domina amat servas.
VOCABULÁRIO
Amat/amant
= ama(m), estima(m)
Cenam
= ceia, jantar
Convivam/as
= convidado(s)
Domina/ae
= senhora(s)
Dominam= senhora(s)
Exspectat
= espera
Hodie
= hoje
Ideo
= por isso
Mensam
= mesa
Obtemperant
= obedecem
Ornat
= orna, enfeita
Parat
= prepara
Portam
= porta
Serva/ae
= escrava(s)
Servam/servas = escrava(s)
Servat
= vigia
*5.
Em Latim, as funções sintáticas de um vocábulo em relação aos demais elementos
oracionais são chamadas CASOS.
*6.
O nominativo é o caso do sujeito e
do predicativo. Suas terrminações são “a” no singular e “ae” no plural. O acusativo é o caso do objeto direto,
isto é, do complemento verbal não preposicionado. Suas terminações são “am” no
singular e “as” no plural.
EXERCÍCIOS
1. Separe
entre as palavras:
puella, puellae, ranae, rana, puellam, ranas, ranam,
puellas.
a)
Nominativo: singular (___________) e plural (____________)
b)
Acusativo: singular (__________) e plural (__________)
2.
Forme o nominativo e o acusativo como no modelo:
serva/servae
(nominativo singular e plural)
servam/servas
(acusativo singular e plural)
naut__/naut__
(nominativo singular e plural)
naut__/naut__
(acusativo singular e plural)
3.
Escreva no plural do presente do indicativo:
a)
Bona discípula sum. Bonae discípulae _____
b)
Bona discípula es. Bonae
discípulae _____
c)
Bona discípula est. Bonae discípulae _____
4.
Associe:
(a)
As senhoras mandam
(b)
As escravas não estimam as senhoras.
(c)
O marinheiro espera o conviva.
(d)
O conviva não espera o marinheiro.
(e)
As professoras são severas.
(f)
A aluna não estima as professoras severas.
(
) Magistrae severae sunt.
(
) Nauta exspectat convivam.
(
) Dominae obtemperant
(
) Discipula non amat severas magistras.
(
) Conviva nautam non exspectat.
(
) Servae dominas non estimant.
5.
identifique o sujeito, o verbo e o objeto:
“Anna
Cenam parat”.
LIÇÃO IV –
SCHOLA SEMPRONIAE
Schola
Semproniae clara est. Discipulae Semproniae amant magistram. Puellae sedulae
diligenter frequentant scholam. Magistra saepe fabulas narrat. Fabulae poetarum
delectant discipulas.
Colloquium
Lucretia:
Silvia, amas scholam Semproniae?
Silvia:
Amo, valde.
Lucretia:
Et vos, puellae, amatis magistram?
Livia:
Nos quoque amamus et magistram et scholam.
Lucretia:
Non est severa magistram?
Iulia:
Est severa, sed iusta.
VOCABULÁRIO
Clara
= famosa
delectant
= deleitam
Diligenter = diligentemente, assiduamente
Et
... et = tanto ... como
Fabulam/as
= fábula(s)
Frequentant
= freqüentam
Iusta
= justa
narrat
= narra
Nos
= nós
Saepe
= muitas vezes
Schola/ae
= escola
Sed
= mas
Valde
= muito
Vos
= vós
*7.
Em Latim, o adjetivo (ou adjunto) restritivo é o caso genitivo terminado em “ae” (pronuciar é) no sing. e “arum” no
plural.
*8.
A PRIMEIRA CONJUGAÇÃO: modelo AMARE (amar)
am-O;
ama-S; ama-T; ama-MUS; ama-TIS; ama-NT
EXERCÍCIOS
1.
Identifique o sujeito, o verbo, e o predicativo de “Schola Semproniae clara
est.”.
2.
Idemtifique o sujeito, o verbo, o adjunto restritivo e o complemento verbal de
“Fabulae poetarum delectant discipulas”.
3.
identifique o caso como nominativo, acusativo ou genitivo:
a)
regina, aquila, mensa, schola.
b)
reginam, aquilam, mensam, scholam.
c)
reginarum, aquilarum, mensarum, scholarum.
d)
reginas, aquilas, mensas, scholas
4. Classifique como nominativo plural ou
genitivo singular.
a)
Iulia portam scholae servat.
b) Scholae sunt clarae.
c) Discipula magistrae sedula est.
d) Magistrae amant discipulas.
5.
Acrescente as terminações do presente do indicativo:
a)
CANTARE:
cant-___; canta-___; canta-___; canta___;
canta-___; canta-____.
b) VOLARE:
vol-___;
vola-___; vola-___; vola___; vola-___; vola-____.
c)
NATARE:
nat-___;
nata-___; nata-___; nata___; nata-___; nata-____.
6.
“O jantar da escrava” em Latim é;
(a)
Cena servarum
(b)
Cena servae
(c)
Cena servas
(d)
Cena servam
LIÇÃO V -
DISCIPULAE SEDULAE ET PIGRAE
Magistra
sententias poetarum dictat puellis. Postea discipulae sedulae sententias
recitant magistrae. Discipulae pigrae sententias ignorant. Magistra sedulas
laudat, pigras castigat. Sempronia pupam dat Silviae, quia diligenter laborat.
Discipulae Semproniam comiter salutant.
VOCABULÁRIO
Castigo,-as,-are
= castigar
Comiter
= delicadamente, afavelmente
Dicto,-as,are
= ditar
Do,
das, dare = dare
Ignoro,-as-are
= ignorar
Laudo,-as,-are
= louvar, laudar
Pigra
= preguiçosa
Postea
= em seguida
Pupa/ae
= boneca(s)
Quia
= porque
Saluto,
-as,-are = cumprimentar, saudar
Sententia
= sentença
*9.
Em Latim, o caso do objeto indireto é o dativo
terminado em “ae” no singular e “is” no plural.
EXERCÍCIO
1.
Circule o dativo (objeto indireto) e subline os verbos:
a)
Magistra sententias poetarum dictat puellis.
b)
Postea discipulae sedulae sententias recitant magistrae.
2.
acrescente as terminações de dativo singular e plural:
Exemplo:
pupa – pupae/pupis.
a)
sententia – sententi__/sententi__
b)
schola – schol__/schol__
c)
fabula – fabul__/fabul__
3.
Associe:
(a)
Magistra fabulam dictat...
(b)
Servae obtemperant...
(c)
Poeta cenas dat
(
) dominis
(
) discipulis
(
) amicis
4.
Identifique em “Magistrae fabulas poetarum narrant nautis”:
a)
verbo:
b)
genitivo:
c)
nominativo
d)
dativo
e)
acusativo
5.
Traduza:
a)
Livia fabulam recitat Semproniis.
b)
Servae amant bonas dominas.
c)
Sedulae puellae obtermperant bonis dominis.
6.
Marque o certo:
a)
Aos poetas: ( ) poetae ( ) poetis
b) para a rã: ( ) ranae ( ) ranis
LIÇÃO VI – DUAE
AMICAE
Silvia
est amica Iuliae. Amicae semper uma sunt; uma laborant, cantant, rident, pila
ludunt. Iulia valde amat amicam: Silvia vehementer gaudet amicitia Iuliae.
Hodie amicae aras dearum rosis ornant.
VOCABULÁRIO
Amica
= amiga
Amicitia
= amizade
Ara
= altar, ara
Dea
= deusa
Duae
= duas
Gaudeo,
-es, -ere = alegrar-se
Ludunt
= brincam, jogam
Pila = bola
Rideo, -es,
-ere = rir
Rosa
= rosa
Uma
= juntas
Vehementer
= veementemente, muito
*10.
Em Latim, o adjunto circunstacial (ou adverbial) é o caso do ablativo. Sua terminação no singular é
“a” (vogal longa) e no plural é “is”.Em português é expresso por meio da
preposição “com”.
*11.
SEGUNDA CONJUGAÇÃO no presente do indicativo– modelo VIDERE (penúltimo “e” pronunciado longo)
vide-O;
vide-S; vide-T; vide-MUS; vide-TIS; vide-NT.
EXERCÍCIO
1.
Sublinhe os adjuntos adverbiais:
a)
Silvia vehementer gaudet amicitia Iuliae.
b)
Hodie amicae aras dearum rosis ornant.
2.
Escreva as terminações do ablativo do singular e do plural:
a)
fabula/fabul__
b)
port__/portis;
c)
pil__/pilis
d)
corona/coron__
e)
cena/cen__
3.
A única palavra no plural é:
Cena,
cenam, cenis
4.
A única palavra no singular
amica,
amicarum, amicas
5.
Marque a alternativa correta:
a)
Discipulae Semproniae (_) ludunt. (_)
pilae (_) pila.
(A
aluna de Semprônia brinca com a bola.)
b)
Serva mensam dominarum (_) ornat. (_)
rosis (_) rosarum.
(A
escrava orna a mesa das senhoras com rosas.)
c) Puellae (_)
magristae gaudent. (_)
amicitia (_) amicitiis.
(As
meninas alegram-se com a amizade da professora.)
6.
Complete com as desinências da segunda conjugação no presente simples.
Exemplo:
RIDERE
ride-O;
ride-S; ride-T; ride-MUS, ride-TIS; ride-NT
b)
GAUDERE
gaude-__;
gaude-__; gaude-__; gaude-__; gaude-__; gaude-__;
c)
PARERE
pare-__;
pare-__; pare-__; pare-__; pare-__; pare-__;
d)
TACERE
tace-__;
tace-__; tace-__; tace-__; tace-__; tace-__;
e)
HABERE
habe-__;
habe-__; habe-__; habe-__; habe-__; habe-__;
f) DICTERE
dict-o;
dicte-__; dicte-__; dicte-__; dicte-__; dicte-__;
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