LIÇÃO VII –
MAGISTRA MONET DISCIPULAS
Livia,
tace! Iulia, labora! Silvia, es bona et sedula! Discipulae, scholam diligenter
frequentate, este sedulae, parete magistris! Date mihi tabellas! Recitate
fabulam! Puellae, plantas aqua rigate! Servate patriam! Poetas amate, historiam
patriae cogitate!
VOCABULÁRIO
Aqua
= agua
Cogito,
- as, -are = cogitar, meditar
Historia
= historia
Mihi
= me, mim
Moneo, -es,
-ere = advertir
Pareo, -es,
-ere = obedecer
Patria
= patria
Plantu
= planta
Rigo,
as, -are = regar
Servo,
-as, -are = proteger
Tabella
= tabela (paraescrever)
Taceo, -es,
ere = calar-se
*12.
Em Latim, o chamado ou interpelação é o caso do vocativo cujas terminações são
“a” no singular e “ae” no plural.
*13.
Presente do imperativo
Esse
– es (sê) / este (sede)
Amare
– ama (ama) / ama-te (amai)
Videre
– vide ( vê) / vide-te (vede)
EXERCÍCIOS
1.
Circule o singular do caso vocativo
Poeta,
poetae – serva, servae – magistra, magistrae
2.
Associe:
(a)
Sedula serva (b) Sedulis servis (c) sedularum servarum
(
) genitivo plural ( ) ablativo
plural ( ) nominativo singular
3.
Associe:
(a)
bona domina (b) bonae dominae (c) bonas dominas
(
) ablativo singular ( ) acusativo plural
( ) dativo singular
4.
Escreva o plural do presente do imperativo:
a)
Cantare (cantar) – canta/cantate
b)
Parere (obedecer) – pare/pare___
c)
Regnare (reinar) – regna/regna___
d)
Laborar (trabalhar) – labora/labora__
e)
Tacere (calar-se) – tace/tace__
f)
Servare (defender) – serva/serva__
5.
Associe:
a)
Discipulae amant scholam.
b)
Discipulae, amate scholam.
c)
Nautae, servate patriam.
d)
Poeta, historiam nautarum narra puellis.
(_)
Alunas, amem a escola.
(_)
Poeta, narra a historia dos marinheiros para as meninas.
(_)
As alunas amam a escola.
(_)
Alunas, amem a escola.
LIÇÃO VIII –
MAGISTRA SENTENTIAS LEGIT PUELLIS
Sempronia
pulchras sententias poetarum legit discipulis. Puellae sententias describunt et
discunt. Ecce sententiae:
I. Non scholae,
sed vitae discimus
II.
Historia est magistra vitae.
III.
Aquila non captat muscas.
IV.
Melius est iniuriam accipere quam facere.
Sententiae
poetarum placent puellis.
VOCAULÁRIO
accipio,
-is, -ere = receber, sofrer
Capto,
-as, -are = apanhar, capturar
Describo,
-is, -ere = copiar
Disco,
-is, -ere = aprender
Ecce
= eis
facio,
-is, ere = fazer
Iniuriam/as
= injúria (s)
Lego,
-is, -ere = ler
Melius
= melhor
Placeo,
-es, ere = agradar
Pulchram/as
= bonita (s)
quam
= (do) que
Vita/ae
= vida
*14.
A TERCEIRA CONJUGAÇÃO tem o infinitivo em ere (e pronunciado brevemente). Um
grupo apresenta a 1ª pessoa do singular do presente simples terminando em “o”
como em LEGERE (lego). Já o
outro finda em “io” como CAPERE (capio).
Modelo
LEGERE:
Presente do
indicativo:
leg-O, leg-IS,
leg-IT, leg-IMUS, leg-ITIS, leg-UNT
Presente do imperativo
lege (lê)
/leg-ITE (lede)
------….------…..------…..
Modelo
CAPERE:
Presente do
indicativo:
capi-O,
capi -S, capi -T, capi -MUS, capi -TIS, capi -UNT
Presente do imperativo
cape
(prende) / capi -TE (prendei)
*15.
Em Latim há muitas terminações repetidas para casos diferentes. Uma análise
lógica da sentença é a chave do sucesso.
EXERCÍCIOS
1.
Conjugar no presente do indicativo e do imperativo:
a)
DISCERE: disc-o,
b)
PLACERE: place-o,
c)
DESCRIBERE: describ-o,
d)
ACCIPERE: accipi-o,
e)
FACERE: faci-o,
2.
Associe:
(a)
Discipula sedula amicitia magistrarum gaudet.
(b)
Magistra sententias dictat puellis.
(c)
Dsicipulae scholae recitant fabulas poetarum servae.
(d)
Puellae gaudent sententiis.
(e)
Amicae, legite historiam
aquilae et muscae.
(f)
Puella fabulas poetarum pigrarum discit.
(g)
Historiae poetae valde placunt
puellae et servis.
(
) Amigas, lede a história da águia e da mosca.
(
) As alunas da escola recitam fábulas dos poetas às servas.
(
) As meninas se alegram com as sentenças.
(
) As histórias do poeta agradam muito a menina e as servas.
(
) A aluna atenta se alegra com a amizade das professoras.
(
) Uma menina aprende as fábulas dos poetas preguiçosos.
(
) A professora dita frases para as alunas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário